TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE LAVANDERIA

Por:   •  10/10/2013  •  3.913 Palavras (16 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 6

2.1 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 6

2.2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 8

2.2.1 Ambiente 8

2.2.2 Pessoas 8

2.2.3 Tecnologia 9

2.2.4 Estrutura 9

2.3 GESTÃO DE PESSOAS 10

2.4 INTRODUÇÃO À ECONOMIA 12

3 CONCLUSÃO 16

4 REFERÊNCIAS 17

1 INTRODUÇÃO

Uma característica essencial e distintiva da sociedade pós-industrial, em plena era do conhecimento ou da informação, nos dias de hoje, é a ênfase dada à prestação de serviços, que está presente de forma cada vez mais significativa na vida econômica, social e no entretenimento das pessoas. O setor de prestação de serviços desempenha o papel de um dos líderes da nova onda de expansão econômica e tornou-se peça fundamental no processo de crescimento global. As implicações da mudança de uma economia suportada pela produção industrial para uma economia baseada na prestação de serviços são surpreendentes.

A ênfase em qualidade torna-se de extrema importância no setor de serviços, fazendo com que surja, assim, a necessidade de as empresas desenvolverem um entendimento apurado sobre qualidade na prestação dos mesmos, buscando alcançar a satisfação dos clientes, conscientes de que assim procedendo terão possibilidades maiores de obterem bons resultados no curto e no longo prazo.

O trabalho apresenta um levantamento de dados com o intuito de aprofundar os conhecimentos na administração gerencial e operacional de uma empresa da área de vestuário, abrangendo como característica principal uma empresa no ramo de prestação de serviços, acompanhando a tendência da expansão econômica atual.

O negócio escolhido para atender esse novo desafio é uma empresa de prestação de serviços em lavanderia hoteleira. Tendo como objetivo principal apresentar o funcionamento desta modalidade de serviços, conhecer as condições físicas e ambientais deste negócio, conhecer os equipamentos utilizados na lavanderia e suas principais funções, além de observar o planejamento, organização, execução e controle das atividades desenvolvidas no negócio.

Em alguns hotéis, a lavanderia é terceirizada, ou seja, o processo de lavar e passar roupas do enxoval, uniformes e roupas dos hóspedes é realizado por uma lavanderia externa, porém o objeto de estudo deste trabalho é uma empresa terceirizada localizada nas dependências do próprio hotel, o que acrescenta um ponto favorável ao cliente em relação ao tempo de entrega e/ou execução do serviço. A utilização de bons produtos químicos na lavanderia vai proporcionar à conservação dos equipamentos, o custo baixo, a conservação das roupas, o menor risco à saúde dos funcionários e a qualidade superior no produto final. A lavanderia hoteleira deve sempre processar roupas orientando-se pelo princípio da busca do prolongamento do seu tempo de vida útil, o que pressupõe cuidados em relação ao equipamento, aos produtos químicos e aos procedimentos adotados.

A Empresa Chiavone & Granemann lavanderia Ltda. está no mercado de prestação de serviço de lavanderia hoteleira há 22 anos, localizada, nas margens da BR 101, KM 218 S/N, no bairro de Aririu, em Palhoça, SC. Cujo nome fantasia denomina-se MAXI CLEAN, sua principal atividade é a prestação de serviço de lavanderia voltada para o segmento hoteleiro, se especializando na limpeza de produtos têxteis, como toalhas, lençóis, cobertores, fronhas, etc. o que doravante denominado enxoval.

A Maxi Clean, atualmente trabalha com as principais redes hoteleiras do Brasil, e no mercado da cidade de Maceió, esta presente, através da sua afiliada, a MC3 Administração e higienização Têxtil Ltda. Que opera dentro do sistema de “outside” nas dependências do Hotel Village Pratagy Resort, na localidade de Pescaria, na Rodovia AL 101 Norte, Km 10, através de um contrato de prestação de serviços de lavanderia com o Grupo GJP Hotéis e Resorts que administra o complexo Hoteleiro.

A ideia deste empreendimento surgiu em uma viagem de negócios a Florianópolis durante uma hospedagem em um hotel 5 estrelas, onde o Sr. André Chiavone, proprietário da Maxi Clean, idealizou o modelo de negócio baseado na experiência que percebeu da necessidade de uma lavanderia que atende-se exclusivamente o segmento hoteleiro.

A família

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »