TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O enredo do livro o Monge e o Executivo

Resenha: O enredo do livro o Monge e o Executivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  Resenha  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 4

O Monge e o Executivo

O livro O Monge e o Executivo tem como base a ideia de "para liderar você precisa servir". Através da narrativa de John Daily, um executivo aparentemente bem sucedido que aos poucos vê a sua vida declinar, e não consegue saber o por que.

John Daily é casado, pai de um casal de filhos e gerente de uma grande empresa, passa por muitas dificuldades tanto no trabalho quanto em sua vida familiar. Depois de sua mulher insistir muito, ele decide participar de um retiro em um mosteiro cristão para refletir sobre seus erros e colocar a sua vida em ordem.

John tinha um receio, receio de mudar, de admitir que não está no caminho certo. O conflito interno do executivo passa a ser o plano de fundo da obra, que tem como tema principal o significado da liderança.

Toda a historia é contada num mosteiro, através de uma espécie de exílio que por sua vez acontece de forma estruturada e segue uma programação cheia de treinamentos, atividades religiosas e momentos de reflexão, onde a humildade, a atenção e a paciência são os principais ingredientes para um bom aproveitamento de seus participantes.

O retiro, o vivenciado na obra, conta com seis participantes cada um com características e funções diferentes diante a sociedade, porém com uma característica em comum, cada um é líder na sua função.

O grupo é incentivado a discutir seus problemas e a realizar atividades em equipe para resolver seus próprios problemas.

O grande mediador desse processo é Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge, o mesmo fala sobre os princípios de liderança bem como de sua distinção entre autoridade e poder. Destaca a importância de se conjugar a realização de uma tarefa com a construção saudável de relacionamentos, mostra a importância de desafiá-los sempre em relação a si, aos demais e ao mundo. A maior referência deste monge é um homem que não ocupou cargo algum e não fez faculdade, sua referência é Jesus Cristo.

Ao final do retiro, John percebe o quanto haveria de mudar e mostra expectativa de aplicar os princípios dos ensinamentos recebidos no retiro, ao voltar para casa.

O autor James C. Hunter mostra o ocorrido com John Daily de uma forma diferenciada e emocionante. A obra é narrada na primeira pessoa, deixando a participação do protagonista extremamente ativa, partilha com o leitor cada momento de sua trama da forma mais íntima possível, partilhando não só as descobertas e alegrias daquele, mas também expondo suas dúvidas, inquietações e acima de tudo o seu receio.O receio de mudar, de admitir que não está no caminho certo, o receio de se auto-reconhecer, o confronto de John com seus sentimentos e a transformação que isto ocasiona são os principais atributos de O monge e o executivo.

O conflito interno do executivo passa a ser a base da obra, que tem como tema principal a significação da liderança em sua essência, a liderança enquanto uma atividade humana e que deve ser exercida na forma de serviço assistencial e não de uma forma tirana.¬¬

A obra questiona sobre o modelo coorporativo atual e pretende esclarecer o que vem a ser a liderança contrapondo-a com os modelos vigentes de relações interpessoais. É feita uma análise minuciosa sobre as nossas relações e a forma como estas se dão, nos mais variados ambientes (familiar, empresarial, escolar, comunitário, esportivo, etc.) e de que forma estamos atuando e percebendo o mundo a nossa volta.

Partindo da premissa de que as pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com