TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSAMENTO DO TRABALHO DO PROJETO

Projeto de pesquisa: PROCESSAMENTO DO TRABALHO DO PROJETO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.508 Palavras (19 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 19

TRABALHO PROJETO RECICLAGEM

Relatório pesquisado pelos cursos de Engenharia Elétrica \ Automação SALA 1C Da Faculdade Anhanguera de Taubaté Como requisito sobre RECICLAGEM

TAUBATÉ

Maio / 2014

RESUMO

Nesse trabalho vamos ver que a palavra reciclagem ganhou destaque na mídia a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza, e também era um grande problema a nível mundial, dia após dia o lixo produzido pela população aumenta cada vez mais dai surgiu a expressão que vem do inglês recicle (re = repetir, e cicle = ciclo) é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto.

O processo da coleta seletiva do lixo e a reciclagem são cada vez mais conhecidas em todo o mundo, uma vez que a reciclagem auxilia a redução da poluição do solo, do ar e da água, mas a reciclagem também gera riquezas, já que algumas empresas usam o procedimento como uma forma de reduzir os custos e também contribui para a preservação do ambiente.

No Brasil, existe em grande número de cooperativas de catadores a reciclagem tam-bém surge como uma solução para o desemprego no cenário socioeconômico, uma vez que muitos desempregados encontram neste setor uma forma de sustentar suas famílias.

A coleta seletiva na Anhanguera e pra qualquer Colaborador preocupado com a nossa geração de lixo e comprometido com nossa política ilustrada em nosso CECP – Código de Ética e de Conduta Profissional pode e deve se envolver no nosso Pro-grama de Coleta Seletiva da ANHANGUERA.

Os nossos visitantes e parceiros de negócio também estão convidados nessa em-preitada, basta procurar onde encaminhar seu lixo, o que é possível reciclar, e co-meçar, neste projeto elaboraram procedimentos para que nossa coleta seletiva seja um sucesso, pois um programa implantado sem planejamento está fadado ao fra-casso, ou seus resultados serão muito abaixo do esperado, se cada um fizer sua parte obteremos grandes resultados pra o meio ambiente.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. RECICLAGEM 8

2.1 O que é reciclagem? 9

2.2 Qual a importância de reciclar 10

2.3 Como é reciclar? 12

2.4 O upcycle 14

2.4 Cenário da reciclagem no Brasil 14

3 ESTATÍSTICAS DE RECICLAGEM – LIXO 15

3.1 Coleta seletiva 16

3.2 Reciclagem 17

3.3 Mminimização de resíduos 17

3.4 Quem pode fazer coleta seletiva na anhanguera? 18

3.5 Plano de trabalho 19

3.6 Implementação de lixeiras 20

4. RESULTADOS PREVISTOS 21

CONCLUSÃO 22

REFERENCIAs 24

1. INTRODUÇÃO

Muitas pessoas ficam na dúvida e não sabe direito o que é reciclagem, o que é coleta seletiva, o que quer dizer minimização de resíduos. Para evitar confusões, colocamos abaixo uma pequena descrição de cada um dos termos: o que é recicla-gem É a atividade de separar o lixo, para que ele seja enviado para reciclagem.

Separar o lixo é não misturar os materiais passíveis de serem reaproveitados ou reciclados (usualmente plásticos, vidros, papéis, metais, etc.) com o resto do lixo (restos de alimentos, papéis sujos, lixo do banheiro).

A coleta seletiva tanto pode ser realizada por uma pessoa sozinha, que este-ja preocupada com o montante de lixo que estamos gerando (desde que ela planeje com antecedência para onde vai encaminhar o material separado), quanto por um grupo de pessoas, como no caso da nossa empresa, etc.). Organizar um programa de coleta seletiva não é tão complicado, mas exige planejamento e o envolvimento de todos os Colaboradores.

OBJETIVO

Este projeto tem como objetivo implantar a coleta seletiva na ANHANGUERA, dando destinação correta para seus resíduos em todo o seus ambientes de influên-cia: interno e externo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O projeto tem como objetivos específicos:

 Treinar seus Colaboradores para a coleta seletiva;

 Fazer parcerias com entidades de reciclagem;

 Divulgar seus resultados para o público em geral;

 Adquirir os recipientes necessários e estruturar os postos de coleta dentro da instituição educacional;

 Fazer a compra e uso sempre que possível de papel reciclado em seus pro-cessos;

 Destinar seus resíduos orgânicos para a Compostagem;

 Destinar seus resíduos sólidos para o reaproveitamento e/ou reciclagem;

 Elaborar e difundir material didático (apostilas) dentro da instituição e com os parceiros de negócios;

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

Estamos vivenciando um grande problema ambiental a nível mundial, causa-do pela superpopulação do planeta e pela exploração exagerada de seus recursos naturais ocasionando muita poluição e degradação ambiental.

O nível local a população é grande causadora de degradação ambiental, sen-do em primeiro grau pelo consumismo desenfreado e pela grande geração de lixo. A ANHANGUERA preocupada com a pegada ecológica e com os impactos ambientais a nível local e global está elaborando este plano que buscam do amenizar estes danos bem como desenvolver alternativas que tenham como resultados a compensação ambiental. Portanto, este projeto é muito importante se justificando de imediato pelas suas ações para cumprir seu objetivo.

ESTE PROJETO TAMBÉM SE JUSTIFICA PELOS BENEFÍCIOS DA COLE-TA SELETIVA

 Menor redução de florestas nativas;

 Reduz a extração dos recursos naturais;

 Diminui a poluição do solo, da água e do ar;

 Economiza energia e água;

 Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo

 Conserva o solo. Diminui o lixo nos aterros e lixões;

 Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.

 Diminui o desperdício;

 Melhora a limpeza e higiene da instituição;

 Previne enchentes;

 Diminui os gastos com a limpeza urbana;

 Cria oportunidade de fortalecer cooperativas:

 Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.

 Este projeto também se justifica pelas vantagens de se reciclar:

 Contribuição para a natureza:

 50 kg de papel velho = uma árvore poupada;

 Kg de papel reciclado= 20 árvores poupadas

 Kg de vidro reciclado= 1300Kg de areia extraída poupada;

 Kg de plástico reciclado= milhares de litros de petróleo poupados;

 Kg de alumínio reciclado= 5000Kg de minérios extraídos poupados

 Obs.: Note que petróleo e minérios são recursos naturais não renováveis em curto prazo.

2. RECICLAGEM

A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materi-ais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração. O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características.

O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização. O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel. O papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente.

Isto acontece devido a não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transformá-lo em uma massa que ao final do processo re-sulta em um novo material de características diferentes. Outro exemplo é o vidro. Mesmo que seja "derretido", nunca irá ser feito outro com as mesmas características tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mis-tura formulada a partir da areia.

Já uma lata de alumínio, por exemplo, pode ser derretida de volta ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo nova-mente voltar a ser uma lata com as mesmas características. A palavra reciclagem ganhou destaque na mídia a partir do final da década de 1980, quando foi constata-do que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resí-duos e de outros dejetos na natureza, A expressão vem do inglês recicle (re = repe-tir, e cicle = ciclo).

Como disposto acima sobre a diferença entre os conceitos de reciclagem e reaproveitamento, em alguns casos, não é possível reciclar indefinidamente o mate-rial. Isso acontece, por exemplo, com o papel, que tem algumas de suas proprieda-des físicas minimizadas a cada processo de reciclagem, devido ao inevitável encur-tamento das fibras de celulose. Em outros casos, felizmente, isso não acontece.

A reciclagem do alumínio, por exemplo, não acarreta em nenhuma perda de suas propriedades físicas, e esse pode, assim, ser reciclado continuamente.

2.1 O que é reciclagem?

O lixo é um dos maiores problemas a nível mundial, dia após dia o lixo produ-zido pela população aumenta cada vez mais. Todos os dias são recolhidos tonela-das de lixo de indústrias, residências, escritórios, fábricas, hospitais...

A quantidade de lixo gerado por uma pessoa diariamente atinge à volta de 5 kg, multiplicando este valor por toda a população existente no planeta, este número atinge valores ele vadíssimos. Desta forma surge a questão: Onde colocar todo este lixo? A reciclagem surge como uma das soluções para este problema, através desta é possível diminuir o consumo de matérias-primas, a quantidade de lixo e a poluição. O termo “reciclagem” surgiu no ano de 1970, altura em que ocorreu a crise do petróleo e a sociedade começou a dar maior importância ás preocupações ambientais foi nesta década que apareceu o primeiro movimento de defesa do meio ambiente.

Podemos definir a reciclagem como um conjunto de técnicas que tem como objetivo aproveitar os detritos e voltar a utilizá-los no ciclo produtivo de que saíram, com o objetivo de reduzir a quantidade de lixo produzido.

Resulta de um conjunto de atividades, das quais os materiais que têm como destino o lixo são aproveitados, separados e processados de forma a serem utiliza-dos como matéria prima para a fabricação de novos produtos. O produto reciclado, nas maiorias das vezes é diferente do produto inicial da reciclagem.

Muitos dos materiais reciclados demoram bastante tempo a decomporem-se e a reintegrarem-se no meio ambiente, por exemplo, uma garrafa de plástico pode demorar 1 milhão de anos a decompor-se.

Vários materiais podem ser aproveitados para a reciclagem, tal como o papel, o vidro, o plástico e o metal. Este processo trás inúmeros benefícios para a preser-vação do nosso planeta possibilita poupar à natureza da extração dos recursos naturais, tal como a energia, a agua e a matéria prima, a diminuição da poluição e da quantidade de lixo que é colocada nos aterros sanitários, uma vez que 30% em peso do lixo correspondem a material que pode ser reciclado.

2.2 Qual a importância de reciclar

Nos anos 70 já havia a preocupação com a preservação ambiental e foi nesse período que surgiu o conceito de reciclagem. A reciclagem é fundamen-tal para a preservação do meio ambiente. Hoje, com o aquecimento global, ela se tornou algo ainda mais importante, por isso é que cada um deve fazer a sua parte.

Junto com o aumento da população mundial e com o crescimento da indús-tria, aumenta também a quantia de resíduos orgânicos e inorgânicos na sociedade. Devido a grande quantia de lixo, reciclar se torna uma atitude cada vez mais impor-tante para a manutenção da saúde do planeta e das pessoas.

Reciclagem é o nome dado ao processo de reaproveitamento de objetos usados para confecção de novos produtos. O processo de reciclarem gera riquezas, já que algumas empresas usam o procedimento como uma forma de reduzir os cus-tos e também contribui para a preservação do ambiente.

Os materiais mais reciclados são o papel, o plástico, o vidro e alumínio.

A coleta seletiva do lixo e a reciclagem são cada vez mais conhecidas em todo o mundo, uma vez que a reciclagem auxilia a redução da poluição do solo, do ar e da água. A reciclagem também surge como uma solução para o desemprego no cenário socioeconômico, uma vez que muitos desempregados encontram neste se-tor uma forma de sustentar suas famílias.

No Brasil, existem em grande número de cooperativas de catadores de alu-mínio e de papel. O alumínio pode ser reaproveitado totalmente. Ele é derretido e retorna para as linhas de produção das empresas fabricantes de embalagens. Como as cidades com grande crescimento da população não tem locais para instalar seus depósitos de lixo, a reciclagem é uma solução economicamente viável.

Em muitos locais públicos, existem latas disponíveis para realização da coleta seletiva, faltando apenas à conscientização de algumas pessoas para que o proces-so deslanche de vez. Na zona rural, ocorre à reciclagem do chamado lixo orgânico que seriam restos de alimentos. Esses “restos” são utilizados para fabricação de adubo orgânico que é utilizado para preparar o solo das plantações.

Ao reciclarem, os seres humanos estão contribuindo para um desenvolvimento sustentável para o planeta. Alguns materiais inorgânicos levam até 5.000 anos para se decompuser Veja alguns produtos que você pode reciclar: Papel: jornais, folhetos, caixas de papelão, revistas e demais embalagens feitas de papel; Vidro: garrafas, frascos de medicamentos e algumas embalagens de alimentos; Plástico: garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas dos supermercados; Metal: lata de alumínio, de aço, tampas, cobre alumínio, pregos, etc. Lembre-se: a maioria dos materiais que simplesmente jogamos no lixo pode ser reci-clada.

Reciclando, você ajuda a preservar e até melhorar o planeta para as gera-ções futuras, diminuindo a poluição e mantendo os recursos naturais disponíveis.

2.3 Como é reciclar?

Existem várias formas de destinar seu lixo para reciclagem. Em princípio, se um produto for reciclável (veja como saber), basta descartá-lo de forma correta nos cestos apropriados. Porém, nem todos os bairros, condomínios e casas possu-em serviço de coleta seletiva - o Portal e Cycle já fizeram uma enquete perguntando aos usuários a respeito, e 32,4% responderam que não havia coleta seletiva em seu bairro – e muitas vezes o descarte pode ser feito por meio de postos independentes (veja como localizar postos de reciclagem próximos à sua residência). Em outras ocasiões, a prefeitura municipal se encarrega desse serviço.

Também é importante dizer que o avanço tecnológico pode fazer com que um item que atualmente não é reciclável, torne-se reciclável no futuro. Para os que já são recicláveis, é preciso ter alguns cuidados especiais antes de enviá-los para coleta seletiva. Veja alguns exemplos: Plástico - consistem em transformar os plásti-cos (tanto os oriundos de sobra industrial - sobras virgens do processo produtivo - quanto os descartados pós-consumo - materiais recuperados no lixo por meio da coleta seletiva) em pequenos grânulos, que podem ser utilizados na produção de novos materiais, como sacos de lixo, pisos, mangueiras, embalagens não alimentícias, peças de automóveis etc.

Papel - a grande quantidade de papel que é consumida no mundo causa gra-ve problemas ambientais, como o desmatamento de florestas. Para conter esse pro-blema, uma das soluções é a reciclagem, que reaproveita o papel usado para pro-duzir outro novo em folha; a reciclagem é simples e barata.

Caixas de Leite - a maioria das embalagens longa vida é feita a partir de uma mistura de materiais com propriedades diversas. Mesmo assim, é possível reciclá-las e, no Brasil, existem cerca de 20 usinas especializadas na reciclagem de emba-lagens cartonadas (Tetra Pak).

É importante descartar os materiais recicláveis limpos, para não ocorrer a pro-liferação de doenças, odores, bem como para evitar a contaminação de itens reci-cláveis que estejam no mesmo local, pois caso ocorra a contaminação, a reciclagem dos materiais contaminados fica mais difícil.

Caixas de Pizza - óleo e gordura da pizza dificultam processo de recicla-gem do papelão das caixas. Mas há alternativas, como criar outras embalagens ou separar as partes da caixa que não foram manchadas pela gordura, como a superfí-cie, e enviar para coleta seletiva.

Pneus - não são tóxicos, mas causam problemas. Apesar de não serem com-postos de materiais tão nocivos a ponto de prejudicar o meio ambiente, os pneus descartados de forma errada contribuem para a proliferação de doenças, como a dengue. Além disso, somente no Brasil, 45 milhões de pneus são produzidos por ano e muitos pneus acabam jogados em rios, o que aumenta a calha dos mesmos, podendo causar transbordamentos. Uma boa alternativa é recauchutar em uma ofi-cina ou doar para empresas que o reutilizam de outras formas.

Lâmpadas Fluorescentes - mercúrio e chumbo são metais que estão dentro da lâmpada e podem prejudicar nossa saúde, portanto é importante tomar cuidado ao descartá-las. Outra medida é assegurar que as lâmpadas não sejam enviadas para aterros comuns. Por isso, consultar os postos de reciclagem adequados é es-sencial.

Lixo Eletrônico - conserte, doe, reutilize ou recicle, mas não jogue seus ele-trônicos no lixo comum, pois eles possuem vários componentes e substâncias que podem causar doenças, como cádmio, chumbo e mercúrio.

Sendo assim, o melhor que você pode fazer é procurar postos de reciclagem para eletrônicos (clique aqui e acesse a sessão específica para busca de postos da e Cycle) ou tentar devolver os produtos para os fabricantes, que ficarão respon-sáveis a dar uma destinação correta a partir da lei de resíduos sólidos.

Amianto - a recomendação é de que o amianto seja descartado juntamente com resíduos tóxicos, em aterros especializados. Portanto, mesmo com todas as garantias dadas pela indústria, o amianto é um material perigoso e que não tem co-mo ser reutilizado ou reciclado. As alternativas para descartar de forma consciente e sustentável todo o tipo de lixo estão disponíveis no Porta e Cycle.

Não deixe de consultar a Seção Recicle Tudo para ficar por dentro de tudo que pode ser reciclado e como fazer isso! E se você quer descartar seu lixo de forma correta, mas não há serviço de coleta seletiva em seu bairro e você não tem tempo de procurar postos de reciclagem, use o serviço Descarte Certo In a Box! - uma for-ma de descartar objetos sem sair de casa e tendo a garantia de que todos os seus componentes serão devidamente reciclados ou tratados da melhor forma possível para reaproveitamento, sem qualquer risco ambiental.

2.4 O upcycle

Assim como a reciclagem, a prática de upcycling também consiste em dar uma nova utilidade a algo que foi descartado, porém, com a diferença de não usar energia para transformar o objeto em matéria-prima. Ou seja, é ainda mais ecológico, pois dispensa a energia gasta na atividade industrial. Em outras palavras, trata-se de reaproveitamento.

Podemos observar esse processo em situações que esbanjam criatividade, como reaproveitar geladeiras como bibliotecas.

A tendência do upcycling também vem sendo abraçada pelas indústrias da moda e da decoração (saiba mais).

2.4 Cenário da reciclagem no Brasil

Hoje em dia, reciclar é mais do que necessário. A maioria dos países tem essa preocupação, apoia programas ambientais e, consequentemente, de reciclagem. No Brasil, de acordo com a associação sem fins lucrativos CEMPRE (O Compromisso Empresarial para Reciclagem), o faturamento das cooperativas de catadores cresceu 311%, com ganhos de produtividade que superam 50% (em tonelagem/dia) no período de 2010 a 2014. Um dos próximos passos para manter esse progresso é a formalização da atividade desempenhada pelos catadores.

Contudo, mesmo o Brasil tendo mostrado iniciativas reconhecidas por órgãos internacionais, como o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), ainda há muito a se fazer. Em 2012, apenas 18% dos municípios brasileiros possuíam coleta seletiva. Portanto, há uma grande porta de entrada para ideias verdes que ajudem a proliferar ainda mais o conceito de reciclagem no Brasil e no mundo.

3 ESTATÍSTICAS DE RECICLAGEM – LIXO

O lixo é uma fonte de riquezas.

As indústrias de reciclagem produzem papéis, folhas de alumínio, lâminas de borracha, fibras e energia elétrica, gerada com a combustão. No Brasil, a cada ano são desperdiçados R$ 4,6 bilhões porque não se recicla tudo o que poderia.

 O Brasil é considerado um grande "reciclador" de alumínio, mas ainda reapro-veitam pouco os vidros, o plástico, as latas de ferro e os pneus que consome, A ci-dade de São Paulo produz mais de 12.000 toneladas de lixo por dia, com este lixo, em uma semana dá para encher um estádio para 80.000 pessoas se toda água do planeta coubesse em um litro, a água doce corresponderia a uma colher de chá.

 Somente 37% do papel de escritório são realmente reciclados, o resto é queimado. Por outro lado, cerca de 60% do papel ondulado é reciclado no Brasil.

 Um litro de óleo combustível usado pode contaminar 1.000.000 de litros de água menos de 50% de produção nacional de papel ondulado ou papelão é recicla-do atualmente, o que corresponde a cerca de 720 mil toneladas de papel ondulado. O restante é jogado fora ou inutilizado.

Pesquisas indicam que cada ser humano produz, em média, um pouco mais de 1 quilo de lixo por dia. Atualmente, a produção anual de lixo em todo o planeta é de aproximadamente 400 milhões de toneladas.

Perfil do lixo produzido nas grandes cidades brasileiras:

1. 39%: papel e papelão

2. 16%: metais ferrosos

3. 15%: vidro

4. 8%: rejeito

5. 7%: plástico filme

6. 2%: embalagens longa vida

7. 1%: alumínio

Com isso poucos municípios dão tratamentos especiais ou reciclam os entu-lhos da construção civil, apesar de serem produzidos em grandes quantidades na maior parte, servem de substrato ou pavimento de estradas, para tapar buracos ou depressões ou como tijolos ou briquetes.

No primeiro mundo, a destinação é parecida, mas a quantidade reciclada é em maior que a nossa apesar de serem produzidos em grandes quantidades. Na maior parte, servem de substrato ou pavimento de estradas, para tapar buracos ou depressões ou como tijolos ou briquetes no primeiro mundo, a destinação é pareci-da, mas a quantidade reciclada é bem maior que a nossa.

Tempo de Degradação dos Materiais

Resíduo Tempo

Jornais De 2 a 6 semanas

Embalagens de papel De 1 a 4 meses

Guardanapos de papel 3 meses

Pontas de cigarro 2 anos

Palito de fósforo 2 anos

Chiclete 5 anos

Cascas de frutas 3 meses

Nylon De 30 a 40 anos

Copinhos de plástico De 200 a 450 anos

Latas de alumínio De 100 a 500 anos

Tampinhas de garrafa De 100 a 500 anos

Pilhas e baterias De 100 a 500 anos

Garrafas de plástico Mais de 500 anos

Pano De 6 a 12 meses

Vidro Indeterminado

Madeira pintada 13 anos

Fralda descartável 600 anos

Pneus Indeterminado

3.1 Coleta seletiva

É a atividade de separar o lixo, para que ele seja enviado para reciclagem. Separar o lixo é não misturar os materiais passíveis de serem reaproveitados ou re-ciclados (usualmente plásticos, vidros, papéis, metais, etc.) com o resto do li-xo(restos de alimentos, papéis sujos, lixo do banheiro).

A coleta seletiva tanto pode ser realizada por uma pessoa sozinha, que esteja preocupada com o montante de lixo que estamos gerando (desde que ela planeje com antecedência para onde vai encaminhar o material separado), quanto por um grupo de pessoas, como no caso da nossa empresa, etc.) Organizar um programa de coleta seletiva na Anhanguera não é tão complicado, mas exige planejamento e o envolvimento de todos os Colaboradores.

3.2 Reciclagem

Uma atividade - na maior parte dos casos, industrial - que transforma os ma-teriais já usados em outros produtos que podem ser comercializados.

Através da reciclagem, papéis velhos transformam-se em novas folhas ou caixas de papelão; os vidros se transformam em novas garrafas ou frascos; os plás-ticos podem se transformar em vassouras, potes, camisetas; os metais transformam-se novas latas ou recipientes.

Portanto, reciclar também significa transformar lixo em dinheiro.

3.3 Mminimização de resíduos

É um conceito que abrange mais do que a simples coleta seletiva e envio dos resíduos para reciclagem. Pressupões três regrinhas básicas que devem ser segui-das: primeiro pensar em todas as maneiras de reduzir o lixo, depois, reaproveitar tudo o que for possível, e só depois pensar em enviar materiais para reciclar.

Essa forma de atuação é chamada de 3 R, que é alerta inicial de cada uma das palavras-chave. este projeto busca criar atividades e procedimentos que ajuda-ram não só na implantação da nossa coleta seletiva, mas também mudança de hábi-tos para nossos colaboradores de forma que adotem não só aqui na instituição edu-cacional mas na forma de ser sustentável, mas também em outros ambientes, como em suas casas e suas áreas de influências.

3.4 Quem pode fazer coleta seletiva na anhanguera?

Qualquer Colaborador preocupado com a nossa geração de lixo e comprome-tido com nossa política ilustrada em nosso CECP – Código de Ética e de Conduta Profissional pode e deve se envolver no nosso Programa de Coleta Seletiva da ANHANGUERA.

Os nossos visitantes e parceiros de negócio também estão convidados nessa empreitada, basta procurar onde encaminhar seu lixo, o que é possível reciclar, e começar. Neste projeto elaboramos procedimentos para que nossa coleta seletiva seja um sucesso, pois um programa implantado sem planejamento está fadado ao fracasso, ou seus resultados serão muito abaixo do esperado.

É necessária uma pesquisa prévia e um empenho de tempo e energia para organizar tudo com cuidado. Mas os resultados são compensadores.

3.5 Plano de trabalho

Envolver todos os seus Colaboradores no seu projeto interno, delegando a implantação e a gestão destes, dentro da seguinte linha de trabalho:

1) Apresentação do projeto para todos os Colaboradores;

2) Escolha e definição da equipe gestora/executora do projeto;

3) Elaboração do Plano de Trabalho (Ação) com atividades, delegações, prazos, etc.;

4) Capacitação dos Colaboradores para a Coleta Seletiva

5) Elaboração da cartilha da Coleta Seletiva

6) Registro fotográfico do “antes” e do “depois”

7) Confecção do relatório de resultados para divulgação no da instituição

3.6 Implementação de lixeiras

Implementar e alocar as lixeiras nos corredores e nas extremidades da insti-tuição Com as identificações adequada pra que os colaboradores e visitantes pos-sam seguir As normas e regras da instituição educacional.

4. RESULTADOS PREVISTOS

Ao fim do projeto, espera-se alcançar os seguintes resultados:

 Capacitação de todos os Colaboradores para a Coleta Seletiva – da instituição:

 Implantação de Coletores de reciclagem em vários pontos na instituição;

 Destinação correta para os resíduos da instituição;

 Mensuração, quantificação e divulgação da compensação ambiental do projeto;

CONCLUSÃO

Nos da Sala 1C do Curso de Engenharia Elétrica e Automação desenvolve-mos este projeto de reciclagem e coleta seletiva, mas pra que possamos levar o pro-jeto à frente precisamos entender primeiro:

O que é reciclagem?

A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto

O que é coleta seletiva?

É a atividade de separar o lixo, para que ele seja enviado para reciclagem. Separar o lixo é não misturar os materiais passíveis de serem reaproveitados ou re-ciclados (usualmente plásticos, vidros, papéis, metais, etc.).

Agora que entendemos o que é reciclagem e coleta seletiva veremos nesse projeto o que estamos vivenciando um grande problema ambiental a nível mundial, causado pela superpopulação do planeta e pela exploração exagerada de seus re-cursos naturais ocasionando muita poluição e degradação ambiental. A nível local a população é grande causadora de degradação ambiental, sendo em primeiro grau pelo consumismo desenfreado e pela grande geração de lixo.

A ANHANGUERA preocupada com a pegada ecológica e com os impactos ambientais a nível local e global está elaborando este plano que buscam do ameni-zar estes danos bem como desenvolver alternativas que tenham como resultados a compensação ambiental. Portanto, este projeto é muito importante se justificando de imediato pelas suas ações para cumprir seu objetivo como,

 Menor redução de florestas nativas;

 Reduz a extração dos recursos naturais;

 Diminui a poluição do solo, da água e do ar;

 Economiza energia e água;

 Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo Conserva o solo,

 Diminui o lixo nos aterros e lixões;

 Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.

O mais importante com esse trabalho e que iremos conscientizar todos os co-laboradores ou visitantes da instituição em reeducação ambiental a onde consegui-remos não só amenizar a devastação do meio ambiente, mas a onde também con-seguiremos colocar a instituição como umas das unidades mais bem concedida ecologicamente correta.

Mas pra que esse projeto vá à frente todas as pessoas da direção terão que nos ajudar com os investimentos de novas lixeiras, em treinamento dos faxineiros pra que possamos obter sucesso em nosso trabalho.

Através da reciclagem a instituição possa acrescentar em seu orçamento al-guns R$ a mais a onde ela poderá a melhorar ainda mais suas instalações sem contar que estará ajudando o meio ambiente.

REFERENCIAS

http://www.atitudessustentaveis.com.br/artigos/importancia-reciclagem/

http://ecycle.com.br/component/content/article/44-guia-da-reciclagem/2046-reciclagem-o-que-e-como-surgiu-reaproveitamento-upcycle-origem-como-reciclar-coleta-seletiva-onde-reciclar.html

http://recigreenbrasil.blogspot.com.br/2010/11/como-surgiu.html

http://www.ruadireita.com/energias-renovaveis/info/o-que-e-a-reciclagem/

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/estatisticas_de_reciclagem/estatisticas_de_reciclagem_-_lixo.html

...

Baixar como  txt (30.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »