TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reprodução humana

Abstract: Reprodução humana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Abstract  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

I – CASO CONCRETO

Roberto, casado com Kátia, em 2009 descobriu ser portador de grave forma de câncer. Ao ser informado sobre que uma das consequências do tratamento poderia ser uma possível infertilidade, Roberto, em decisão conjunta com sua esposa, resolve armazenar seu sêmen em clínica de Curitiba para que, recuperando-se, pudesse dar continuidade ao projeto parental sonhado pelo casal. No entanto, Roberto não se recuperou e acabou morrendo no início de 2010. Kátia, certa de que gostaria de ter um filho de seu finado marido procurou a clínica onde o material biológico estava armazenado a fim de realizar procedimento de fertilização ‘in vitro’. Como seu marido não havia autorizado expressamente a realização da fertilização ‘post mortem’, a clínica se negou a realizar o procedimento, respaldada por entendimento do Conselho Federal de Medicina. Kátia, certa de que esse era o desejo de seu marido, propôs ação em face da Clínica para obter a realização do procedimento. Em liminar, foi-lhe assegurada a realização do procedimento e em 22/06/2011, nasceu a filha do casal Luiza Roberta.

1- Assista ao vídeo com reportagem com o médico Lidio Jair Centra (que realizou o procedimento em Kátia) e explique: o que é reprodução humana assistida e quais são os principais procedimentos utilizados. Link da reportagem:

2- Há legislação específica que regulamente a reprodução humana assistida no Brasil? Qual(is)?

3- As técnicas de reprodução humana assistida podem ser realizadas sem anuência do marido? Em caso afirmativo, quais as consequências para a filiação?

4- Que fundamentos podem ter sido utilizados pelo juiz para conceder a liminar para Kátia? Você concorda com eles?

5- Luiza Roberta é herdeira de Roberto? Explique sua resposta.

II – DESENVOLVIMENTO

2 – Não há em nosso em nosso ordenamento nenhuma legislação que regule a reprodução humana assistida, entretanto, a avisa realiza uma fiscalização constante para averiguar o bom estado e funcionamento dos laboratórios que oferecem estes serviços. Sendo certo que temos como norte Resolução Normativa do Conselho Federal de Medicina (CFM n.º 1.358/92), que orienta os procedimentos.

3 -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com