TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTES VISUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA

Por:   •  21/12/2018  •  Monografia  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

FACULDADE DE EDUCAÇAO E CIÊNCIAS HUMANAS

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS                    

Silvana Cristina Ferreira Carvalho

ARTES VISUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA

CARATINGA

MINAS GERAIS

2018


[pic 2]
  1. UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
  2. FACULDADE DE EDUCAÇAO E CIÊNCIAS HUMANAS
  3. LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

Silvana Cristina Ferreira Carvalho

  1.                      

ARTES VISUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação e Ciências Humanas – UNIMES, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Artes Visuais, sob a orientação da (o) Profº RUBENS DE SOUZA.

  1.                                                    
  2. Caratinga
  3. 2018

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Aprendizagem; Dança; Música, Artes Visuais e Teatro.


         

INTRODUÇÃO

               Como trabalhar em sala de aula a partir das quatro linguagens da arte: Música, teatro, dança e artes visuais? 

             Com base nesse questionamento, essa pesquisa pretende responder a seguinte pergunta: Artes Visuais é importante para o desenvolvimento de uma consciência crítica?

              Este estudo consiste numa reflexão sobre as práticas pedagógicas em sala de aula a partir das quatro linguagens das artes: dança música, artes visuais, e teatro. Aborda especificamente cada área, mostrando sua importância para o desenvolvimento do aluno em seu ato criativo. Foi elaborado para ampliar os conhecimentos na área da educação, tendo como objetivo principal, conhecer o que ocorre com o processo de aprendizagem com o uso da dança, musica e teatro e artes visuais. 

             O trabalho na sala de aula a partir das quatro linguagens vai além do desenvolvimento da sensibilidade do ser humano, pois estimula as pessoas em múltiplos aspectos, como, por exemplo: disciplina, memória, concentração, socialização, percepção, coordenação, possibilidades estéticas, entre outros, sendo cada área contemplada a partir dos seus conteúdos específicos, colaborando para a formação do ser humano mais completo.

           A pesquisa servirá para enriquecer os estudos, assim como poderá beneficiar profissionais desta área no desenvolvimento do seu trabalho propondo uma maior conscientização profissional sobre o que é artes visuais.

         Para este estudo será realizada uma revisão integrativa como metodologia de pesquisa bibliográfica. A revisão integrativa é um método de pesquisa que permite a busca a análise crítica e o resumo das evidências disponíveis do tema investigado. A revisão integrativa está dividida nas seguintes etapas: Identificação do tema e seleção da hipótese de pesquisa para a elaboração da revisão integrativa; Estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos, amostragens e busca na literatura; Definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados e categorização dos estudos; Avaliação dos estudos incluídos na revisão; Interpretação dos resultados e; Apresentação da revisão e síntese do conhecimento.

A presença das quatro linguagens artísticas na escola é um objeto de estudo que necessita de investigação e reflexão permanente para que as práticas pedagógicas específicas de cada área, trabalhando isoladas ou interdisciplinarmente, sejam motivadoras e significativas para os alunos. Para que isto aconteça, é interessante que o professor participe do planejamento escolar em todos os níveis, que conheça a realidade social da escola e dos alunos, bem como da comunidade onde esta escola está inserida. Neste momento, num tempo plural e contemporâneo em que se deseja que o professor seja um propositor, provocador das propostas por ele pensadas, selecionadas, dotadas de um olhar sensível para práticas pedagógicas que possam compreender também o conhecimento prévio do aluno, é preciso olhar, dar voz a ele, conhecer e reconhecer os seus saberes, com suas subjetividades e intencionalidades, buscando cada vez mais sentido aos objetivos do trabalho em artes, pois o processo da reflexão é dinâmico e gera novas construções de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com