TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais organogramas

Artigo: Os principais organogramas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Artigo  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 2

Gráfico é uma representação de dados, através de diversas formas (não textuais), de modo a facilitar a visualização completa e imediata de informações ou fenômenos. Assim como os dados, os gráficos devem ser: simples, claros e precisos.

Simplicidade - o excesso de informações deve ser evitado num só gráfico;

Clareza - o gráfico deve ser auto-explicativo, não dificultando o entendimento da idéia que busca exprimir.

Precisão - Preservar a relação entre a escala gráfica e a realidade que representa, imprecisões distorcem a realidade.

Os gráficos de informações permitem até mesmo leigos compreenderem um fenômeno apresentado. A confecção de gráficos, atualmente, é muito facilitada por programas de computador específicos.

3.2. Gráficos de organização

Os gráficos de organização não diferem muito dos de informação quanto aos seus objetivos: permitir uma rápida e precisa visualização de certos fenômenos esquematizados. A diferença é que os gráficos de informação preocupam-se com os resultados dos esforços, expressos em termos numéricos ou percentuais, e os gráficos de organização mostram os meios utilizados para a obtenção dos resultados.

Nos gráficos de organização, procura-se mostrar os recursos técnicos que estão sendo usados, sejam tais recursos operações técnicas ou sistemas de órgãos e pessoas dispostas de maneira a atingirem certos resultados.

Os principais gráficos de organização são: o organograma, o funciograma e o fluxograma.

Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização. Os organogramas mostram como estão dispostos os órgãos ou setores, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre eles.

Os órgãos são unidades administrativas com funções bem definidas. Exemplos de órgãos: Tesouraria, Departamento de Compras, Portaria, Biblioteca, Setor de Produção, Gerência Administrativa, Diretoria Técnica, Secretaria, etc. Os órgãos possuem um responsável, cujo cargo pode ser chefe, supervisor, gerente, coordenador, diretor, secretário, governador, presidente, etc. Normalmente tem colaboradores (funcionários) e espaço físico definido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com