TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreensão e estatística do desenvolvimento da pesquisa

Tese: Compreensão e estatística do desenvolvimento da pesquisa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Tese  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Estatística é ciência que fornece informações ao analista para reunir, planejar, sintetizar, sondar e executar informações. São critérios retirados da população, tais como média ou desvio padrão.

A estatística usa métodos para retirar informações de dados, que muitas vezes estão faltando, a medida que nos dão informação útil sobre o caso em estudo, assim, é finalidade da Estatística retirar informação de dados para conseguir um melhor entendimento de situações que representam.

Quando se discute um problema que envolve métodos estatísticos, deve-se organizar a experiência que vai permitir o recolhimento dos dados, de modo que se possa retirar o máximo de informação importantes para o problema em estudo.

De posse dos dados, deve se agrupa e reduzi, como forma de amostra, deixando de lado a aleatoriedade existente.

Em seguida o objetivo do estudo da estatística pode também ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais destaca todo o potencial da Estatística, assim se permitirá tirar conclusões acerca da população, com base numa pequena amostra, nos dando ainda uma medida do erro cometido.

No faturamento da empresa, para diminuir prejuízos e falhas na produção, na tomada de decisões, pois o mercado é muito competitivo, e ainda trazer maior rentabilidade e melhores resultados para a empresa.

A estatística também é útil em longo prazo, na analise anual e ate por épocas da empresa, para fazer balanço da empresa, se cresceu, diminui ou se consolidou, ver a sua posição no mercado, se tem sido sustentável ou não.

Entendimento e Desenvolvimento de Pesquisas Estatísticas

 Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense.

Foi constatato uma análise na qualidade e capacidade de produção de uma determinada empresa, com busca de melhorias, neste caso a estatística é colocada nos gráficos de controle, pois são nestes gráficos que serão desenvolvidos e aplicados os resultados adquiridos no estudo do caso.

 Conceito e Aplicação de Estatística

A estatística é a ciência que dedica à coleta, análise e interpretação de dados. O objetivo é a produção de melhor informação com os dados disponiveis. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes de onde estes foram retirados, para assim melhor compreender as situações.

Aplicações

Algumas ciências usam a estatística aplicada tão extensivamente que elas têm uma terminologia especializada. Estas disciplinas incluem:

 Bioestatística;

 Contabilometria;

 Controle de qualidade;

 Estatística comercial;

 Estatística econômica;

 Estatística engenharia;

 Estatística física;

 Estatística populacional;

 Estatística psicológica;

 Estatística social (para todas as ciências sociais)',

 Física quântica;

 Geoestatística;

 Pesquisa operacional;

 Análise de processo e quimiometria (para análise de dados da química analítica e da engenharia química).

Aplicação da Estatística na área de Administração

Em Administração, a análise estatística funciona como uma importante ferramenta para se diagnosticar problemas de gerenciamento em diferentes setores de uma empresa e para propor políticas de investimento mais eficientes dentro da própria empresa.

A Estatística para a Administração na área de Marketing, que se serve de diversos tipos de pesquisas. Por exemplo: querer avaliar a percepção do consumidor com relação a marca, a aceitação de um novo produto, a satisfação do cliente, etc. No RH também há espaço para pesquisa junto aos funcionários, na área de Produção para auxiliar no controle de qualidade. A administração trabalha com muitas informações e das mais variadas áreas, afinal é uma ciência que busca a consecução dos mais variados objetivos nas mais diversas organizações.

Situação problema em que se pode aplicar conceitos estatísticos

Estudo de Mercado

O gerente de uma fábrica de detergentes deseja lançar um produto novo para lavar a louça. Ele é o responsável por contratar uma empresa especialista em estudos de mercado para calcular a estimativa de porcentagem de compradores em potencial desse produto.

População: conjunto de todos os agregados familiares do País.

Amostra: conjunto de alguns agregados familiares.

Problema: pretende-se, a partir da porcentagem de respostas afirmativas, dentre os pesquisados sobre a compra do novo produto, adquirir uma estimativa do número de compradores.

Controle de Qualidade

O administrador de uma fábrica de parafusos quer que a porcentagem de peças fabricadas com defeito não exceda um valor determinado.

População: conjunto de todos os parafusos fabricados ou a fabricar pela fábrica, utilizando o mesmo processo.

Amostra: conjunto de parafusos escolhidos ao acaso no lote de fabricado.

Problema: a partir da porcentagem de parafusos defeituosos presentes na amostra, calcular por estimativa a porcentagem de parafusos defeituosos em toda a produção.

Aplicação Prática de Estatística com Tabela e Gráfico

O gráfico em questão terá a finalidade de demonstrar a projeção dos valores de vendas de diversos produtos durante o primeiro trimestre de um determinado ano em relação à taxa de projeção aplicada a cada mês.

Multimarket

Data:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com