TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças importantes na saúde pública no Brasil

Artigo: Mudanças importantes na saúde pública no Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Artigo  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 4

Apresentação

Nas últimas duas ou três gerações, o Brasil mudou profundamente em muitos aspectos.

Na área da saúde pública, pode-se citar algumas mudanças importantes. Ocorreu o aumento da esperança de vida ao nascer, principalmente devido à ampliação da rede básica de serviços de saúde, universalização das ações de vacinação melhoria das condições de saneamento, melhoria da qualidade sanitária dos alimentos e a outras medidas de saúde pública, conjugados à redução nas taxas de fecundidade e ao aumento do nível médio de renda e de escolaridade da população. Os efeitos dessas ações se fizeram sentir também na redução da taxa da mortalidade infantil e na redução da prevalência da desnutrição e das doenças infecciosas graves, principalmente entre crianças, e na proteção À saúde das mulheres.

Adicionalmente, sobressai o sucesso das ações de incentivo ao aleitamento materno, de erradicação da poliomielite e também de controle da epidemia de HIV-AIDS e do tabagismo.

No entanto, apesar desses grandes avanços, ainda persistem muitos desafios.

As taxas de morte devido aos acidentes nas estradas, e de lesões por essa causa, bem como por violência, são demasiadamente elevadas. A pobreza é ainda a causa principal de muitas doenças, e milhões de famílias brasileiras ainda não têm acesso a uma alimentação adequada. Convive-se, assim, com um quadro aparentemente contraditório, pois as taxas de obesidade, diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas e câncer estão aumentando em um ritmo acelerado, principalmente entre os mais pobres.

O “Guia Alimentar para a População Brasileira” contém as primeiras diretrizes alimentares oficiais para a nossa população. Ele é publicado em um momento particularmente especial da história do conhecimento, quando as evidências científicas acumuladas até o momento apontam de forma inequívoca e consistente, o impacto da alimentação saudável na prevenção das mortes prematuras causadas pelas doenças cardíacas e câncer no Brasil e em grande parte dos países do mundo. Estas mesmas diretrizes são também adequadas para a prevenção de outras doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), tais como diabetes e hipertensão, e compõem, certamente, o elenco de ações para a prevenção da obesidade que, por si só, aumenta o risco dessas e de outras doenças graves.

Por outro lado, as deficiências nutricionais e as doenças infecciosas constituem importantes problemas de saúde, permanecendo como prioridades de saúde pública no Brasil. Assim, essas diretrizes também contribuem para a prevenção das deficiências nutricionais, incluindo as de micronutrientes (fome oculta), e para aumentar a resistência a muitas doenças infecciosas, em crianças e adultos.

Considera-se, em conseqüência, que este Guia contém mensagens centrais para a promoção da saúde e, em um único conjunto, para prevenção das doenças crônicas não-transmissíveis, da má-nutrição em suas diferentes formas de manifestação, e das doenças infecciosas.

Muitas das diretrizes deste Guia relacionam-se aos alimentos e refeições tradicionalmente consumidos pelas famílias brasileiras de todos os níveis sócio-econômicos, evidenciando-se que, ao contrário do que indica o senso comum, uma alimentação saudável não é necessariamente cara.

A primeira parte do Guia traz o referencial teórico que fundamentou a sua elaboração - seus princípios e suas diretrizes e os atributos adotados para o conceito de alimentação saudável. Situa o Guia no âmbito dos propósitos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição - PNAN e da Estratégia Global de Promoção da Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com