TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE VERTICAL E ANÁLISE HORIZONTAL

Projeto de pesquisa: PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE VERTICAL E ANÁLISE HORIZONTAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

PASSO 1-PROCEDIMENTOS DA ANALISE VERTICAL E ANALISE HORIZONTAL

As técnicas mais conhecidas de analise de balanços são: Analise Horizontal, Analise Vertical e Análise dos Índices ou Quocientes sendo estes os melhores para analisar a saúde financeira das empresas.

A Análise Vertical e a Análise Horizontal devem ser empregadas em conjunto, são mais detalhadas envolvem todos os itens das demonstrações revelando as falhas responsáveis pelas situações de anomalia da Entidade além de complementar as observações efetuadas através da Análise por Quocientes.

Já a Análise por Quocientes apresenta dados resultantes da comparação entre itens ou grupos da Demonstração do Resultado do Exercício e do Balanço Patrimonial.

Análise Vertical

A Análise Vertical ou Estrutural, também nomeada Análise por Coeficientes, é a comparação entre uma série de dados com outro valor base, ou seja, ela compara cada um dos elementos do conjunto em relação ao total do conjunto evidenciando a porcentagem de participação de cada elemento no conjunto.

Seu objetivo é mostrar cada conta em comparação à demonstração financeira a que pertence, comparando com padrões do ramo ou percentuais da própria empresa em anos anteriores, pode ser feita em qualquer demonstração financeira, mas alcança sua plenitude quando efetuada na Demonstração do Resultado do Exercício. No Balanço Patrimonial, envolve cálculos de percentuais de todas as contas, podendo relacioná-las tanto com os grupos a que pertencem como com o total do Ativo e/ou do Passivo, conforme o caso.

O cálculo do percentual é feito por meio de regra de três, em que o valor-base é igual a 100, sendo os demais calculados em relação a ele.

Análise Horizontal

Análise horizontal é a comparação de uma determinada série de dados em relação a mesma série de dados em outro período tem como objetivo mostrar a evolução de cada conta em comparação com períodos anteriores, permitindo assim conclusões sobre as mudanças da empresa.

A Análise Horizontal, também denominada Análise por meio de Números-índices evidencia a evolução dos itens das demonstrações financeiras ao longo dos anos possibilitando o acompanhamento do desempenho de cada uma das contas que compõem a demonstração em questão, ressaltando as tendências evidenciadas em cada uma delas, sejam de evolução ou de retração. Através da Análise Horizontal, poderá ser verificada a evolução normal de determinada conta e compará-la com a evolução das demais da demonstração, para concluir se o Lucro Líquido se comportou da mesma maneira no período.

Caso não tenha acontecido, a análise das demais contas permitirá verificar os pontos que evitaram o crescimento e analisar as tendências de aumento ou de diminuição de Custos, Despesas e outras Receitas. Não podendo ser desprezado a influência da inflação, que pode convergir para um crescimento aparente ou para a redução dos valores em análise.

Como já dito anteriormente a Análise Horizontal é feita por meio de Números-índices que é uma operação estatística, empregada pela Análise de Balanços, e incide em trocar os valores constantes das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com