TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suprimentos

Projeto de pesquisa: Suprimentos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Suprimento é o item administrativo, movimentado, armazenado, processado e transportado pela logística. O termo nasceu junto com a logística, derivado da palavra cadeia de suprimentos utilizado para definir diversos materiais.

O planejamento e gerenciamento do setor de suprimentos são elementos fundamentais para atender as necessidades no atual momento, mostrando e apontado alternativas que visam melhorar o desenvolvimento das empresas e alcançar os objetivos propostos.

Nas ultimas décadas a cadeia de suprimentos visam atingir suas metas individualmente, otimizando as operações estratégicas mesmo assim ocorrem desequilíbrios que vão acontecendo no decorrer dos processos.A partir daí e hora de realizar investimentos proporcionais em pesquisa que busquem pontos alternativos e inovadores que sejam eficientes para logística atual a fim de sustentar o ritmo atual de desenvolvimento.

Nas pequenas organizações hoje em dia forma um serviço único no qual se agregam ao armazém de matérias-primas e o serviço de compras, de um lado, e o serviço de vendas, de outro.

1. Suprimentos

A logística e os processos logísticos passaram por um processo de evolução, gerando mudanças que vão desde o treinamento e capacitação da mão-de-obra às máquinas e equipamentos modernos.

Atualmente esta cada vez mais raro encontrar a área de compras subordinada a um gerente geral ou Diretor de Suprimentos. É surpreendente que ainda hoje existam compradores que escolhem seus fornecedores se baseando em critérios simplórios, como o preço mais barato, sem perceber as perdas decorrentes de lead times longos e diversos riscos. Esta desconexão não precisa ocorrer se houver um alinhamento entre demanda e oferta. Assim, o gestor de suprimentos deve desenvolver sua base de fornecedores, porém também deve promover o menor gasto logístico total e oferecer os níveis de qualidade e de serviço esperados pela sua empresa. Tinha-se o conceito de que “quem produz controla”, ou seja, o PCP reportava-se ao Gerente de Produção, conforme demonstrado na figura 1.

1.1 Função Suprimentos

Para Marco Aurélio P. Dias

“O objetivo é otimizar o investimento em estoques, aumentando o uso eficiente dos meios internos da empresa, minimizando as necessidades de capital investido.” Ou seja;

Assegurar e garantir a compra de produtos, matéria prima, materiais e serviços considerando os seguintes fatores: em tempo hábil, na quantidade e qualidade necessárias, ao menor risco de falta e ao menor custo garantindo a continuidade do fluxo produtivo.

Ações de Suprimentos

 Prospecção de fornecedores e materiais (strategic sourcing);

 Desenvolvimento de fornecedores;

 Pesquisa de preços;

 Análise e decisões sobre terceirização (make-or-buy);

 Gerenciamento dos relacionamentos;

 Especificação dos materiais e gestão de cadastros (PDM);

 Gestão de contratos e cumprimento dos acordos (service level agreement);

 Gestão de estoques (nível de serviço e capital empregado);

 Planejamento (previsão de demanda e plano de compras);

 Controle orçamentário;

 Execução das compras (emissão de pedidos rotineiros e compras maverick);

 Acompanhamento dos pedidos (follow-up);

 Desembaraço das importações;

 Recebimento do material (físico e fiscal);

 Garantia e controle da qualidade;

 Execução das devoluções e substituições;

 Controle de documentos e de contas a pagar;

 Auditoria de fornecedores;

 Gerenciamento de gastos (contenção e redução);

 Contratação de serviços (fretes, viagens, seguros etc.); e

 Acompanhamento do mercado fornecedor e de suas tendências.

2. Sub funções de Suprimentos

A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições.

Tais atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, atéas operações gerais de controle de estoques etc.

2.1 Comprar

O mais difícil setor de um almoxarifado é, sem dúvida, o de compras. Para os não acostumados com essa atividade, comprar resume-se em trocar moeda por bens materiais, com base no menor preço. É comum ouvir-se que, por incúria, desleixo, falta de atenção e principalmente por falta de conhecimentos indispensáveis foi efetuada uma aquisição de material que não corresponde à necessidade dos serviços a que só destina.

Na verdade, o que faltou foi conhecimento exato do desejado, seu real valor, sua clara especificação e as quantidades econômicas que deveriam ser previstas. É fator importante, na difícil arte de comprar, cingir as aquisições aos recursos técnicos e financeiros preestabelecidos, ficando, assim, o responsável a salvo de excessos cujas consequências são imprevisíveis.

2.1.1 Receber

Não é bastante saber receber determinado material, pela verificação de sua quantidade e valor. Para bem receber é necessário conhecer o material nas suas diversas formações, desde a física até à analítica, para não se ficar sujeito às diferentes modalidades de ilaqueações de boa fé. O conhecimento perfeito das especificações da padronização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com