TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amostragem aleatória simples ou amostragem aleatória

Seminário: Amostragem aleatória simples ou amostragem aleatória. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Seminário  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 3

Amostragem Aleatória Simples ou Amostragem Casual

A amostragem aleatória simples é o tipo de amostragem mais utilizada. Dá exatidão e eficácia à amostragem, além de ser o procedimento mais fácil de ser aplicado – todos os elementos da população tem a mesma probabilidade de pertencerem à amostra.

É bastante preciso e apresenta todos os elementos da população com probabilidade conhecida de serem escolhidos para fazer parte da amostra. O processo consiste em selecionar uma amostra “n” a partir de uma população “N”. Geralmente a seleção é feita sem reposição e cada amostra é feita unidade a unidade até que se atinja o número pré-determinado.

As duas maneiras mais utilizadas de obter a amostra “n” são o método de sorteio, no qual são escolhidos um a um até que esteja completa a amostragem, e a tabela de números aleatórios, na qual serão sorteados até que seja satisfeita a solicitação da amostra.

Elementos são retirados ao acaso da população, assim todo elemento da população tem igual probabilidade de ser escolhido para a amostra.

Exemplo: Uma equipe de vendas fará um sorteio de um aparelho celular para aquelas pessoas que atingirem sua meta mensal. Dentre 23 funcionários apenas 12 conseguiram alcançar sua meta, então seus nomes foram colocados em uma urna e apenas um deles foi o sorteado, e contemplado com o celular.

Amostragem Estratificada

A amostragem estratificada consiste na divisão de uma população em grupos, chamados estratos.

Esta divisão é feita segundo algumas características conhecidas na população sob estudo. Em cada um desses estratos é selecionado uma amostra, em proporções convenientes.

Ela tem como objetivo produzir estimativas mais precisas, produzir estimativas para a população como um todo e para subpopulações, dentre outras.

Exemplo: Uma escola infantil quer saber quantos alunos são filhos de pais separados. Para realizar a pesquisa eles pegaram 6 alunos de cada sala, sendo 3 homens e 3 mulheres, dando um total de 90 alunos.

Após a pesquisa realizada foi descoberto que 32,22% desses alunos tinham os pais separados, ou seja, um total de 29 alunos.

Amostragem Sistemática

Ocorre quando os elementos da população se apresentam ordenados e a retirada dos elementos da amostra é feita periodicamente.

É utilizada quando se quer planejar um período de tempo para execução da coleta de dados, ou quando se deseja cobrir um determinado período de tempo com a amostra estudada.

Ela tem como vantagem:

• A facilidade de determinação dos elementos da amostra;

• Não precisa usar números aleatórios;

• Mais rapidez para grandes populações.

Exemplo: Uma empresa que trabalha com rodas de ferro produz 700 peças por dia. Chega-se a conclusão de que é necessário avaliar no controle de qualidade 20 dessas rodas.

Para que se chegue ao resultado devemos dividir 700 por 20, obtendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com