TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU CURSO DE LICENCIATURA EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

Por:   •  16/4/2020  •  Artigo  •  4.063 Palavras (17 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU CURSO DE LICENCIATURA EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

LUCINEIA LUCENA DE LIMA LOURENÇO

O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO E A INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

FLORIANO - PI

2020

LUCINEIA LUCENA DE LIMA LOURENÇO

O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO E A INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo        cientifico        apresentado        como        Trabalho        de

Conclusão de Curso, do curso de pós graduação Lato

Sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica, do

Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu.

FLORIANO - PI

2020

O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO: INTERVENÇÕES NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Lucineia Lucena de Lima Lourenço¹

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo refletir e discutir os principais motivos em relação a falta de indisciplina na educação infantil e qual seria o papel do psicopedagogo nessa problemática, percebendo-se dessa forma que é necessário refletir-se que as crianças necessitam de regras e limites desde o primeiro contato com o ambiente escolar, tendo como base uma reflexão sobre diferentes sentidos, em busca de compreender as formas de melhor adaptação transmissão e aceitação por parte dos educandos, todavia é de fundamental importância encontrar e discutir meios para sanar essas dificuldades. A indisciplina escolar é atualmente um dos grandes problemas da educação brasileira, suas causas e consequências são multifacetadas e têm relação direta com os problemas de aprendizagem. Assim, objetivou-se analisar o fenômeno da indisciplina e suas implicações nos processos de aprendizagem dos discentes a partir do olhar psicopedagógico, visando o estabelecimento da relação dialógica entre Escola – Aluno – Família. Através de estudos teóricos e pesquisa de campo. Buscando soluções através de métodos estudados e analises, para o problema indisciplina na educação infantil.

Palavras-chave: Psicopedagogo. Indisciplina. Educação Infantil.

ABSTRACT

This paper aims to reflect and discuss the main reasons for the lack of indiscipline in early childhood education and what would be the role of psycho-pedagogue in this problem, realizing that it is necessary to reflect that children need rules and limits Since the first contact with the school environment, based on a reflection on different meanings, seeking to understand the ways of better adaptation, transmission and acceptance by the students, however it is of fundamental importance to find and discuss ways to remedy these difficulties. School indiscipline is currently one of the major problems of Brazilian education, its causes and consequences are multifaceted and directly related to learning problems. Thus, the objective was to analyze the phenomenon of indiscipline and its implications on the learning processes of students from the psycho-pedagogical view, aiming at establishing the dialogical relationship between School - Student - Family. Through theoretical studies and field research. Seeking solutions through studied methods and analysis for the indiscipline problem in early childhood education.

Keywords: Psychopedagogue. Indiscipline. Child education.

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo traz reflexões e questionamentos onde leva-se a refletir e compreender os fatores que enfatizam a indisciplina na educação infantil no contexto escolar, e a visão da Psicopedagogia diante dos fatores que envolvem a escola, a família, e as atitudes dos docentes.

  • de relevante importância considerar que um dos objetivos da psicopedagogia é a intervenção, a fim de "colocar-se no meio", de fazer a mediação entre a criança e seus objetos de conhecimentos. Dessa forma compreender as causas da indisciplina podem ser diversas.

  • de suma importância constatar-se, que o avanço das causas que envolvem a indisciplina no contexto escolar, é de ordem educacional, social e também familiar. No entanto, esta última, traz tamanha preocupação, porque envolve toda a trajetória na educação familiar. Entretanto é imprescindível convir que a escola seja responsável pela formação do cidadão crítico e determinado, e dessa forma entende-se que a família também estar embasada em acompanhar esta formação. Dessa forma, não se pode fugir da realidade da educação brasileira, e da sua configuração no contexto sócio-político-econômico, no que tange as mazelas e desvios de condutas, que permeiam ainda de forma alarmante as questões de indisciplina e agressividade na escola.
  • de fundamental importância que na carreira do psicopedagogo, o mesmo deve sempre buscar caminhos novos, porém, o ato de educar nunca foi tarefa simples. Hoje, porém, deve-se trabalhar com novas posturas e procedimentos eficazes para se detectar os desvios educacionais, isto é, a indisciplina que estão dando origem a vários tipos de violência, que de fato envolvem o espaço escolar.
  • importante analisar e refletir que devem-se ter as ações preventivas da indisciplina através de temas que abordem essas questões na educação infantil de forma lúdica onde a criança possa compreender, fazendo com que as ações da educação no que refere-se ao conhecimento e estabelecimento de limites tenha uma valorização referente a disciplina, sendo para isso é necessário e fundamental a presença de um psicopedagogo, ao qual deve expor as ações preventivas sobre como lidar e o que se deve fazer com a indisciplina e agressividade, e os meios educativos no sentido de despertar o interesse de pais e educadores com relação aos limites da disciplina de forma bem-humorada e realista, conscientizando que pai, e educadores, não podem se desviar da tarefa de apontar na medida certa os limites para que os jovens desenvolvam um comportamento socialmente aceitável e consigam viver em harmonia.

Entretanto, por estas razões e explicitações as crianças devem aprender a comportar-se, dentro do ambiente escolar, para que possam conviver no meio social, em harmonia, com outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (43.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com