TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica Fundição do norte de Catarinense

Projeto de pesquisa: Estatistica Fundição do norte de Catarinense. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho Proposto

A equipe terá a função de atuar como supervisores do departamento de controle de qualidade de uma fábrica, e estará encarregada de verificar o processo de controle de qualidade do empacotamento de sacos de café que têm marcado nas embalagens “1 kg” Vocês deverão escolher uma amostra predeterminada de pacotes de café e efetuar os procedimentos estatísticos de controle de qualidade, para determinar a aprovação ou reprovação de um lote para comercialização. Vale lembrar que, segundo regras desta empresa, para que o lote obtenha aprovação, o desvio padrão máximo é de 0,05 kg (ou 5 gramas).

Introdução:

A estatística é uma ferramenta, ou que seja uma ciência importantíssima para as empresas no que diz respeito à tomada de decisão sem que haja incertezas sobre qualquer área, através da coleta, organização, descrição, análise, interpretação de dados.

Basicamente a estatística utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.

Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, por isso ela é imprescindível na administração de uma empresa.

O objetivo da estatística é fornecer métodos e técnicas para que possa lidar com situações de incerteza, é a lógica para a solução de vários problemas para usar em vários setores.

Algumas definições importantes que devemos saber:

População: é uma coleção de todos os resultados, respostas, medições ou contagens que são de interesse.

Amostra: é um subgrupo de uma população

Parâmetro: é a descrição numérica de uma característica populacional

Estatística: é a descrição numérica de uma característica amostra.

O estudo da estatística divide-se em dois ramos principais: a estatística descritiva e a estatística inferencial.

Estatística Descritiva, que visa descrever o real de forma de forma a permitir entendê-lo melhor.

Estatística Inferencial que, a partir de uma amostra da população, permite estender os resultados à população inteira.

Classificação de dados - Tipos de dados

Podemos classificar dados de acordo com seu tipo e seu nível de mediação. Os conjuntos de dados podem consistir de dois tipos: qualitativos e quantitativos.

Dados qualitativos: consiste em atributos, classificação ou registro não numérico.

Dados quantitativos: consiste em medidas ou contagens numéricas.

Na área da administração ela nos permite a coleta de dados, tomada de decisão, pois administrar uma empresa é conseguir estabelecer e reunir uma serie de condições favoráveis para que um grupo organizado de pessoas possa atingir um ou mais objetivos visando à melhor produtividade, por meio de coleta de dados, podemos conhecer a realidade da empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.

Sempre visando melhorar a qualidade para propiciar maior competitividade em busca de ampliar o mercado consumidor, as organizações estão sempre pesquisando fatores como:

• Redução drástica de custo;

• Redução drástica da variação e dos defeitos;

• Maior conhecimento das expectativas e necessidades dos clientes;

• Maior conhecimento dos processos;

• Melhor tomada de decisão gerencial;

• Rápida introdução de produtos e serviços, em resposta aos clientes.

A estatística auxilia na programação da venda do produto, na forma de desenvolver um layout, na produção, na comercialização, na divulgação, nas cobranças, no processo pós venda, enfim, é imprescindível em todo o processo organizacional.

Temos como exemplo uma empresa que usou aplicação dos conceitos de controle estatístico e processo (cep) em uma indústria de fundição do norte catarinense teve como conceito de Controle Estatístico de Processo (CEP) tem como objetivo analisar com base Estatística as informações transmitidas pela empresa para definir posições baseadas nos dados coletados. A estatística aqui utiliza o método da probabilística, como forma de previsão de fenômenos futuros, seu método baseia-se nas informações coletadas das empresas.

Sua meta é adquirir a melhor informação a partir dos dados coletados e assim poder fazer uma melhor interpretação do caso pesquisado. Então basicamente é uma ciência que prioriza coleta análise e interpretação dos dados, prioriza-se com os métodos de recolha, organização, resumo e interpretação de dados.

A indústria de fundição do Norte Catarinense é uma empresa fornecedora de produtos automotivos, que devido a grande competitividade do mercado, procura por melhorias para acompanhar a grande exigência de seus clientes. Para isso ela aplicou o conceito de controle estatístico de processo (CEP).

Um dos produtos produzidos pela empresa é um bloco de motor para caminhões a diesel. Onde se é medida a qualidade da peça como: resistência e dureza. Para se fazer a inspeção foi feita a coleta de forma unitária, pelo fato do mesmo ser de difícil manuseio, pois são de grandes dimensões, e após a sua fundição tem que se esperar pelo tempo necessário para seu resfriamento, por isso não são inspecionados todos, porém se pega o primeiro bloco de cada lote e o faz passar por uma inspeção, onde se determina sua qualidade, ou seja: se ele estiver dentro dos padrões aceitáveis e aceitar os valores impostos ao produto, o lote é aceito, porém se não estiver dentro dos conformes entende-se que exista algum problema com os corpos de ensaio, dessa forma são feitas analises com outras amostras do mesmo lote.

A tabela que agora vamos produzir os dados foram coletados no dia 11/09/2013 as 18:00 horas e escolhemos a marca Caboclo, pesamos de um em um com uma balança de precisão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com