TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel da Qualidade e Sua Importância Estratégica nas Organizações

Por:   •  20/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações

ESTUDANTE: Kariny Carla Motelevicz do Carmo

PROFESSOR: Tutor Jacir Menegat

ATIVIDADE Nº: 01

                                São Jose dos Pinhais, 15 de junho de 2021        

Atividade avaliativa 1

Resenha da vídeo-aula 1: O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações

Introdução

Essa atividade irá apresentar uma resenha da video aula 1: O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações. Veremos a importância, o mercado de trabalho, a atuação do técnico de qualidade nos mais diversos seguimentos.

Desenvolvimento

A video aula inicia em uma história de um rapaz que trabalha na recepção de um hotel e está se especializando em Técnico em Qualidade, porém ainda tem dúvidas.

A proposta dessa atividade é de suma importância de as empresas buscarem a qualidade em diversas áreas e mostra também a importância de um profissional tecnicamente capacitado para desenvolver esse serviço.

  • Contextualização com o mercado e perfil profissional

O video apresenta o campo profissional para o técnico em qualidade, tais como: Industrias, setor alimentício em geral, incluindo envasamento de bebidas, setores da área da saúde, especialmente hospitais, clinicas e laboratórios, em bancos, hotelaria, telefonia, internet, energia, saneamento, transporte, educação, revendas de veículos e no comercio em geral.

Ao meu ver o mercado de trabalho para o profissional da qualidade é amplo e com muitas oportunidades, pois está presente num vasto mercado de trabalho.

  • Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.

O video mostra a atuação técnica em diversos segmentos que envolve: Inspeção, controle da qualidade, garantia e gestão de qualidade, e que em muitas empresas esses setores são ocupados por profissionais sem formação técnica, isso ocorre devido a qualidade estar vinculada nas empresas como um todo e em diversos núcleos. Na indústria, por exemplo, o profissional realiza inspeção de produtos em linha de produção. Na prestação de serviços, por meio de auditorias (internas e/ou externas), junto com a diretoria, em análises de indicadores.

Para mim o técnico em qualidade é essencial, pois através de inspeção, auditoria e gestão poderá chegar ao um nível crítico e excelente para prestar um serviço ao cliente de qualidade.

O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações: 

Devido a competitividade e o aumento da tecnologia entre as organizações, a ISSO 9001 pode trazer a elas a aceitação do público com a otimização dos produtos, interesse dos acionistas para investir, matéria prima com excelência e ajuda do governo.

Através da padronização da qualidade em todo o mundo, é indiscutível a importância estratégica da qualidade, uma empresa que visa lucratividade e redução de custos, sem essa estratégia não pode subsistir. Em todo mudo o ISO9001 está implementado. Quando uma organização não aceita a qualidade como estratégia, ela não é aceita pelo cliente, acarretando perda da concorrência.

      Cases de sistemas da qualidade:

O video em questão aborda três ramos de negócios em que a ISO9001 e outros sistemas foram implementados.

No ramo de imóveis ocorreu problemas no atendimento ao cliente, controle de documentações e capacitação dos funcionários, ao implementar as normas, como o ISSO 9001, houve ganhos consideráveis e diminuições de perdas.

No ramo da metalúrgica, no setor de usinagem, conseguiu o certificado ISO TS 16949, por exigência dos clientes, houve uma dificuldade quanto a adaptação à norma, pois os funcionários resistiam as mudanças dos processos e de novas rotinas. Com a prática do 5S, os benefícios ocorreram e as informações foram documentadas no Manual da Qualidade e em procedimentos. Com isso a empresa atingiu ganhos e atingiu os objetivos quanto a questões da qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com