TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TGA CHIAVENATO

Por:   •  5/6/2013  •  2.438 Palavras (10 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 10

CAPÍTULO 1 – ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS

1-Quais as qualidades necessárias ao administrador, tendo em vista a variedade de situações com que se defronta?

Resposta: O administrador deve ser organizado, bom ouvinte e conhecedor das necessidades da sua empresa como um todo, para que então possa alavancar equipes e processos. Uma característica importante também é ser motivado para que assim possa motivar as outras pessoas.

2-Qual o objeto de estudo da administração ?

Resposta: O objeto de estudo da administração compreende as teorias da administração na intenção de considerar a abrangências que cada autor das teorias abordam podendo verificar a que mais se adequa dentro da realidade de cada empresa.

3- Comente o estado atual da TGA.

Resposta: Ao longo do tempo muitas teorias administrativas surgiram de acordo com as necessidades de sua época o que fez com que a TGA se enriquecesse muito, dando ao administrador possibilidades de estudar qual teoria de adequa melhor a realidade de sua empresa. Cada teoria enfoca aspectos diferentes, uma valoriza mais as pessoas, outras tem foco nos processos, porém, independente da abordagem, ambas são aplicáveis na atualidade, desde bem analisada a realidade da empresa e se escolha a teoria ideal.

4- O que dizer sobre a administração na sociedade moderna?

Resposta: Na sociedade moderna, todos são administradores, isso tende a ter pontos positivos e negativos, o lado positivo é a quantidade de empreendedores que existem que se motivam através de sua vocação e partir dali criam um novo negócio que pode movimentar a economia gerar empregos. O lado negativo é que muitos desses empreendedores não têm preparo administrativo para “tocar” o seu negócio e por isso acabam cometendo erros, fazendo com que muitas empresas encerrem suas atividades precocemente. É necessário a formação e atualização sobre gestão de empresas e também a adequação de mudanças tecnológicas fazendo com que elas tragam resultados positivos para o seu negócio.

5- Quais os principais desafio futuros para a administração?

Resposta: Os principais desafios são: crescimento das organizações, concorrência mais aguda, sofisticação e tecnologia, taxas elevadas de inflação, globalização da economia e internacionalização dos negócios, visibilidade das organizações.

CAPITULO 2 – ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO

01-Qual contribuição dos antigos filósofos gregos, como Sócrates, Platão e Aristóteles para a Administração?

Resposta: O filósofo Sócrates expõe o seu ponto de vista sobre a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. O filósofo Platão analisou problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social cultural do povo grego em sua obra A República, expõe a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos. Aristóteles discípulo de Platão abriu perspectivas do conhecimento humano. No livro Política, sobre organização do Estado, distingue as três formas de administração pública: Monarquia, Aristocracia e Democracia.

02- Qual a contribuição de Rene Descartes para administração?

Resposta: Rene Descartes descreveu o método cartesiano, que contribui para a geração de princípios como divisão do trabalho, ordem e controle.

03-Qual a influencia da Organização Eclesiástica da Igreja Católica na Administração?

Resposta: A Igreja católica possui uma estrutura de organização hierárquica eficiente que se faz comandar por uma única cabeça executiva: o Papa. Esse estrutura serviu de modelo para muitas organizações que incorporam seus princípios e normas administrativas.

04-Qual influencia da organização militar?

Resposta: A organização militar teve influencia na administração pelos processos de organização linear, principio de unidade de comando,hierarquia, centralização do comando, principio de direção entre outros.

05-Em que aspectos a Revolução Industrial provocou o ambiente propício para o surgimento da moderna Administração?

Resposta: A Revolução Industrial criou o contexto industrial, tecnológico, social, político, econômico que permitiu o surgimento da administração moderna, por conta de todas as mudanças comportamentais e tecnológicas que desencadeou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »