TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Impressionismo

Por:   •  6/2/2019  •  Resenha  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

O impressionismo teve o surgimento na França em 1874, começou a explorar a intensidade das cores e a sensibilidade do artista. O movimento tem como característica romper os laços com o passado,o mesmo foi nomeado de impressionismo, após uma declaração grosseira do crítico de arte francês Louis Leroy ao ver a tela “Impressiondu Soleil Levant”, do Monet, um dos principais artistas do movimento.

O impressionismo e os seus artistas foram influenciados pela fotografia, onde eles procuram os ângulos estranhos, por isso, os impressionistas pintavam ao ar livre, buscavam retratar em suas obras os efeitosda luz do sol sobre a natureza, para assim, poderem captar a impressão das cores e usavam de cores puras que assim misturavam-se nos olhos do espectador.Para os impressionistas, os objetos deveriam ser retratados como se estivessem iluminados pelo sol, valorizando as cores da natureza. O preto de maneira alguma poderia ser utilizado, as figuras não deveriam ter contornos nítidos, as sombras deveriam ser luminosas e coloridas.

O movimento foi um marco na arte moderna. Os artistas impressionistas não se preocupavam mais com os ensinamentos da academia e do Realismo, mas mantinham alguns aspectos do realismo, eles reproduziam paisagens urbanas e suburbanas. Os pintores impressionistas pesquisavam a produção pictórica, havia interesse na criação de novas formas de registrar a luz e as cores, assim, captando o instante em que as ações aconteciam. Não havia interesse em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade.

Alguns dos principais artistas impressionistas foram Monet, Manet, Renoir, Vincent Van Gogh, CamilePissaro, Alfred Sisley, Degas, entre outros artistas. O representante máximo do impressionismo no Brasil foi Eliseu Visconti, ele teve contato com a obra dos impressionistas e soube transformar as características do movimento conforme a cor e a atmosfera luminosa do Brasil.

A obra de Pierre Auguste Renoir “The Seine”, faz parte do movimento artístico impressionismo.Na obra podemos perceber o uso de cores fortes, ele retrata o momento em que as coisas estão acontecendo. Vemos duas mulheres retratadas em um barco enquanto velejavam pelo rio. Reflete a maneira como estão posicionadas, a postura corporal que mostram o espírito jovem,a natureza, as pinceladas com diversas variedades, há diversas gradações de cores luminosas, variação de luz e cor, ao ver a obra parece que estamos observando uma fotografia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (29.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com