TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esforço X Produtividade

Relatório de pesquisa: Esforço X Produtividade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.051 Palavras (9 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP - Universidade Paulista

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

HELENA MARIA MACHADO

Vídeo TV-Web-Unip

Palestra realizada em 27/09/2014.

Nome: Helena Maria Machado

RA: 1406411

Palestrante: Nilson de Carvalho.

Título: Estresse X Produtividade

Resumo: Demonstrar como a maioria das situações da nossa relação corporativa e da nossa vida pessoal está na interdependência, tanto de fatores emocionais quanto físicos e como ocorre o equilíbrio entre estes fatores.

Conteúdo: Conhecendo seus limites. O corpo fala. Sintomas do estresse. Qualidade de vida. Cultivando bons hábitos. Respirar melhor. Benefícios do sono. Alimentação saudável. Atividades físicas. A química emocional. Os conflitos inconscientes. Desequilíbrio emocional e seus efeitos no corpo. Personalidade e doenças orgânicas. Pensamento, vontade, doenças e curas. Técnicas: Apresentação expositiva, com slides, abordagens e vivências do tema.

Minicurrículo: Cursa Mestrado em Engenharia de Produção (último semestre de 2014) na Universidade Paulista (UNIP/SP), na área de Produção e Meio Ambiente, com linha de pesquisa em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial. Pós-graduado em Educação a Distância na UNIP/SP (2013); Pós-graduado em Marketing pela ESPM/SP (1993). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Cidade de São Paulo (1990). Atua como docente na UNIP/SP, nos cursos de Propaganda e Publicidade e Gestão desde 2013.

O trabalho, hoje, tornou-se algo alienante pela falta de poder, insatisfação, frustração. Os trabalhadores vivem num mundo apático e agressivo aos seus desejos e necessidades. As organizações com características alienantes possuem: trabalho coercitivo; pouca criatividade; sem controle sobre ritmo, intensidade e duração; tarefas aborrecidas; relações pessoais fragmentadas e competitivas. Ao surgirem às queixas psicossomáticas, ocorre a queda de produção, despesas médicas e administrativas sem retorno, clima interpessoal negativo, indicação de problema pessoal e diagnóstico de problemas. Apesar de o trabalho ser considerado algo bom para o ser humano, muitas vezes causa problemas de insatisfação, desinteresse, apatia e irritação. Na dinâmica da cultura organizacional relacionada à saúde-doença estão valores, histórias, mitos, normas, sanções e vínculos. As manifestações de estresse e as queixas psicossomáticas ocorrem nos momentos de maior tensão, como cortes, mudanças de chefias, novas tecnologias e formas de trabalhar. E isso não pode acontecer, não deve ser esquecido em hipótese alguma. Precisamos lutar contra isso!

O desgaste físico, mental e emocional ao qual nós somos submetidos todos os dias nos ambientes de trabalho, nas ruas, enfim em qualquer lugar onde estejamos nos dias de atual é um fator muito significativo na determinação de transtornos de saúde relacionados ao estresse, como é o caso das depressões, ansiedade, transtorno de pânico, fobias e doenças psicogênicas.

Porque no ambiente de trabalho de qualquer setor, os estímulos estressantes são muito variados e em grande quantidade. Podemos experimentar ansiedade significativa diante de descontentamentos com nossos colegas, diante da sobrecarga de trabalho e da corrida contra o tempo, diante da insatisfação salarial ou da política de recursos humanos da de onde você trabalha, entre outras, e, dependendo da pessoa, até mesmo com tarefas rotineiras de sua própria função dentro do ambiente de trabalho.

São muitos os fatores emocionais relacionados ao próprio emprego nos dias de hoje que contribuem para que uma pessoa mantenha-se extremamente estressada: a sensação de instabilidade no emprego; a sensação de insuficiência profissional; a pressão do patrão, para comprovação de eficiência; a impressão continuada de estar cometendo erros profissionais; a falta de visão sobre a relevância social do seu trabalho; a impressão da falta de reconhecimento de seus esforços e muito mais. Tem mais, preocupações pessoais do funcionário não podem ser eliminadas simplesmente ao entrar no seu local de trabalho, mesmo que muitas empresas dizem que temos que deixar nossos problemas domésticos em casa, mas isso é utopia jamais conseguiremos uma façanha dessas, não adianta a pessoa dizer que deixaram em casa seus problemas que isso é a mais pura mentira, porque toda a história de vida de uma pessoa está junto a ela em todos os momentos e quando ela vem para o trabalho não é diferente. Seus conflitos, suas frustrações, suas desavenças conjugais, a preocupação com seus filhos, com seus pais, seus interesses e necessidades pessoais, etc.

Já há quem dizem que trabalhadores motivados positivamente produzem mais, com certeza, mas ainda não é o suficiente, com essa motivação os trabalhadores são menos acometidos por doenças, isso é fato.

Nos dias de hoje será preciso que as organizações tratem os interesses e necessidades dos seus colaboradores, não apenas como benefícios ou caridade, mas como um assunto de estratégia e de sobrevivência organizacional.

Mas o que é mesmo estresse? O estresse é uma alteração de todos os nossos órgãos, ou seja, do nosso organismo, isso tudo é para melhor adaptar-se a cada situação nova ou mudanças de um modo geral, sendo um mecanismo que nossa mente encontrou para dizer que tem algo de errado com você, fazendo com que agente fique mais ativo e sensível diante de situações do nosso dia-a-dia que exijam respostas ou adaptações, diante do perigo ou de dificuldade. Mesmo que sejam situações consideradas positivas e benéficas, como por exemplo, promoções profissionais, casamentos desejados, nascimento de filhos, e muito mais, podem produzir estresse significativo. Então vemos que o estresse é um mecanismo essencial para o nosso desenvolvimento, podendo ser bom ou ruim.

Nossa vida está em continua mudanças e nosso organismo precisa estar preparado para se se adaptar a elas o mais rapidamente possível a fim de garantir a sobrevivência. O estresse funciona como um mecanismo de adaptação, necessário para estimular o organismo e melhorar sua atuação diante de cada situação nova em nossa vida.

Na situação social e cultural as mudanças cotidianas sempre ocorreram em toda a história da humanidade, elas são à base da evolução da espécie humana.

As mudanças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com