TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Civilizações Orientais da Antiguidade

Artigo: Civilizações Orientais da Antiguidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Artigo  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

Civilizações Orientais da Antiguidade

No Oriente as atividades físicas adquirem finalidades de ordem: Guerreira, Terapêutica, Esportiva, Educacional muitas vezes relacionados à religião. É com os CHINESES,,  entre outros povos do oriente que começa realmente a História da Educação Física.Os dados históricos sobre a China datam, mais ou menos 3.000 anos a.C. Muitas das práticas desportivas que perduraram durante vários séculos, datam dessa época; Da mesma forma, os exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas, surgiram nesse período, usados principalmente para combater as endemias.

     Ginástica terapêutica CONG-FOU (homem que trabalha com arte, o GINASTA), teria surgido por volta de 2.700 a.C. Essa atividade consistia em uma série de posições nas quais o corpo era colocado durante certo tempo para que o paciente respirasse segundo certos métodos, indicados de acordo com a doença a tratar. 

     As atividades físicas entram em declínio na CHINA, quando filósofos e preceitos da religião budista, começam a incutir no povo uma filosofia de inação; O costume de sentar-se para meditar, para a conquista da saúde corporal e da tranquilidade mental, leva o povo chinês ao estilo de vida sedentário. 

Merece destaque a Yoga, conjunto de exercícios ginásticos relacionados a doutrina, que objetiva a purificação do corpo e a identificação do homem com sua essência divina; 

Hatha-yoga, ginástica de posições com a utilização de uma respiração adequada. 

    Povo que consagrava a realização de EXERCÍCIOS CORPORAIS e as PRÁTICAS HIGIÊNICAS; 

As atividades físicas mais difundidas eram: 

Corridas; 

Equitação; Caça;Natação; e Luta. As atividades físicas: natação, navegação e a pesca, se confundiam com as próprias necessidades do povo; A ginástica médica e as manobras de massoterapia constituem evidente influência das civilizações chinesa e hindú.

    Podendo ser citadas ainda a esgrima e a equitação, como atividades muito praticada que a GINÁSTICA – Realizada s/ aparelhos prioriza: Flexibilização e Destreza.

Dentre os costumes, estavam os exercícios Gímmicos revelados nas pinturas das paredes das tumbas.A ginástica egípcia já valorizava o que se conhece hoje como CAPACIDADES FÍSICAS (equilíbrio, força, flexibilidade e resistência). Já usavam, embora rudimentares, materiais de apoio tais como tronco de árvores, pesos e lanças.

     A LUTA parede ter sido uma das práticas favoritas; em um túmulo foram encontradas pinturas que reproduzem mais de 120 fases de jogos e de lutas corporal. A reprodução dos detalhes técnicos é tão perfeita que o artista, seguramente, estaria presente no local das atividades; As pinturas apresentam DANÇAS expressionistas, ginásticas, imitativas, guerreiras, satíricas, fúnebres e religiosas. 

As primeiras Civilizações do período histórico, são as Civilizações agrícolas e mercantis da antiguidade oriental, que incluem, entre outros, os povos mesopotâmicos, os egípcios, os hebreus, os fenícios, os persas, os hindus e os chineses.No período histórico da 

Antiguidade já se torna possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com