TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impressões e Matrizes Gráficas

Por:   •  7/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

Tipos de Impressão e matrizes gráficas

“Nas matrizes, as áreas que depositam tinta sobre o suporte são chamadas de ‘área de grafismo’, e as áreas que permanecem vazias (sem tinta) são chamados de ‘área de contragrafismo’

As matrizes de impressão podem ser:

Clichê para tipografia;

Borracha para flexografia

Cilindo para rotogravura

Chapa para offset

Tela para serigrafia

Linotipo

No fim do século XIX necessidade de mudanças. Crescente ritmo de publicação. Lentidão e custo para composição dos tipos à mão. Falta de compositores podia diagramar para acompanhar seu ritmo.Com a criação da máquina Linotipo, de Ottmar Mergenthaler esse problema foi resolvido com a invenção da instalada no New York Herald Tribune em 1886.

Monotipo

Em 1890, surgiu o sistema Monotipo, inventado por Tolbert Lanston, que consistia em duas partes: um teclado produzia uma fita de papel perfurada, que então era inserida em uma fundadora, que por sua vez fundia cada tipo na ordem correta.

Litográfico

As ilustrações eram impressas por meio de técnicas como a xilogravura (blocos de madeira) ou a água-forte (matrizes metálicas gravadas com ácido) até que Alois Senefelder inventou na Alemanha, em 1796, o processo de impressão litográfico. Esse termo vem do fato de a impressão ser indireta;

Início da quadricromia 

Processo de fotogravura foi criada na França em 1850. Primeiro meio-tom (uma fotografia transformada em pontosde impressão tipográfica) apareceu em 1891;Essas invenções levaram ao desenvolvimento do processo de quadricromia, separação dos meios-tons das quatro cores básicas – ciano, amarelo, magenta e preto.

Editoração

Os primeiros computadores para ajustar a diagramação e o espacejamento, também produziu o primeiro programa de composição de página, o que consequentemente levaria à editoração eletrônica no final dos anos 1980 e início dos anos 1990.

OFFSET

Na impressão offset, os pontos (reticulas) se apresentam com bordas levemente irregulares. Com boa definição, é um dos processos de impressão mais difundidos no mundo. Os contornos de textos e linhas são precisos e quanto melhor o suporte mais definição tanto nas linhas como nos pontos

Rotogravura

As retículas         na rotogravura se aparesentam com boa definição, com bons resultados para imagens. As letras apresentam formação de pequenos pontos ao redor (causados pelos         alvéolos) tudo é rediculado – aplicação dos pontos portanto até os traços lineares serão formados por carreiras de pontos.

Flexografia

Retículas de médios tons na flexografia tendem a se perder com facilidade devido a sua matriz de borracha (fotopolimero). As letras possuem uma borda com filete conhecido como squash. Todos os grafismos de alguma forma apresentam o borrão característicos das formas de borracha em toda sua volta sejam as linhas ou o perímetro dos pontos. Quase sempre há um pequeno problema de registro das cores.

Serigrafia 

Na serigrafia, impressos com retículas têm seu ponto irregular e visível, o que afeta a qualidade de imagens em Bitmap já as imagens a traço possuem boa reprodução. Há uma nítida maior quantidade de aplicação de tinta no suporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com