TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como as aplicações no domínio das estatísticas da gestão

Seminário: Como as aplicações no domínio das estatísticas da gestão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Seminário  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

1.As possibilidades de aplicação da Estatística na área de Administração

A estatística é aplicada nas mais diversas áreas do conhecimento, tanto nas ciências exatas como nas tecnológicas, dentro da administração ela pode ser utilizada na apresentação de projetos, analise de custos ou lucros, desempenho da organização, etc., ela é utilizada principalmente na melhoria da qualidade, onde podemos destacar o elevado nível de competitividade da indústria Japonesa, que foi introduzido pelas idéias do professor W.Deming.

Tanto a estatística quanto a administração, sofreram evolução ao longo do tempo tornando-se mais técnicas e colaborando com os estudos organizacionais, o grande marco da estatística é sua colaboração no gerenciamento e controle de qualidade, revolucionando o sistema de produção. Através de estudos realizados observam-se que o controle de qualidade nasceu da necessidade de redução de custos, de desperdício, na uniformização e na modernização da produção, auxiliando as organizações a racionalizarem e maximizarem os seus recursos tornando-se mais competitivos e sólidos.

OC E P (controle de processos estatísticos), é um conjunto de ferramentas essencial no controle de qualidade, utilizando metodologia estatística para fazer com que o processo de uma empresa possa ser visualizado, avaliado, modificado e melhorado. Na literatura administrativa, encontramos denominações como: As sete ferramentas da atualidade, abordagem 5s, etc.; todas focadas na melhoria da qualidade, estas fundamentações vem das ideias do Dr Edwards Deming, difundidas no Japão após a 2ª guerra, para reerguer a economia local.

Entre as ferramentas de qualidade, uma das mais importantes é o gráfico de controle, introduzido em 1934 por SHEWHART, sua principal função é a de monitorar a produção verificando se ela esta ou não sob controle estatístico.Estudos recentes convergem, para a abordagem da qualidade total, que tem como meta nenhum defeito, e para melhoramento constante, que defende o melhoramento da produção através de ações de baixo impacto, simples e contínuas.

2.Processo de coleta de dados estatísticos

Para fazer um estudo estatístico a matéria prima que utilizamos são os dados de observação, tratando-se dos valores que são adicionados as características. Os dados de observação são oriundos de várias fontes, podendo ser coletados de duas formas: pela enumeração que refere-se a uma variável discreta; e pela

mensuração que refere-se a uma variável contínua.

A coleta de dados pode ser dividida em contínuas, periódicas ou ocasionais.

Coleta de dados contínua é quando os eventos que acontecem durante determinado estudo, são registrados à medida que ocorrem.

Coleta de dados periódica, acontecem de ciclo em ciclo, como exemplo o censo do Brasil.

Coleta de dados ocasional, são aqueles realizados sem a preocupação de continuidade ou periodicidade.

Nos estudos que são realizadas coletas de dados contínuas ou periódicas o interesse é a enumeração total. A estatística participa apenas no seu aspecto descritivo de apresentação de dados.

Os dados são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com