TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO VIVÊNCIAS PRÁTICAS EM ESTÉTICA

Por:   •  13/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.462 Palavras (10 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 10

RELATÓRIO VIVÊNCIAS PRÁTICAS

Nome:

Rio de Janeiro

Dezembro de 2017


RELATÓRIO VIVÊNCIAS PRÁTICAS EM ESTÉTICA

Nome:

[pic 2]

Professor:

Rio de Janeiro

Dezembro de 2017


Sumário

Introdução ------------------------------------------------------------------------------- 3

Desenvolvimento ----------------------------------------------------------------------- 4

Aplicação das bases da Administração POD(e)CA nas Práticas

Vivenciadas ----------------------------------------------------------------------- 5

Passo a passo de um atendimento em colorimetria ------------------------- 12

Conclusão ------------------------------------------------------------------------------ 12

Referências ---------------------------------------------------------------------------- 13


Introdução

O presente relatório tem como objetivo relatar as vivências e experiências dos trabalhos realizados em sala. Nele será explicado sobre as bases da administração (POD(e)CA) em um dos assuntos aprendidos da área de estética, sendo que o escolhido foi a Colorimetria.

Muitas foram as atividades desenvolvidas nesse período, contudo o tema escolhido para este relatório foi a Colorimetria pois ser este procedimento já faz parte de minha prática profissional diária.

A Colorimetria é uma ciência conhecida em diversas áreas para determinar cores a partir de avaliação de matiz, intensidade e saturação. Para aplicá-la, é necessário o conhecimento aprofundado dos tipos de cores e de como elas se comportam em relação às outras. Quando utilizada para a aplicação nos cabelos, essa ciência é conhecida como Colorimetria Capilar, e serve de base para que o profissional cabeleireiro atinja a coloração adequada conforme as solicitações dos seus clientes.

Então, em um primeiro momento, é preciso conhecer a relação das cores entre si — cores primárias, secundárias, terciárias, quentes, frias e neutras, além dos tons e nuances de cada uma.

Todas as experiências foram vivenciadas no Salão Escola – Celso Lisboa. Neste local recebemos as orientações dos professores, trocamos informações com os colegas de classe durante as aulas práticas e, mais importante, tivemos a oportunidade de fazer contato com o público.


Desenvolvimento

A cadeia produtiva do ramo da beleza é abrangente e diversificada no Brasil e envolve empreendimentos de diferentes naturezas. Esse cenário demonstra a relevância e o grande potencial de geração de rendas e de postos de trabalho do segmento de beleza para a economia do país. Apesar desses dados positivos o segmento apresenta alto grau de informalidade e carência de formação dos empreendedores que muitas vezes tem dificuldade para gerenciar seus negócios, daí a importância do estudo de empreendedorismo nos cursos voltados à formação de profissionais da beleza.

Quando o assunto é empreendedorismo deve-se reconhecer que o Processo de Administração pode ser definido em seis ações, o denominado POD(e)CA. Esta sigla representar as iniciais dos verbos básicos para um administrador: Planejar, Organizar, Delegar, (executar) Controlar e Avaliar.

O profissional deve conhecer os seis atos da administração para agir como verdadeiro empreendedor: 1. Planejar: Conjunto de informações e dados recolhidos sobre determinado assunto, almejando atingir uma meta, através dos meios devidos; 2. Organizar: Filtrar e alocar, de maneira adequada e otimizada, as informações relevantes ao planejamento, previamente efetuado; 3. Delegar: Repassar, dirigir as responsabilidades organizadas, à quem é de direito executá-las; 4. Executar: Colocar em prática tudo o que foi desenvolvido no planejamento, organização e delegação; 5. Controlar: Ato de verificação e acompanhamento dos desempenhos e resultados parciais obtidos; 6. Avaliar: Utilizar de indicadores para averiguar se os resultados obtidos estão de acordo com a meta proposta.

Também o profissional deve estar atento aos aspectos técnicos e comportamentais. Com isso buscar sempre a melhoria e/ou aperfeiçoamento e resultados e a expectativa de alterar comportamentos e atitudes, pois empreender é ter posse de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano.

Gestão empreendedora é que domina a arte de administrar e liderar um projeto, pessoas de uma equipe ou uma organização desenvolvendo atitudes (saber ser), habilidades (saber fazer) e conhecimentos (saber). E os objetivos do bom empreendedor são a eficiência, a eficácia e a vantagem competitiva.

Aplicação das bases da Administração POD(e)CA nas práticas vivenciadas

- Planejar e organizar

  • Busca de informações sobre a clientela;
  • Conversa informal com o cliente procurando conhecer suas necessidades e preferencias;
  • Fazer uma anamnese criteriosa;
  • Fotografar o cabelo que será tratado (do antes) para fins de comparação;
  • Avaliar as características do cabelo que será tratado.
  • Fazer o cronograma de tratamento conforme a necessidade

Nessa fase de planejamento e organização será estabelecido quais caminhos o profissional vai seguir e onde quer chegar. Nada deve ser feito no improviso. Antes deve ser pensado e discutido, planejado com a participação dos demais funcionários envolvidos. Na organização é definido de que maneira o projeto será feito para não comprometer a produtividade e eficiência, sem prejudicar a qualidade do trabalho.

- Delegar

  • Ver a disponibilidade da equipe de apoio que auxiliarão antes, durante e depois do tratamento.

Nessa ação o profissional de colorimetria confere aos demais membros da equipe poderes e representatividade para lavar, massagear, enxaguar, secar e demais atividades essenciais no processo de tratamento dos cabelos do cliente. Podem fazer parte dessa equipe: terapeutas capilares que são especializados em histologia dos pelos e tem conhecimento aprofundado dos cabelos e seu ciclo biológico, por isso pode identificar patologias do couro cabeludo; auxiliares que se ocupam em fazer lavagem entre outras atribuições; esteticistas que conhecem as doenças que podem atingir o couro cabeludo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (326.1 Kb)   docx (175.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com