TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Noiva de São geraldo

Por:   •  21/1/2019  •  Artigo  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

A noiva de São Geraldo

Por Neusa Regina Wachholz (coletado da tradição oral)

Contam os antigos que há muito tempo atrás, quando tudo ainda era mato e havia poucos moradores, apareceu por São Jorge D´Oeste um homem estranho que afirmava possuir “poderes” para encontrar ouro nestas terras e que era capaz de enriquecer o proprietário que nele confiasse.

Entretanto, para este poder se manifestar ele precisava ter em sua companhia, andando a sua frente uma moça virgem que serviria de guia, iluminando os caminhos, na procura pelo ouro, porque eram nas noites enluaradas que a procura pelo ouro acontecia.

Diz a lenda que que este homem que encontrava ouro procurou a casa de um agricultor e o convenceu que em suas terras havia muito ouro escondido e que se ele permitisse o deixaria rico. Para isso precisava que a filha do agricultor (moça jovem e linda) o acompanhasse na próxima noite de lua cheia.

A moça de inicio se negou a participar da procura pelo ouro, porque estava de casamento marcado e seu noivo não iria gostar, entretanto como era muito obediente ao pai acabou cedendo.

Vestida de noiva, na noite enluarada acompanhou o estranho noite adentro e nunca mais retornou. Sua família abalada passou a procurá-la, sem obter êxito, muito tempo depois seu corpo foi encontrado dentro de um poço coberto por pedras.

Desde então, é muito comum na saída da comunidade de São Geraldo, bem pertinho do mato, ao lado da estrada, as pessoas nas noites enluaradas se depararem com uma noiva a beira estrada pedindo ajuda.

Dizem os antigos que ali por perto fica o poço, onde teria sido jogado o corpo da bela noiva, que agora em forma de espirito agoniza pedindo justiça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (30 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com