TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO NOVO LÍDER NO NOVO MILÊNIO

Por:   •  2/4/2012  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  1.241 Visualizações

Página 1 de 2

O PAPEL DO NOVO LÍDER NO NOVO MILÊNIO

O líder tem uma responsabilidade cada vez maior dentro da organização, inclusive a de reter os executivos a ele subordinados. Para cada duas demissões ocorridas no mercado, uma é causada por incompatibilidade de convivência com o chefe imediato.

No novo milênio o líder assume novos papéis: precisa guiar avaliar, aconselhar e conseguir duas coisas: comprometimento e, sobretudo, esperança. Assim, é preciso que as empresas invistam em suas lideranças.

O líder deve ter foco nas habilidades interpessoais e não nas técnicas. Ele deve ter habilidade de interagir com outras pessoas e de realizar por meio dessas pessoas. Também deve ter poder de comunicação e de negociação, inteligência emocional – capacidade de lidar com situações difíceis de maneira positiva – e visão global, ou seja, conseguir ver além daquilo que está vendo naquele momento. Alguns anos atrás o líder era uma pessoa que tinha a função de cobrar, mandar e controlar. Hoje em dia, seu papel está muito mais baseado na confiança, inspiração, orientação e organização de recursos.

Ele tem que ser flexível e saber se adaptar aos desafios do mercado mundial, que é muito instável e competitivo. Também deve saber lidar com os seus subordinados, que muitas vezes são mais qualificados do que o próprio líder.

Com todas as movimentações, fusões e turbulências no mercado ao longo dos anos, as empresas tiveram que mudar de postura. Hoje, o profissional é que é responsável pela sua própria carreira e não mais a empresa. Além do mais, o mercado tem ramos e segmentos que mudam com muita rapidez. Ao mesmo tempo em que muitas profissões surgem rapidamente, elas também somem na mesma velocidade.

Anos atrás eles esperavam tarefa, avaliação, ordem e cobrança. Hoje, esperam lealdade, orientação, direção, apoio, inspiração, condições de trabalho, reconhecimento, aconselhamento e oportunidade de desenvolvimento.

Ser capaz de compartilhar os objetivos do grupo, organizar a equipe e os recursos, se comprometer com as pessoas e deixar claros os objetivos e as expectativas. Além disso, participar pró - ativamente e procurar desenvolver oportunidades para que as pessoas se desenvolvam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com