TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha modernizaçao urbana Follis Sérgio

Por:   •  3/6/2016  •  Resenha  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA: FOLLIS, Fransergio. “MODERNIZAÇÃO URBANA":na Bella Époqua Paulista.São Paulo: Ed UNESP, 2004.

Nome do aluno(a)

Tecnologia em Gestão Ambiental

Gestão Ambiental Urbana

No século XIX na Europa a urbanização cresceu muito com o processo de capitalismo gerando um superpovoamento nos bairros medievais e operários, a grande aglomeração comprometeu na circulação de ar e na penetração de luz solar, esse capitulo foi marcado pela insalubridade e várias epidemias como a tifo e tuberculose que eram provocadas pelas condições precárias sanitaristas que estavam relacionadas ao espaço construído o que fez como que surgisse legislações urbanísticas geral ao tratar a questão de higienização da cidade, embelezamento e racionalização do espaço urbano os administradores europeus passaram a intervir no espaço urbano com o objetivo de transforma-lo.

Esse processo foi acelerado principalmente nas cidades onde o poder público,viabilizou grandes reformas,como por exemplo Paris reformada pelo Barão Georges Eugene Haussman entre 1853 e 1869 e tornou-se exemplo de modelo urbano para muitas cidades de vários lugares do mundo, mas para isso acontecer houve o processo de demolição e construção ,excluindo a população mais pobre para o subúrbios.

A racionalização deu-se por meio da abertura de novas ruas largas e de uma vasta rede de bulevares articulados , montando um plano de circulação preciso e bem-orquestrado o que trouxe mais segurança pública.

Rio de Janeiro e São Paulo: Os Grandes Exemplos Brasileiros

Até o século XIX mesmo com a instalação de rodovias,transição do trabalho escravo para a livre imigração, o crescimento do mercado interno, inicio de industrialização e desenvolvimento do mercado interno, não se alteraram os padrões tradicionais de urbanização, os núcleos urbanos viviam em função das áreas rurais. Porém no entre o seculo XIX e XX com a influencia europeia houve uma transformação nas cidades brasileiras, principalmente nas capitais e cidades portuárias.

O Rio de janeiro porta de entrada do Brasil e de intenso movimento de pessoas, tinha condições insalubres e uma paisagem anti estética o que era mal vista pela elite com isso o novo presidente da república em novembro de 1902 Rodrigues Alves,modernizou o Rio de janeiro contratando engenheiros e médicos para mudar a situação da cidade.

A mudança da paisagem transformou a cidade em referencia nacional em termos de modernização urbana, outro exemplo e São Paulo referencia pelas cafeicultoras do Oeste Paulista que foi transformada no principal centro articulador financeiro e mercantil de café sofrendo várias intervenções urbanas.

O desenvolvimento urbano de Franca e o despontar da cidade moderna

No seculo XIX o café ganhou importância e o Oeste de São Paulo cresceu na dinâmica econômica , e Franca a cidade mais antiga fundada em 1824 alcançou autonomia politica e em 1856 muda seu status para cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com