TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional

Por:   •  5/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 6

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância – Laboratório Empresa Virtual

Unidade de Aprendizagem: Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional

Curso:Tec.Processo Gerencia VI

Professor: Alessandra de Oliveira

Nome do estudante: Liliane das Graças dos Reis

Data: 26/04/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Imagine que você foi contratado como consultor de RH para assessorar a área de gestão de RH de uma indústria de calçados, a empresa virtual CalceBem.

Acesse o laboratório virtual Empresa Virtual e procure os dados referentes à empresa CalceBem, disponíveis no mural da empresa. São informações importantes sobre os fatores internos e externos da organização que irão nortear suas respostas, pois contém informações sobre o perfil regional, onde a empresa está localizada, bem como seu histórico, cultura e estrutura organizacional.

Seu acesso pode ser feito através do UVLab, disponível em: < https://www.uaberta.unisul.br/sgc/laboratorios.jsp>. Clique em Laboratório Geral de Informática/ Processos Gerenciais/Empresa Virtual.

Em seguida, conheça o setor de RH da CalceBem, dirija-se à mesa do coordenador da área de Administração de pessoal  - Sr. Romeu Martinelle e clique na mesa para ler a situação-problema apresentada por ele.

A partir deste problema, resolva as questões indicadas:

SITUAÇÃO PROBLEMA

Caro consultor, a nossa empresa Calce Bem tem um problema que é comum a muitas  organizações.  A empresa enfrenta uma maratona ao contratar novos colaboradores. As dificuldades se revelam cedo. Eu e meu assistente temos que analisar pilhas e pilhas de currículos até encontrar candidatos que se encaixam no cargo a ser preenchido. E, a partir daí, iniciar a série de etapas eliminatórias para conseguir alcançar a pessoa com o perfil ideal à vaga. Enfim, o método é lento, trabalhoso e pouco eficaz. Sem contar o risco de contratar profissionais com dificuldades em se adaptar à cultura organizacional. Perdemos muito tempo no recrutamento, dificultando uma seleção precisa e eficiente. O diretor e demais gestores vêem esse processo como um problema estratégico de gestão, tendo em vista que “tempo é dinheiro”.Precisamos sanar essa deficiência, portanto, solicito que apresente uma política e uma proposta para a etapa de recrutamento. Inclua a adoção de novas tecnologias para esse processo, pois, acredite ou não, ainda fazemos isso manualmente.

Questão 1 (4,0 pontos)

Construa uma estratégia para o processo de recrutamento, incluindo a adoção de novas tecnologias e três ações de implementação dessa estratégia.

Resposta

A estratégia usada será implantação do Recrutamento Misto com o Sistema de Informação de Recursos Humanos, que abordará tanto fontes internas (candidato de dentro da calce bem), como também fontes externas (buscando profissional fora da Calce Bem), adotando o uso da tecnologia da informação, a internet,informática e intranet. Criando parcerias com sites de emprego e um portal para divulgação das vagas, e visualização de currículos. O Sistema de Informação de Recursos Humanos será um diferencial estratégico da Calce Bem, uma ferramenta que permitirá o Romeu Martinelle e a sua assistente Jandira, reformular e reestruturar os processos de recrutamento, na medida em que a sua utilização pode reduzir custos e aumentar a eficiência no processo de recrutamento, aos qual o sistema dará acesso indiscriminado ao senhor Romeu e a sua assistente Jandira através do portal da Calce bem:

Ações de implementação dessa estratégia, resumidamente , será a (REFORMULAÇÃO, REESTRUTURAÇÃO e AGILIDADE, no Setor de Pessoal, num todo.

1°  Agilidade na divulgação  da vaga contendo requisitos mínimos para o preenchimento da oportunidade, o recebimento  e visualização dos currículos.

2°Captação do currículo, que se enquadra mais ao perfil da vaga disponível. O recrutamento interno feito através de divulgação da vaga no quadro de avisos da empresa e através de uma circular interna. Até mesmo para motivar o funcionário, uma vez, este já conhece o ambiente e a cultura da Calce Bem e já esta adaptado a Calce Bem.

O recrutamento externo feito através do portal da Calce Bem, intranet, sites de emprego parceiros. Contendo requisitos mínimos exigido para a ocupação da vaga e descrições como salário,benefícios e outros.

OBS: O senhor Romeu, a sua assistente Jandira terá mais agilidade para visualizar  e Captar os currículos cadastrados. Uma vez que os currículos recebidos estarão dentro do padrão solicitado, permitindo encontrar o perfil adequado mais rapidamente, economizando tempo.  E o gesto de cada departamento da calce bem,  poderá acompanhar os anúncios internos de vagas e a inscrição de candidatos nas vagas de sua equipe. Esta função dá acesso também ao perfil dos candidatos externos, que têm acesso aos mesmos anúncios de vagas por meio do site da organização na Internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (305.7 Kb)   docx (77.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com