TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regras da ginástica aeróbica

Artigo: Regras da ginástica aeróbica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  Artigo  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  5.256 Visualizações

Página 1 de 2

REGRAS

A Aeróbica Esportiva é a habilidade de realizar padrões de movimentos completos originados na Ginástica Aeróbica tradicional e de alta intensidade. Os padrões de movimentos estão constituídos por uma série de elementos de dificuldade. A maioria destes elementos são originários da Ginástica Artística.

Tanto os movimentos da Ginástica Aeróbica tradicional como os elementos da Ginástica Esportiva devem ser realizados com uma técnica correta. Todos os movimentos e elementos compõem uma rotina coreográfica, onde se deve demonstrar criatividade, força, resistência, flexibilidade, carisma e uma perfeita interpretação da música através do corpo e do movimento.

Existem certos requisitos requeridos dentro de uma apresentação coreográfica de ginástica aeróbica de competição, como por exemplo os aspectos Artístico, Execução e Dificuldade.

Artísticos: para cumprir este requisito, a rotina deve ser dinâmica e demonstrar criatividade com uma coreografia expressiva com transições fluidas e com o estilo específico da ginástica aeróbica. Também deverá demonstrar força e flexibilidade de ambos os lados do corpo sem repetição de nenhum elemento.

Execução: todo exercício cuja performance não se realize de acordo com a definição da ginástica aeróbica de competição, está sujeito a descontos. Até porque a correta execução técnica permite um melhor controle do movimento evitando também desta maneira possíveis lesões. Dentro da execução coreográfica de dupla, trio e grupos, não é permitido mais de quatro 'lifts' (figuras, formações) em toda a rotina, incluindo a pose inicial e final.

Dificuldade: em todas as categorias, poderão ser executados até doze elementos na rotina, respeitando-se os limites de valores de elementos para cada uma delas. Incluir elementos faz com que a série fique mais variada, equilibrada e chamativa. A Ginástica Aeróbica Esportiva requer uma habilidade tal que o competidor mostre uma postura erguida, que denote força muscular espinhal, além de um correto alinhamento das articulações. Os movimentos que demonstram os braços e as pernas devem ser fortes e definidos. É essencial mostrar uma lógica utilização do espaço, exercícios de solo, translações sobre a área de competição e movimentos aéreos.

A performance completa de uma rotina deve realizar-se junto com a totalidade da composição musical.

Voltando à família dos elementos, podemos dizer que são seis: força estática; força dinâmica; saltos e giros; equilíbrio; passadas; flexibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com