TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Causas da homofobia no Brasil

Artigo: Causas da homofobia no Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Artigo  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 4

Estamos no século XXI e a história e a sociedade estão em constante processo de mudança. Sendo assim o mundo foi ficando mais ousado: as pessoas começaram a transbordar suas emoções .

A sociedade planta, rotula um certo padrão de comportamento, acreditando ela ser o correto impondo a todos nós humanos, que adotemos ela como nosso padrão . Mas , na verdade , não funcionamos assim , não somos máquinas , somos seres; Um não pensa , não age igual ao outro , com isto criam –se conflitos e pior de tudo , criam- se PRECONCEITOS.

Diante disso gerou-se um dos maiores preconceitos e formas de agressão existentes na atualidade : A HOMOFOBIA. Pela norma correta de comportamento imposta , claro, pela sociedade em que vivemos , homem relaciona –se com mulher e mulher com homem , não sendo assim , a sociedade considera desvio de comportamento , mesmo sabendo que a HOMOFOBIA é proibida por lei no Brasil, e as pessoas homossexuais são protegidas pela Constituição de 1988. È importante ressaltar que a homofobia tem causas culturais, religiosas, principalmente entre os católicos e protestantes, judeus, muçulmanos, e fundamentalistas.

Segundo Borillo, a homofobia agrega em sua expressão sentimentosde repulsa ou hostilidade a pessoas que possuem um desejo por outras domesmo sexo (ou, ao menos, apresentam essa possibilidade). Essa repulsa elevada a cabo quando esse ser (quase ontológico) é posto na posição de umoutro, tido nesse caso como inferior ou anormal. Mas , todos nós somos tendenciosos a mudar de opinião , a rever os nossos conceitos , até mesmo porque a vida assim exige , para o nosso próprio convívio social ; Não podemos achar que somos corretos todo o tempo e nem errados todo o tempo, e principalmente : Aprender a respeitar o outro , sendo ele quem ele é .

Ao se construírem dados acerca da homofobia no Brasil, é necessário perceber a natureza multifacetada deste fenômeno, que abarca muito mais do que as violências tipificadas no código penal. Apesar de importantes marcadores do extremado nível de violências de gênero vigentes no pais, os homicídios são apenas a ponta do iceberg, evento único – pelo menos para quem morre – e desfecho de uma escalada de violências que envolve, na maior parte das vezes, considerável constelação de violências consideradas “menores”, como discriminações e agressões verbais e físicas dos mais variados tipos (MACHADO, 2000).

Pois é , com todas estas mudanças que aconteceram : O Brasil preocupado com a Exclusão social , que hoje ainda domina a maior parte da população , a mulher deixando de ser simplesmente aquele ser submisso e passando a ocupar lugar de destaque no Mercado de Trabalho , os comportamentos também mudam . Às pessoas começam a entender que elas podem e devem ser respeitadas , independente da sua opção sexual .

Os Homoafetivos começam a exigir que sejam reconhecidos , que tenham direitos , que sejam respeitados , que eles não são obrigados a seguirem aquele tabu adotado pela sociedade em que vivemos .

Porém, a sociedade se divide : Uma parte aceita, outra não . Em função disso , a violência em relação aos homo afetivos foi crescendo , de um lado eles perderam o medo, começando a lutar de forma árdua pelos seus direitos , exigindo respeito, querendo ser reconhecidos com família, do outro lado parte da sociedade juntamente com a Igreja se revoltam ,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com