TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Viagem Além Fronteiras

Por:   •  7/2/2014  •  8.055 Palavras (33 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 33

Uma viagem além fronteiras

Por Andrélison Antonio Neckel

Uma grande viagem começa quando olhamos ao redor de nós mesmos e percebemos o desejo de ir alem, de conhecer lugares, de amar, admirar a vida e perceber que vale a pena ir alem. Descobrir algo, crescer e emancipar culturalmente. Perceber que Deus nos criou por amor imenso e quer de nossa parte respeito e devoção.

Nós seres humanos, meros mortais, enquanto aqui permanecemos nesse mundo marcado por tantas adversidades e alegrias, liberdades e algemas, somos convidados a fazer o caminho. Sim fomos criados a imagem de Deus e por isso o ir além de nós mesmos é uma conquista que temos que fazer constantemente. Desde o momento de nossa concepção cruzamos etapas nos desafiando a lugares desconhecido e a situações que nem sempre imaginamos.

Assim se situa o coração de um motociclista que quer ir além...cruzar fronteiras, conhecer o povo desta amada América do Sul, sofrida e explorada, mas rica de cultura, de sentimento e amor. Se pretende conhecê-la um pouco mais em suas entranhas e aprofundar o amor que tanto se cultiva.

Esta viagem não brota do dia pra noite, mas sim, de um sonho, de um ideal. O próprio Jesus quando aqui esteve poderia ter estagnado seu caminho após a sua primeira aparição, mas nos ensinou que ir além faz parte daqueles que assumem dentro de si o desejo por algo maior e duradouro. Isso não significa um egocentrismo encarnado. Significa sim, que Ele próprio acreditou na força da humanidade e nos deu o primeiro passo para a conquista do desconhecido.

Se vive na preparação de uma viagem como que capítulos de um filme ou páginas de um livro sendo consumidos pela leitura, ou seja, se pensa, se planeja mas o real e a conclusão se dará no amanhã. As vezes o silêncio e a timidez despertam o medo e o sentimento de fraqueza. Por outro lado, as experiências comentadas por tantos amigos que ousaram ir além, nos enche de incentivo e alegria que não cabe no coração.

O coração do motociclista é algo impar na face da terra. Pois como diz o velho ditado “Nada é mais forte que o coração e o companheirismo de um motociclista, porque ele e forjado no calor do asfalto, no frio do vento, na água da chuva e na saudade dos irmãos que perdemos”. Quando o nosso coração chega a esse nível, não existe longas distâncias, somente lugares a serem conhecidos, pessoas e novos amigos a serem abraçados.

Cabe destacar nessa altura que um grande companheiro sempre nos acompanha, além do nosso Deus e o vento que se torna cantiga aos nosso ouvidos, como que cada passagem, cada momento que na estrada estamos há um tilintar de notas diferentes, de sons e ruídos jamais ouvidos. Sim, o vento nos coloca como membros ativos de uma natureza que nos abraça e nos chama. Por isso, que bem se diz que em viajar de moto há um diferencial pois você acaba sendo parte de um universo sem fim.

Por fim, cabe dizer nesse primeiro momento que esta viagem que estamos prestes a começar não é um simples passatempo de pessoas descompromissadas com a realidade, com a verdade e até mesmo com o sonho de dias melhores. Não se procura tornar “Uma viagem além fronteiras” um conto de fadas onde oito personagens viveram por alguns dias, como vidas que se cruzaram e correram paralelas. Durante o decorrer de quinze dias o homem tem a possibilidade de muitas coisas, como bem diz Che Guevara, ao falar de sua viagem pela América do Sul: “acredito fortemente que o personagem que nesse momento toma nota, não será o mesmo ao voltar dessa viagem. Esse vagar nos caminhos da Maiúscula América me transformará num novo ser”.

Daqui para frente permanece o desejo de longos caminhos e muitas descobertas. Que tudo isso que veremos e ouviremos sirva para aumentar o desejo de que ir além engrandeça a nossa humanidade. Que o Deus da vida nos de um coração capaz de amar e sentir o nosso povo; nos dê olhos para contemplarmos nossas belezas naturais; nos de bons ouvidos pra ouvirmos sua voz por onde passarmos; que nossas narinas nos levem a sentir o cheiro da terra, da flor, do mar, da floresta...e acima de tudo nos de um pulmão forte pra superarmos a altitude e voltarmos felizes e fortes para o aconchego de nossos lares...

Uma pequena oração nesse momento mágico da partida:

Meu Deus! a partir desse momento em tuas mãos estou...levo comigo o desejo de conhecer, como o desejo simples de uma criança a fazer perguntas sobre o desconhecido...Obrigado por tudo até aqui vivido, mas chegou o momento de ir para "Uma Viagem alem fronteiras"

“Acredito fortemente que o personagem que nesse momento toma nota, não será o mesmo ao voltar dessa viagem. Esse vagar nos caminhos da Maiúscula América

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.1 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com