TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direção e gerenciamento

Seminário: Direção e gerenciamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Seminário  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 5

Direção está relacionada ao desempenho das pessoas e da equipe, é a forma de conduzir a realização das atividades

Direção e Controle:

Direção está relacionada ao desempenho das pessoas e da equipe, é a forma de conduzir a realização das atividades Trata se da terceira função do administrador, apos um planejamento feito e estabelecido cabe ao administrador guiar o planejamento para a direção correta.

No projeto elaborado para os alunos da terceira idade a direção se da em primeiro lugar com o planejamento do curso. O ambiente em que será aplicado, os dias e a equipe para coordenar todo o projeto. A direção trata basicamente de relações humanas. Para que o planejamento e organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação a ser dada as pessoas por intermédio da comunicação e habilidade de liderança e de motivação.

Para que haja uma direção com excelência é necessário que exista o controle de todo planejamento. O controle está relacionado com o desempenho dos objetivos, definir padrões, monitorar e avaliar o desempenho do planejamento.

A implicação ética dentro do programa para a terceira idade está relacionada com as relações entre gestores e lideres.

O relacionamento interpessoal deve ser ético pois o excesso pode implicar em assedio moral.

Um bom relacionamento contribuirá para que as coisas fluam de forma saudável.

As ferramentas aplicadas não são a garantia de que o processo administrativo correrá bem “são apenas ferramentas” o modo como o gestor aplica-las com certeza fara uma grande diferença no resultado final. No projeto do grupo as ferramentas estão inseridas no processo e a forma como serão aplicadas depende do gestor de seus valores, suas crenças, personalidade, o modo como se voltar. O resultado final o tão esperado sucesso está ligado ao desenvolvimento escolhido pelo gestor, aos seus erros e acertos.

O trabalho do gerente executivo: uma visão geral e crítica.

Fayol afirma que “capacidade gerencial deve ser obtida da mesma maneira que a capacidade técnica na escola, mais tarde na oficina”. Mitzberg afirma que “ela permanece incrustada nas praticas da vida diária”, ou seja, a administração não pode ser encarda como uma ciência ou uma profissão.

O primeiro estudioso a preocupar-se em definir o papel do gerente foi chester Barnard, para ele o verdadeiro papel do executivo era gerir os valores da organização contestando o trabalho de Taylor e Fayol que achavam que administrar poderia ser uma ciência exata capaz de ser aplicada através de um conjunto de regras.

Coube a Simon ser o primeiro a caracterizar os processos administrativos como processos decisórios, ele vê o homem “como um ator econômico bombardeado por escolhas e decisões, mas possuindo um estoque limitado de informações e capacidade de processamento”. Simon caracteriza a organização como um sistema social cooperativo, onde as pessoas interagem de forma coordenada (pelos gerentes) na busca de objetivos comuns.

John Koter, professor de Havard Busines School, em suas pesquisas sobre o trabalho de executivos encontrou um padrão de comportamento bastante diverso daquele descrito pela “abordagem do processo”, o que levou o autor a notar que os executivos têm de lidar com dois desafios de cargo: a) a diversidade de volume de informações potenciais relevantes; b) a dependência de um grande numero de pessoas.

A ação do executivo visa três pontos:

a) Estabelecimento de uma agenda;

b) Construção de redes de contatos;

c) Implementação de agenda.

Hampton lembra que há duas visões sobre liderança, uma que trata da “construção” da instituição e outra da influencia interpessoal.

Stewort critica a abordagem do processo, pois esta “tende a ser muito formal e idealística”, para Stewort o cargo é representado demandas, restrições e escolhas.

O trabalho de um gerente executivo é não só lidar com maquinas e valores, mas principalmente com pessoas. É preciso lembrar que apesar de tantas teorias o gerente tem o seu próprio estilo e cada um o seu, desse modo à aplicação de um estilo clássico ou não dependera do gerente e da empresa que esta sob sua gerencia. Tendo sempre em mente a busca pela eficiência e eficácia.

Aplicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com