TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Sequência Didática – MATEMÁTICA – Ensino Fundamental 6º ano.

Por:   •  11/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.021 Palavras (9 Páginas)  •  4.247 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Romilda Wieczorkowski

Plano de Sequência Didática – MATEMÁTICA –

Ensino Fundamental 6º ano.

Cascavel-Pr

2016

ROMILDA WIECZORKOWSKI

Plano de Sequência Didática – MATEMÁTICA –

Ensino Fundamental 6º ano.

Trabalho apresentado ao Curso Matemática da

UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para

as disciplina Introdução ao Cálculo, Trigonometria,

Número Complexos, Metodologia Científica,

Geometria, Geometria Analítica.

Professores: Debora Cristiane Barbosa Kirnev,

Keila Tatiana Boni, Renata Karoline Fernandes,

Valquiria Pires Garcia, Mariele Vilela Bernardes

Prado.

Cascavel- Pr

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................1

2. OBJETIVOS.......................................................................................1

3. MÉTODO............................................................................................1

4. DESENVOLVIMENTO........................................................................1

4.1.Plano de sequência didática – matemática – ensino fundamental 6º ano..........................................................................................................1

5. CONCLUSÃO.......................................................................................7

6. REFERÊNCIAS....................................................................................8




1. Introdução

    A sequência didática é um conjunto de propostas relacionadas ao planejamento dos conteúdos, isso é feito por etapas e organizadas de acordo com os objetivos que o educador quer obter para aprendizagem de seus alunos e envolvendo atividades de avaliação que pode levar dias, semanas ou durante o ano. É um modo de adequar os conteúdos a um tema a outro levando o conhecimento lógico ao trabalho pedagógico desenvolvido.

A matemática tem um papel fundamental na vida dos indivíduos. Pois segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais a matemática está presente no dia-a-dia das pessoas e é de extrema importância para resolver problemas da vida cotidiana e essencial para construir conhecimento em outras áreas e também auxilia no desenvolvimento do raciocínio dedutivo do aluno.  

2. Objetivos

  O presente trabalho tem como objetivo elaborar proposta(s) de sequência(s) didática(s), abordando a perspectiva de Investigação Matemática, sequências estas que possam ser aplicadas com alunos do Ensino Fundamental e que possam contemplar as disciplinas ministradas no semestre (Introdução ao Cálculo, Trigonometria e Números Complexos; Geometria; Geometria Analítica).
3. Método

  Para a efetuação desse objetivo, adotaram-se como referencial teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais - Matemática, leituras complementares, livros e artigos.

4. Desenvolvimento

  A elaboração de uma sequência didática na resolução de cálculos auxilia no envolvimento dos alunos com o que está sendo trabalhado, estimula o aprendizado e contribui no modo de agir com autonomia, tendo mais iniciativa diante dos problemas, e ao errarem, será possível demonstrar o que levou ao erro.

4.1 Plano de Sequência Didática – MATEMÁTICA – Ensino Fundamental 6º ano.

Conteúdo Básico:                 

  • SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL (SND)

Um pouco da história dos números; Criando símbolos e regras; O SND e os algarismos indo-arábico; Leitura e escrita de números no SND.

Expectativas de Aprendizagem: Conheça os diferentes sistemas de numeração; Reconhecer os processos de contagem – história dos números; Adquira noções sobre o sistema de numeração Egípcio e Romano; Opere com o SND – leitura, escrita e história dos numerais indo-arábico;

Metodologia: Exposição oral pelo professor; Atividades do livro didático; Atividades diferenciadas de fixação; Trabalhos/atividades individuais/equipe.

Tempo: 5 aulas.

  • NÚMEROS NATURAIS

Os números naturais e os processos de contagem; A reta numérica e os números naturais.

Expectativas de Aprendizagem: Identifique o conjunto dos naturais, comparando e reconhecendo seus elementos; Escreva corretamente a seqüência dos números naturais, sucessor, antecessor, números naturais consecutivos; Conheça as aplicações dos números naturais; Representem na reta os números na numérica; Resolva problemas nas mais diversas situações.

Metodologia: Exposição oral pelo professor; Atividades do livro didático; Resolução de exercícios envolvendo cálculos e aplicações dos conceitos.

Tempo: 3 aulas

  • ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS

A idéia da adição e subtração; O cálculo mental nas adições e subtrações; Estimando por arredondamento.

Expectativas de Aprendizagem: Forme ideias da adição e subtração;         Realize cálculo mental com números natural; Expresse matematicamente, oral ou por escrito, situações-problema que envolva as operações com números naturais; Realize operações com números naturais; Faça estimativas com arredondamento; Resolva problemas envolvendo adição e subtração de números naturais.

Metodologia: Exposição oral pelo professor; Atividades do livro didático; Atividades diferenciadas de fixação; Trabalhos/atividades individuais/equipe; Jogo da memória da tabuada.

Tempo: 4 aulas

  • MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS

As ideias da multiplicação; A divisão; Expressões numéricas; Propriedade distributiva da multiplicação;         Problemas; Medidas de tempo; Sistema monetário.

Expectativas de Aprendizagem: Conheça as ideias da multiplicação e da divisão e seus algoritmos; Efetue multiplicação e divisão envolvendo números naturais – operações inversas; Resolva expressões numéricas envolvendo as quatro operações; Aplique a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição e à subtração; Resolva Problemas; Conheça a unidade de medida de tempo e resolva problemas; Realize transformações de unidades de medida de tempo envolvendo seus múltiplos e submúltiplos; Relacione a evolução do sistema monetário brasileiro com os demais sistemas mundiais; Resolva problemas que envolvam o sistema monetário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com