TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os tipos de impacto do progresso em diferentes ambientes

Artigo: Os tipos de impacto do progresso em diferentes ambientes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Artigo  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Sabemos que o progresso nos trás muitos benefícios e é necessário para o avanço do país, porém, ao mesmo tempo isso causa um grande impacto em nosso bem mais precioso: a natureza.

Como exemplo de progresso podemos destacar a construção de estradas, que apesar de contribuir muito para o crescimento do país é uma grande ameaça ambiental. Com bases nos estudos desta disciplina, observamos vários tipos de impactos em diferentes meios: o meio físico, biótico e antrópico. Estes três possuem características distintas.

O meio físico é tudo aquilo que está no ecossistema, e dentre os vários impactos que este meio sofre podemos destacar : inundações e desmoronamentos, devido a falta de local para escoamento das águas pluviométricas; modificação de características do solo devido remoção de sua vegetação e trânsito de equipamentos pesados; alterações geomorfológicas que são causadas pelas construções neste solo que o levam a compactação; contaminação do solo causado pela ação humana no simples fato de abastecer ou lubrificar equipamentos; alteração da qualidades das águas da superfície e subterrâneas causada por manuseio de produtos químicos ou por instalações inadequadas de banheiros ou cozinhas em locais nos quais a equipe de operários permanece por vários dias.

O meio biótico é toda fauna e flora, seus principais impactos sofridos são: proliferação de animais indesejados devidos a criação de ambientes propícios a eles; supressão ou extinção de vegetação para implantação de estradas também é um grande impacto, pois acarreta na extinção de animais nativos daquele local; com circulação de equipamentos e de homens pelo local os animais tendem a se afugentar; poluição, causada pela deposição de lixo ás margens da estrada.

O meio antrópico é o ambiente natural do homem, neste meio os pricipais impactos causados pela construção de estradas são: interferência no fluxo de veículos e pedestres pois prejudica a qualidade de vida dos usuários das rodovias; redução de áreas produtivas; impacto no patrimônio cultural devido a mudanças de sítios arqueológicos; maior possibilidade de ocorrência de acidentes devido a circulação de veículos e maquinas pesadas.

Com base no texto do 3º congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente verificamos que foram propostos algumas ideias para solucionar ou amenizar os impactos ambientais causadas por esta atividade. São programas propostos com base na análise do local onde está o empreendimento.

Embora seja de grande importância, os programas não abrangem todos os impactos, pois alguns deles são irreversíveis, como por exemplo, a extinção da vegetação local e a modificação das características do solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com