TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Baixo e o Alto Egito

Artigo: O Baixo e o Alto Egito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  Artigo  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 2

O Baixo e o Alto Egito

Antes da unificação do Egito, existiam duas regiões; o Baixo e o Alto Egito. Essas regiões eram formadas por nomos que nada mais eram que divisões de governo. Cada nomo possuía sua divindade principal e cultuavam milhares de deuses, tinham seus líderes, seus templos, seus sacerdotes e eram muito organizados. Para aproveitar melhor as águas do rio Nilo, os nomos precisaram colaborar mutuamente, passando a construir canais de irrigação que garantissem uma agricultura eficaz. Com o passar dos anos, essas alianças começaram a se tornar uma “mini-unificação interna” que a frente resultou na formação do estado egípcio unificado.

Segundo BAINES; MALIK (2004, p. 15), “Os nomos foram divisões administrativas do Egito, cujas origens remontam ao começo do período dinástico. Os 22 nomos do Alto Egito foram estabelecidos pela V dinastia, e sua extensão ao longo do rio é lembrada pelo templo de Senusret I em Karnak [...] Quanto ao Baixo Egito, o número definitivo de 20 nomos não foi estabelecido antes do período Greco-romano. El Fayun e os oásis não faziam parte do esquema. O número total de 42 nomos tinha um valor simbólico: 42 eram os juízes dos mortos, e um escritor cristão dos primeiros tempos, Clemente de Alexandria (século II), afirma que os egípcios tinham 42 livros sagrados.”

O Alto Egito era representado pela coroa branca e seu principal símbolo era o Lótus e a deusa abutre, Nekhbet.

Coroa Branca do Alto Egito

O Baixo Egito era representado pela coroa vermelha e seu principal símbolo era o Papiro e a deusa cobra, Wadjet.

Coroa Vermelha do Baixo Egito

O Baixo Egito, ao norte, onde se forma o Delta do Nilo era considerado uma região de clima mais favorável, com temperaturas mais suaves e com mais chuvas. Já no Alto Egito, ao sul, o clima era mais seco e com poucas chuvas, sendo que as inundações do Nilo faziam com que a terra fosse extremamente fértil. No link “Nomes do antigo Egito”, você pode conhecer a origem dos nomes atribuídos ao Baixo, Alto e Unificado Egito.

A seguir temos um mapa em inglês, que mostra as duas localidades. Sendo que “Lower Egypt” é o Baixo Egito e “Upper Egypt” é o Alto Egito. Clique nele para amplia-lo.

Representação do Alto e do Baixo Egito (Em inglês)

Popularmente conhecido como período Pré-Dinástico, o Egito ainda não tinha sido unificado e muitas teorias afirmam que os povos da Mesopotâmia tiveram uma influência muito grande na formação da cultura egípcia, trazendo a esses nomos novas tecnologias. A escrita cuneiforme inventada na Mesopotâmia é defendida como sendo a base dos Hieróglifos egípcios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com