TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas de construção de parques eólicos

Artigo: Etapas de construção de parques eólicos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Artigo  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  1.429 Visualizações

Página 1 de 2

Etapas da construção de um parque eólico

PROJETO

Para que você entenda o funcionamento de uma usina eólica, publicamos esse post intitulado como "Etapas da construção de um parque eólico" com informações sobre todo o processo de geração de energia por meio dos ventos. E, o projeto é a etapa inicial do processo de implementação de uma usina.

Em uma torre eólica, o vento gira uma hélice conectada ao aerogerador, que produz eletricidade. Quando temos vários mecanismos como esse, ligados a uma central de transmissão de energia, temos um parque eólico.

Instalar uma usina, no entanto, é um processo que requer a contratação de pesquisadores e engenheiros nas áreas: civil, elétrica, mecânica, ambiental, entre outros.

A etapa que inicia a implantação de uma usina eólica é a definição da área de instalação e análise o potencial eólico nesse local.

Uma vez estabelecido o local de instalação, é feita a medição dos ventos por um período de, aproximadamente, um ano. Assim, é possível estabelecer uma velocidade média anual para a geração de energia elétrica.

Além da velocidade dos ventos, é importante que eles sejam regulares, não sofram turbulências e nem estejam sujeitos a fenômenos climáticos como tufões.

As condições tipográficas e de vegetação também são avaliadas nessa fase do projeto, a fim de garantir a viabilidade do parque.

Com o potencial e área definidos, o próximo passo é a elaboração do projeto de Micrositing. Nele, devem constar o layout da usina, tipo de máquina, fabricante, altura das torres, potência, previsão de geração anual de energia e a capacidade máxima de produção.

Nessa fase, também são realizados estudos do solo e infraestrutura para o abastecimento da energia, no que diz respeito à distância até a subestação mais próxima e ao plano logístico para a distribuição da eletricidade gerada.

O projeto também deve incluir um estudo ambiental e socioeconômico, de maneira que a usina ofereça o menor impacto possível à região. Além disso, a área deve estar regularizada e com as respectivas licenças ambientais em dia.

A definição do aerogerador é feita após a finalização do Micrositing, já que a quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e, obviamente, com o regime de ventos da região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com