TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os males do açúcar em alimentos industrializados

Por:   •  11/5/2019  •  Artigo  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

Consumo excessivo de açúcar: o risco à saúde escondido nos alimentos industrializados.

O açúcar é considerado um dos principais inimigos da balança, sendo a primeira coisa que os nutricionistas indicam que se deixe de comer durante a dieta, entretanto, diferente do que muitos pensam, o principal problema não está no açúcar refinado de mesa e sim naquele que não se pode ver, o que está inserido nos alimentos industrializados.

Com isso, a sua ingestão em excesso, ao consumirmos esses alimentos, torna-se um grande risco à saúde, já que o consumo exagerado de açúcar é o maior causador da diabetes do tipo 2 no mundo, além de contribuir fortemente para o sobrepeso.

Se é fácil controlar a ingestão de açúcar, deixando de comer um doce ou colocando uma quantidade menor de açúcar no café, fica bastante complicado calcular quanto será ingerido quando ele está, por exemplo, no suco de caixinha, no cereal matinal, no refrigerante, no chocolate e... no molho de tomate! Sim, alimentos salgados também possuem adição de açúcares, e às vezes, em altas quantidades.

Mas como saber quanto de açúcar se pode consumir em um dia? É simples, a Organização mundial da saúde indica que de todas as calorias consumidas diariamente apenas 10% pode ser de açúcar, ou seja, uma pessoa que consome 2.500 calorias em um dia pode consumir até 250 calorias de açúcar, o equivalente a 60g ou 12 saquinhos de açúcar (5g).

Parece muito, mas não é. Tomando apenas uma garrafa de refrigerante de 600 ml você está consumindo em média 65 gramas de açúcar, em 500 ml de suco de caixinha 72,5g de açúcar, uma bala de caramelo possui em média 14 g de açúcar, um copo de achocolatado (240 ml) 30 gramas de açúcar, em 6 unidades de bolacha você encontra 25 gramas de açúcar, e em dois bolinhos recheados 37 gramas de açúcar, fora isso pizza, presunto, salsicha, mortadela, ou qualquer lanche de fast food, mesmo que salgados possuem elevadas quantias de açúcar. Assim, tomando um copo de refrigerante, comendo três bolachas e uma bala você já alcançou a sua dose diária!

Segundo o IBGE o brasileiro aumentou consideravelmente o consumo de alimentos industrializados nos últimos anos, enquanto o consumo de arroz e feijão, considerados a base da culinária do Brasil, caiu 40,5% e 26,4%, respectivamente. Esse dado é muito importante, e infelizmente perigoso à saúde brasileira, pois além do açúcar, alimentos industrializados possuem mais sal, gordura e calorias e menos vitaminas e minerais.

Mas fique tranquilo, é possível consumir menos açúcar, seguindo uma dica bem simples: basta ler o rótulo das embalagens.

Apesar de não ser um hábito muito comum entre os brasileiros, fazer isso vai ajudar você a perceber que existem vários produtos com uma menor quantidade de açúcar. E não se esqueça que produtos industrializados “salgados” também podem conter açúcar.

Além disso, outras ações simples que podem reduzir o consumo de açúcar presente nos alimentos industrializados são: fazer em casa seu molho de tomate, o lanche do seu filho, substituir doces por frutas, trocar o refrigerante por suco natural ou água com gás, o que além de melhorar a sua saúde e da família, ainda acaba saindo mais barato.

Apenas com essas pequenas iniciativas é possível reduzir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com