TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio de Esportes Coletivos: Futebol e Voleibol

Por:   •  23/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

 CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO ou LICENCIATURA

                                   

Esportes Coletivos: Futebol e Voleibol

Nome:

R.A.:

BATATAIS/SP – 2017

[pic 2]

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO    

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO ou LICENCIATURA

 PORTFÓLIO SOBRE

Anatomia Humana

Atividade sobre:  Futebol e Futsal   ,  do Curso de Educação Física – Bacharelado ou Licenciatura do Claretiano Centro Universitário –   EAD, como parte dos requisitos necessários para a aprovação na disciplina de  Anatomia Humana

Aluno (a): Anna Priscila da Silva Souza

R.A.: 8026174

                                               Professor (a) /Tutor (a) a Distância:

Marcel Frezza Pisa

BATATAIS/SP – 2017

Atividade de portfólio (7° semana)

  1. Explique com suas palavras como foi o processo de nascimento do futebol, a

criação das regras e a padronização dessas regras a nível mundial.

Com base na apotila de “Futebol e Futsal” (Robson Amaral da Silva, 2015),o futebol foi a evoluçãode alguns jogos com bola, praticados por vários povos de diferentes épocas. O futebol teve vários nomes como Tsuchu, Keman, entre outros. Antigamente o futebol era chamado de brutal por ser violento, e até chegou a ser proibido em 1314 pelo rei Eduardo II por motivo que “Deus não permitia”.

O esporte foi se espalhando pelo mundo sendo levado pelos imigrantes.

Em parte o futebol era jogado com diferentes regras. Estudos relatam que foi os italianos os primeiros a forma um conjuno de regras de um jogo com bola.

O caráter violento do futebol mudou por volta de 1840,quando chegou as escolas de grã-finos. E assim, no século 19 foi introduzida na Educação regular dos jovens.

Com a popularização do futebol, tinha necessidade de padronizar as suas regras para disputas limpas. O futebol moderno começou a ser criado em 1848 na universidade de Combridge, onde uma conferência reuniu vários diretores de colégios que praticavam o esporte. Ápos 15 anos, onze clubes criaram as regras que regem. Assim foi fundada a Football associentions, que teve uma impôrtancia na padronização das regras em niveis mundias.

  1. A história conta que o futebol chegou ao Brasil trazido por Charles Miller em sua viagem de volta da Inglaterra, em que trouxe em sua bagagem bolas e uniformes. Lendo os relatos históricos, cite algumas semelhanças e diferenças do futebol inglês que chegou ao Brasil e do futebol praticado atualmente.

Como consta no material “Futebol e Futsal” (Robson Amaral as Silva, 2015), a semelhança que ambos começam com caráter elitista, praticado apenas por alunos de escolas ricas.

E a diferença do futebol hoje é que o esporte não é elitista e não racista, abrangendo a todos e em todas as classes, sexos, cores. As bolas dos jogos também tiveram mudanças.

  1. Em sua opinião, qual a relação do futebol com o racismo no início do século 20 e nos dias atuais?

Com base na apostila de “Futebol e Futsal” (Robson Amaral da Silva, 2015), a relação do futebol com o racismo no ínicio do século 20, logo depois da liberação dos escravos, ninguém se interessou em incluir os negros no mercado de trabalho, e eles foram colocados as marges da sociedade e vivendo em condições desumanas. E o futebol foi umas das coias que eles encontraram para ter um lugar na sociedade no século 20. Nos dias atuais, ainda existe ainda pessoas que fazem racismo pela cor da pelo dos jogadores no futebol. Coisa que nos dias de hoje o futebol é um esporte livre e o racisma é crime.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com