TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA P. Guárezky

Projeto de pesquisa: SOCIOLOGIA P. Guárezky. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 6

Com base na abordagem de P.Guareschi, fale com suas palavras sobre:

1- teoria e ciência: o que é e qual a importância;

Teoria é um conjunto de leis que procuram explicar a realidade, os fatos concretos e singulares. Um conjunto de leis de associação ou de contraste de fatos forma uma teoria. A teoria tem como um dos objetivos explicar os fatos ocorridos. O que sabemos sobre um povo distinto, seus costumes, sua crença, sua cultura, é uma teoria sobre aquele grupo. Todos os estereótipos e preconceitos que possuímos são teorias. Um trabalho extremamente útil para todos nós é começarmos a questionar as teorias que temos, pois só é realmente livre aquele que conhece suas teorias, que sabe por que pensa de determinada forma. Quando relacionamos algumas teorias sobre determinados assuntos, por exemplo: relevo, oceanos, pontos cardeais, mapas, estamos falando de uma ciência, no caso a geografia. Assim dizemos que a ciência é um conjunto de teorias que tentam explicar a realidade. Nenhuma lei explica todos os fenômenos ou o fenômeno todo. Varias teorias sobre química formam uma ciência. Quando há um determinado numero de teorias sobre determinado assunto diz-se que há uma ciência sobre tal assunto. É muito importante perceber o vazio que as teorias deixam e ver se esse vazio é deixado pela impossibilidade de explicar algo ou se é deixado incompleto de propósito, isto é, pode haver interesses em deixar as coisas incompletas, caso contrário, ela poderia nos prejudicar.

2- ideologia: significados e influência no processo de conscientização;

Ideologia pode ser um conjunto de ideias, pode ser o estudo das ideias ou ainda e pior pode ser ideias erradas, distorcidas, falsas. Somos em grande parte o que os outros nos dizem, ou acham que somos. E na medida em que nós vamos percebendo o que os outros pensam e acham a nosso respeito, vamos formando a nossa identidade. É claro que não é somente isso que forma nossa identidade. Nós podemos também refletir, tomar consciência do processo de como a gente é o que é e tentar mudar. Mas em grande parte nós ficamos condicionados à influência dos outros, inclusive pelo fato de termos de aceitar a própria linguagem e as definições das coisas que os outros nos deram. Quando chegamos à conclusão de que as coisas não são exatamente da maneira que estão nos mostrando estamos diante de uma ideologia.

3- as duas principais correntes teóricas da Sociologia e posicione-se criticamente

Teoria positivista-funcionalista: é chamada de positivista, pois a realidade é o que está aí. É o que vemos, é o que existe. E diz-se funcionalista porque tudo o que existe tem sua função social. Segundo essa teoria o mundo está todo organizado, não existe nada sobrando! A sociedade é um organismo que assim como a natureza possui suas partes organizadas funcionalmente. Por exemplo: uma árvore tem seus galhos, suas folhas, seu caule e cada uma de suas partes cumpre sua determinada função. Assim também ocorre na sociedade, as pessoas possuem posições relativas. Pressupõe uma ordem, uma norma, um equilíbrio, logo o ideal é as coisas ficarem como estão e quando alguém quer que algo mude isso não é bom. Também é chamada de teoria absolutista, pois além de pensar que a realidade é o que está aí e que nada fora do que está aí existe, essa teoria pressupõe que cada grupo é absoluto, fechado sobre si mesmo e que independe de outros, o sistema se explica a si mesmo, tudo girando ao redor do centro caminhando para o equilíbrio e a harmonia. A teoria positivista-funcionalista nos diz que a realidade, o que está presente hoje, é o que está ai, e mais, diz também que a própria sociedade esta simplesmente colocada nesta situação. Para quem segue esta teoria entende que todos têm uma função e que devemos cumpri - lá, que o mundo é perfeito assim como está. Entendendo assim a sociedade é como um corpo que tudo deve funcionar para viver e que não existe mudança a não ser que venha de fora, mas a única mudança de vem de fora de um corpo entendida por eles é a morte. Para mudar tem que morrer, tem que mudar tudo.

Teoria histórico-crítica: é chamada de histórica, pois a historicidade possui o aspecto de algo passageiro, transitório, incompleto, tem a ver com antes, durante e depois. Tudo que é criado é histórico e o que é criado não é eterno. Além disso, tudo que é criado é relativo, não é absoluto, não é completo. Isso que falta chama-se negativo, no sentido de ter ciência de que falta algo para completar a coisa. Essa teoria também é chamada de crítica, do grego kritein (ou krinein) que significa julgar. Um julgamento sempre tem duas partes: acusação e defesa. A visão crítica é como um hábito, um costume, algo que deve se fazer sempre. Outro nome dessa teoria é utópica, no sentido de algo que ainda não existe no espaço, lugar ou tempo, mas que ainda pode existir. Já a teoria histórico-crítica explica que as coisas não são eternas, apareceram e vão desaparecer, são precárias, transitórias, históricas. Entendendo assim, a sociedade foi criada, sendo histórica, se não é eterna é relativa, se é relativa não é absoluta. A sociedade não sendo absoluta lhe falta algo para que ela se complete,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com