TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição e Contaminação de Mananciais

Relatório de pesquisa: Poluição e Contaminação de Mananciais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL

POLUIÇÃO E CONTAMINAÇÃO DE MANANCIAIS

ELAINE MARIA DO COUTO

LUANA MARIA DO COUTO CORREA

Cuiabá

2011/1

ELAINE MARIA DO COUTO

LUANA MARIA DO COUTO CORREA

POLUIÇÃO E CONTAMINAÇÃO DE MANANCIAIS

Trabalho apresentado à Faculdade de Engenharia Ambiental da Universidade de Cuiabá, como exigência para a disciplina de Introdução a Engenharia Ambiental. Sob orientação da professora Lediane Ramos.

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC

FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL

CUIABÁ-MT

2011

[...] a água escorria das montanhas, brotava debaixo da terra, corria nos vales e atravessava cada uma das propriedades, como se, antes de todo o resto, fosse a água que lá estivesse.

Miguel Sousa Tavares – Rio das Flores (2008).

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................. 5

RESUMO DO TEXTO …................................................................................. 6

1.1 Poluição e Contaminação de Mananciais …......................................... 6

1.1.1 Conceito …..................................................................................... 6

1.1.2 Tipos de captação e seus efeitos sobre a qualidade de água........................................................................................................ 7

1.1.3 Captações superficiais …............................................................... 8

1.1.4 Captações subterrâneas................................................................

8

CONCLUSÃO.............................................................................................. 10

BIBLIOGRAFIA........................................................................................... 11

INTRODUÇÃO

Nosso objeto deste trabalho é fazer um resumo do texto Poluição e Contaminação de Mananciais. Nesse sentido, o tema foi escolhido porque com o homem e sua atividade industrial, apareceu a poluição ambiental. O descobrimento do fogo e a conseqüente poluição do ar, assim como a salinização e o esgotamento de terras agrícolas foram as causas do primeiros impactos negativos do homem sobre o meio ambiente.

Para tanto, este trabalho teve como objetivo observar e aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina estudada, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática que seja significativa.

No campo de métodos e técnicas utilizou-se pesquisa bibliográfica do livro Fundamentos de qualidade e tratamento de água do autor Marcelo Libânio, a qual compreende o relato do texto, bem como estudo da poluição.

Portanto, o presente trabalho é resultado da opção pela pesquisa bibliográfica e pelo texto proposto pelas acadêmicas do curso de Engenharia Ambiental referente ao assunto. Todavia, desejamos que, ao expormos os significativos elementos que constituem esta temática, possibilitemos ampliar e aprofundar as discussões necessárias para o seu conhecimento nas aulas de metodologia científica.

RESUMO DO TEXTO

1.1 POLUIÇÃO E CONTAMINAÇÃO DE MANANCIAIS

1.1.1 Conceito

Primeiramente faremos a distinção entre poluir e contaminar, sendo que poluir significa conspurcar, sujar, advindo do verbo latino polluere, ao passo que contaminar significa envenenar, infectar, também da origem latina contaminare.

A poluição “seria toda alteração produzida no meio aquático e neste viés o hipotético lançamento de água tratada no oceano poderia ser classificado como uma forma de poluição.”(LIBÂNIO, 2010, p.107)

Para o mesmo autor:

Poluição indica a ocorrência de alterações prejudiciais ao meio aquático e quando tais alterações colocam em risco a saúde dos elementos biota ou do ser humano que dele faz uso, a poluição passa denominar-se contaminação. Em outras palavras, pode-se poluir um copo d’ água sem necessariamente contaminá-lo, mas a ocorrência da contaminação como conseqüência de alguma ação antrópica estará sempre associada à poluição. (LIBÂNIO, 2010, p.107)

As alterações de origem antrópica na qualidade das águas naturais materializam-se, com óbvias sobreposições, em função do tempo e do espaço. Em relação ao primeiro, a poluição pode assumir caráter perene, acidental ou sazonal. O contínuo lançamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com