TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE DO LIVRO DISCURSO DO MÉTODO DE RENÉ DESCARTES

Por:   •  12/4/2019  •  Abstract  •  3.799 Palavras (16 Páginas)  •  9 Visualizações

Página 1 de 16

INSTITUTO FILOSÓFICO DE APUCARANA

GABRIEL BEGALLI

SÍNTESE DO LIVRO DISCURSO DO MÉTODO DE RENÉ DESCARTES

Apucarana

2017

GABRIEL BEGALLI

SÍNTESE DO LIVRO DISCURSO DO MÉTODO DE RENÉ DESCARTES

Trabalho da disciplina Teoria do Conhecimento, do curso de Filosofia do Instituto Filosófico de Apucarana.

Orientador: Prof. Pe. Marcos Antonio Teixeira.

 

Apucarana

2017


SUMÁRIO

Introdução         4

Primeira Parte – Diversas considerações relativas às ciências         5

Segunda Parte – Principais regras do método        7

Quarta Parte – Lineamentos da metafísica cartesiana         11

Quinta Parte – Ordem das questões da Física         12

Sexta Parte – Razões que o levaram a escrever        14

Conclusão         15

Referência bibliográfica         16


INTRODUÇÃO

Descartes traz uma contribuição para a história do pensamento humano, por isso, sua filosofia na busca pela verdade deve conduzir ao conhecimento da natureza para a pôr a serviço dos homens. Com isso, o Discurso do Método de Descartes se apresenta como um meio para a busca do conhecimento.  

O Discurso do Método mostra que Descartes não tem intenção de ensinar, mas somente de falar dele, pois como se pode ver do que ali se diz, ele consiste mais em prática do que em teoria. Dividido em seis partes, tem em sua primeira diversas considerações relativas às ciências; na segunda consta as principais regras do método; a terceira Descartes oferece-nos as regras da moral provisória; na quarta parte expõe os lineamentos da metafísica cartesiana; a quinta estuda a ordem das questões da Física; e por fim na sexta conta-nos as razões que o levaram a publicar seu livro e quais os requisitos necessários para se progredir na investigação da natureza.  

O texto mais famoso de Descartes, Discurso do Método, além de uma exposição das principais regras do método é, também, uma autobiografia de Descartes. Nesse texto não nos diz como devemos proceder para alcançar a verdade, mas como ele, Descartes, procedeu para alcançá-la.

Primeira Parte – Diversas considerações relativas às ciências

O bom senso é a coisa mais repartida deste mundo, e, é naturalmente igual em todos os homens, assim a diversidade de opiniões não resulta de serem umas mais razoáveis do que as outras, mas de conduzir nossos pensamentos por diversas vias. Quanto a razão ou senso são a única coisa que nos faz homens e nos distingue dos animais, e quero crer que existe toda, inteira, em cada um de nós. 

Sei quanto estamos sujeitos a enganos no que nos diz respeito, e quanto também nos devem ser suspeitos os juízos de nossos amigos quando são a nosso favor, com isso meu propósito não é ensinar aqui o método que cada um deve seguir para bem conduzir a sua própria razão, mas somente mostrar de que maneira procurei conduzir a minha.

Nutri-me de letras desde minha infância, mas desde que terminei todo esse curso de estudos mudei inteiramente de opinião, encontrei-me embaraçado por tantas duvidas e erros, por descobrir cada vez mais a minha ignorância.  

Não deixava, porém, de estimar os exercícios com os quais nos ocupamos nas escolas, tinha na leitura de livros antigos como o mesmo que viajar e conversar com homens de outros séculos, entretanto via que quando nos mostrarmos muito curiosos com as coisas que se praticavam nos séculos passados, tornamo-nos ignorantes perante as que se praticam neste.

Estudava muito a Eloquência e tinha paixão por Poesia, pois os que tem raciocínio mais forte, e que melhor digerem seus pensamentos para os tornar claros e inteligíveis, podem sempre persuadir da melhor maneira, ainda que não falem senão o baixo-bretão e que nunca tenham aprendido Retórica. Da filosofia nada direi, considerando que ela foi cultivada pelos mais excelentes espíritos durantes séculos, nela não há, no entanto, coisa alguma sobre a qual não se dispute e que, por conseguinte, não seja duvidosa.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com