TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Projeto de pesquisa: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.906 Palavras (8 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho faz uma analise critica procurando evidenciar o problema relacionado a crise hídrica no estado de São Paulo. Busca saber onde foi o erro que acarretou no racionamento de água. Faz ainda um plano de ação para tentar solucionar as falhas relacionadas no contexto do trabalho. Fala também acerca de um sistema político eficaz que trabalha de forma participativa.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNDAMENTOS DA GESTAO PUBLICA

Na gestão publica, recurso é tudo aquilo que está disponível para alcançar as metas propostas que venham a contribuir para o desenvolvimento da sociedade, sendo recurso financeiro, pessoal, instalações, espaço e também informação, tais quais fazem parte do patrimônio publico adquiridos através de verbas que advém de impostos, contribuições e demais maneiras que o governo dispõe para arrecadar dinheiro para poder financiar essas recursos.

No estudo de caso o objetivo organizacional foi a busca por soluções para evitar a racionamento da água. As providencias tomadas de imediato funcionou, porem, como foi um período longo de seca, o problema persistiu, e é onde apareceu a inconsistência do sistema e também se pode saber que já existiam projetos elaborados e por falta de responsabilidade não foram colocados em pratica, fazendo assim com que a população sofresse as conseqüências.

O governo atribui a crise ao longo período de estiagem que classifica como anormal, no entanto especialistas afirmam o contrario, pois São Paulo já teve outras vezes esse mesmo problema.

Durante a crise já estava prevista a busca por novas alternativas de abastecimento e no entanto o governo não cumpriu o que foi proposto. Portanto, conclui-se que planejamento teve, porem, aqueles que deveriam gerenciar, liderar, coordenar e orientar não fizeram sua parte, então não restou muito o que organizar e controlar. A falha já esteve no inicio do processo. Quando a falha já vem da liderança, tudo se torna complicado, pois quem é que vai cobrar as ações, em todo caso, o governo é quem deve tomar decisões quanto a quem colocar na liderança para que esses projetos sejam desenvolvidos, é necessário colocar pessoas que saibam o que fazer e a hora de fazer conseguindo assim fazer as coisas certas que venham a atingir os resultados desejados.

2.1.1 Plano de ação

PLANO DE AÇÃO

COMPANHIA DE SANEAMENTO BASICO DO ESTADO DE SÃO PAULO (SABESP)

OBJETIVO

Corrigir os erros quanto ao gerenciamento de atividades referentes ao abastecimento de água no Estado de São Paulo.

O QUE SERA FEITO

Reorganização do quadro administrativo do Estado

Retomada do projeto de abastecimento de água em São Paulo

QUANDO SERA FEITO

Janeiro de 2015

ONDE SERA FEITO

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP)

POR QUE SERA FEITO

Será feito para corrigir a situação ocasionada devido a falta de chuvas que acabou por gerar um grande caos. Isso aconteceu porque o projeto que previa buscar novas formas de abastecimento e evitaria o racionamento de água, ficou engavetado na mesa dos próprios dirigentes e foi necessário o problema vir a tona para que se percebesse o descaso quanto aos problemas que dizem respeito a população.

COMO SERA FEITO

Através de uma reestruturação no quadro organizacional, buscando pessoas comprometidas com o serviço publico de qualidade.

Será retomado o mesmo projeto visto que as alternativas são eficientes, porem é necessário o comprometimento nessas ações, pois o sistema existente é frágil e pode dar problema a qualquer momento.

QUANTO CUSTARÁ

Não haverá custo adicional, visto que somente será feito uma reorganização no quadro funcional, sem demissões. Quanto ao custo com o projeto, será o mesmo, apenas será necessário que seja colocado em pratica.

no plano de ação é apresentada uma solução de problemas que considerou como falha o gerenciamento de atividades já propostas em um projeto já existente, que previa o acontecimento da falta de água sendo ela devido a seca ou a chuva em excesso. Porem, apesar de ter um projeto, com tudo já estipulado, até mesmo os recursos financeiros, que já estão pré- destinados a tal setor, ainda assim pode-se perceber que foi falta de vontade mesmo. Nesse caso só resta mexer na estrutura administrativa e fazer um controle bem rigoroso quanto ao que é estabelecido.

2.2 ECONOMIA NO SETOR PUBLICO

No caso em questão, o governo propôs uma troca entre o estado e a população, a redução de 20% na água em troca de 30% de desconto na tarifa posterior. Partindo da analise que se existe um preço para determinado serviço publico, é por que ele opera numa faixa razoável de valor sem ter muito lucro, ou seja, apenas para cobrir as despesas com o serviço, isso teoricamente. Seguindo essa linha de raciocínio, é notável o prejuízo financeiro, considerando uma redução de 30% multiplicando pelo numero de domicílios que utilizam do serviço, o total será bem elevado e certamente impactara nas contas do governo.

Os projetos apresentados pelo governo para resolver esses problemas mostram um custo muito alto e além de tudo isso acontecera a longo prazo, por não ser algo imediato percebe-se dois pontos de vista, um positivo que da um certo tempo para que se adquira recursos financeiros sem precisar retirar de outros setores, e outro negativo que mostra que a curto prazo não tem nenhuma medida que possa resolver definitivamente o problema a não ser que as chuvas voltem ao normal.

2.3 GESTAO DE PESSOAS

Não existe receita pronta para fazer com que as pessoas se envolvam e participem de maneira adequada ao que lhes foi proposto, pois é natural do humano ser diferente e agir diferente uns dos outros. No entanto, pode-se estimular e ainda criar um espaço de participação e tomada de decisão, para conseguir atingir os objetivos é preciso mobilizar as pessoas que não possuem o habito de se envolver nesse tipo de situação, assim elas poderão desenvolver habilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com