TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacionamento entre Líderes e Colaboradores

Pesquisas Acadêmicas: Relacionamento entre Líderes e Colaboradores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.412 Palavras (18 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 18

Relacionamento entre Líderes e Colaboradores

A Falta de comunicação e informaçações mal passadas para obtenção de retorno de trabalho são as principais razões de conflitos no ambiente de trabalho, que podem acarretar prejuízos na produtividade e elevar os custos com recursos humanos, uma vez que ocasionam desmotivação e demissões. Alguns casos mais críticos, problemas de relacionamentos entre líderes e colaboradores podem ser considerados assédio moral. As Empresas hoje devem buscar um ambiente mais adequado e saudavél, para isso hoje investem em hierarquias menos rígidas e na formação de líderes mais conscientes.

Conflitos são comuns no ambiete de trabalho , porém situações de conflito geradas por determinações fora do comum, como metas inaceitaveis e dificíl de ser atingida são situações que não deve está presente no ambiente de trabalho de nenhum indivíduo, nem a ausência de definição das responsabilidades de cada trabalhador em suas atividades. Para que esse ambiente desconfortavel não exista no ambiente de trabalho é preciso que os líderes intervenha e conheça um pouco de cada um de seus liderados, fazendo com que os mesmos criem um ambiente de trabalho saudavél.

È de extrema necessidade que o líder faça com que o ambiente de trabalho seja adequado e fazer com que os conflitos sejam amenizados.

Para que haja harmonia e uma maior sintonia no ambiente de trabalho é necessário que esse espaço seja feito de confiança e respeito é o mais importante para que as coisas possam fluir. Na existência de problemas de relacionamento, ele gera situações que causam danos, pois irá provocar perda de energia além de tempo e a produtividade irá cair.

Também existe os prejuízos que são gerados através de conflitos os quais são grandes, como redução da qualidade do trabalho, problemas de saúde causados pelo estresse, perda da motivação, dificuldade de retenção de talentos e custos associados ao absenteísmo, afastamento e às demissões.

De acordo com os nossos estudos e pesquisas não é possivél criar um ambiente de trabalho totalmente sem conflitos, pois eles são ocasionados por interesses, necessidades e objetivos diferentes de pessoa para pessoa.

Quando se cria e proporciona um ambiente de trabalho saudável e com maior liberdade a empresa tem um ganho na produção e os funcionários faltam menos ao trabalho, trabalha com mais entusiasmo e dedicação.

Os líderes tem por obrigação o dever de liderar e corrigir seus colaboradores de acordo com os ideais e interesses da Empresa, é claro, mas sempre dando liberdade e espaço para que os colaboradores façam da melhor maneira seus trabalhos.

Para que os lideres se aproximem mais de seus liderados e com isso criem uma relação mais estreita pode criar um canal comunicação entre seus colaboradores através de uma rede social, como o facebook, whatsapp, twiter, skape entre outras, para que todos se interajam expondo suas ideias, sugestões e com isso consequentemente melhorará tanto o ambiente de trabalho como o relacionamento entre colaboradores e líderes.

O líder não basta ser um bom profissional naquilo que faz operacionalmente, mas sim possuir técnicas e qualificações para saber gerir sua equipe de forma sábia. Os líderes precisam possuir uma ótima relação com seus liderados para que a Empresa cresça cada vez mais.

A Epresa deve está sempre preparando seus líderes pois existem vários tipos de colaboradores em sua organização onde todos são diferentes um do outro e o gestor precisa saber lhe dar com os vários tipos de comportamento humano.

Nesse módulo proporcionamos respostas para os problemas do cotidiano em relação a gestão de pessoas.

Na aplicação desse módulo será apresentada diversas ferramentas, de organização e gestão do trabalho, para serem aplicacadas no dia a dia da Empresa. Será discutido temas importantes para a formação do líder, como gestão de conflitos, negociação, comunicação e feedback. Onde o líder aprenderá que a liderança ideal é feita por quem sabe influenciar sem manipular, usar a flexibilidade na dose correta, o que ira interfere de forma positiva na mentalidade e comportamento de todos liderados.

O nosso grupo tem como objetivo nesse módulo passar a idéia de ser um bom líder é preciso dar o exemplo e saber ouvir.

A importância de valorizar a equipe de trabalho:

Cabe aos líderes influenciarem seus colaboradores de maneira positiva e serem exemplos para a construção de um ambiente saudável.

A boa liderança inicia com uma boa intenção. Os líderes devem proporcionar condições favoráveis para que os empregados alcancem o sucesso. Na existência de um colaborador que não possue uma boa postura profissional, o líder tem por obrigação a função de alertá-lo, para que ele fique em harmonia com os demais membros da equipe.

O líder deve sempre colocar sua equipe em primeiro lugar, considerando que seu trabalho é fazer seus colaboradores profissionais melhores e motivados.

“A confiança é a base de qualquer relação. E é sobre esse pilar que devemos construir o relacionamento com nossos colaboradores.” Bernardinho (2006)

Assédio moral:

Segundo o presidente da Comissão de Ética da OAB de Niterói, Nélson Fonseca, os principais erros cometidos nas relações de trabalho derivam basicamente de discriminações, ofensas, exclusões e preferências, e alteram ou anulam o princípio da igualdade que deve existir entre os trabalhadores, causando inclusive dano moral em alguns casos.

“As empresas devem oferecer cursos, palestras e treinamentos, objetivando evitar a prática do assédio moral. Devem ser evitados os apelidos depreciativos e as zombarias de modo geral. O tratamento com dignidade e respeito deve ser mútuo entre empregador e empregados”, avisa.

Ainda segundo Fonseca, o assédio moral consiste em expor o trabalhador a situação de humilhação e constrangimento, de modo repetido, durante o seu trabalho, causando prejuízo físico, moral e psicológico, e interferindo em sua qualidade de vida de forma negativa. Para evitar essa prática, ele defende que as organizações contem com profissionais especializados nas áreas de direito do trabalho e de recursos humanos, que poderão orientar e prevenir essa prática.

“Quando acontece um dano ocasionado pelo assédio, é imposto à empresa o pagamento de uma indenização, que deve considerar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com