TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplos de uso

Resenha: Exemplos de uso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Caso

O terá a função de atuar como supervisor do departamento de controle de qualidade de uma fábrica, e estará encarregado de verificar o processo de controle de qualidade do empacotamento de sacos de café que marcam na embalagem 1 kg. Você deverá escolher uma amostra pré-determinada de pacotes de café e efetuar os procedimentos estatísticos de controle de qualidade para determinar a aprovação ou reprovação de um lote para comercialização. Vale lembrar que segundo regras desta empresa, para que o lote obtenha aprovação, o desvio padrão máximo é de 0,005 kg (ou 5 gramas).

Leia os artigos abaixo, para apropriar-se de maior entendimento sobre o desenvolvimento das pesquisas estatísticas, bem como suas inúmeras aplicações:

a) SOUZA, Gueibi Peres. Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B0EMRzdACiXpOTA0NjgxYmQtNTYwMS00NjA1LTk0NmYtODk4YzM2MTUzZDJh&hl=pt_BR

b) Conceito e aplicações da Estatística. Disponível em:

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B0EMRzdACiXpNWM0Y2Y5NTAtZmVhNy00NmRhLTkxNWItNWI5YWE1OTkzZDM5&hl=pt_BR

Escolha aleatoriamente 20 pacotes de café para compor sua amostra. Realizem a pesagem deste (20) pacotes e anotem os respectivos pesos. Como sugestão, o aluno podem procurar uma indústria ou mesmo um supermercado que possa fornecer este material para pesagem.

Anotem todos os dados coletados em uma planilha, e elabore um relatório contendo para a variável “peso”, de acordo com os dados coletados: média, moda, mediana, variância e desvio-padrão e o histograma de frequência.

Faça uma interpretação estatística dos resultados obtidos, levando em consideração as peculiaridades de cada uma das medidas estatísticas utilizadas.

Essas peculiaridades poderão ser encontradas nas referências bibliográficas sugeridas no início desse desafio.

Neste momento, você também deverá decidir pela “APROVAÇÃO” ou “REPROVAÇÃO” deste lote. Entregue o relatório final, como se estivessem entregando ao Diretor da empresa, contendo o parecer de aprovação ou reprovação, bem como suas justificativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com