TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esboço de Projeto Música na Educação Infantil

Por:   •  22/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  1.563 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

ATIVIDADE PRÁTICA:

O Ensino da Música na Educação Infantil

Pinheiro – MA

2017


NÍLLIA NOGUEIRA FERREIRA

ATIVIDADE PRÁTICA:

O Ensino da Música na Educação Infantil

Projeto de pesquisa apresentado no curso de Licenciatura em Música, na disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa em Música para obtenção de nota.

Professor: Daniel Lemos Cerqueira

Pinheiro – MA

        2017


        

SUMÁRIO

1 JUSTIFICATIVA        4

2 PROBLEMATIZAÇÃO        5

3 HIPÓTESE        6

4 OBJETIVOS        7

4.1 Objetivo Geral        7

4. 2 Objetivo Específico        7

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

6 METODOLOGIA        10

7 CRONOGRAMA        11

REFERÊNCIAS        12


1 JUSTIFICATIVA

        Este projeto de pesquisa tem como temática “O ensino da Música na Educação Infantil”, pois sentiu-se a necessidade de abordar a temática supracitada por compreendermos que a música, embora ainda não respeitada por muitas Instituições como componente curricular, possui em sua essência o poder de desenvolver a criança em sua primeira etapa da educação a um nível de aprendizagem bem elevada uma vez executada na sala de aula.

        Além de ser considerada componente curricular, a música também se encaixa quando utilizada como metodologia em qualquer outra disciplina promovendo a interdisciplinaridade e facilitando significativamente o trabalho do professor que deixa de viver uma pedagogia tradicional para inovar o processo de ensino.

        Compreende-se ainda que a música tem uma grande influência sobre o intelecto, o corpo e a linguagem, levando a criança a superar desafios como problemas de dicção, de memorização, de coordenação, etc. Pode ser trabalhada ainda de forma interdisciplinar com a educação física, através da dança e de movimentos corporais.

        A música é arte, sendo que existe várias vertentes a respeito da música, dentre estas a educacional que se enfatiza neste projeto.

2 PROBLEMATIZAÇÃO

        Até que ponto o Ensino da Música influencia no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil?


3 HIPÓTESE

        A música tem grande influência no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, uma vez que facilita o desenvolvimento intelectual, motor e emocional, auxiliando na concentração, atenção, socialização, criatividade, e outros aspectos intelectivos bem como a linguagem e memória.

4 OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

        Analisar até que ponto o ensino musical influencia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Educação Infantil.

4.2 Objetivos Específicos

  • Reconhecer a música como Componente Curricular do processo de ensino-aprendizagem escolar;
  • Identificar os benefícios que a música proporciona ao processo de ensino-aprendizagem das crianças de 0 a 5 anos de idade;
  • Identificar instrumentos musicais que tenham maior facilidade de execução para se trabalhar no ensino infantil.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        De acordo com o Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCNEI), a música produz uma linguagem capaz de produzir formas sonoras que tem a capacidade de expressar e comunicar sensações e até mesmo sentimentos e pensamentos, por meio da sua estrutura organizacional e do relacionamento expressivo entre o som e o silêncio, logo: “a música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc.” (Sousa e Joly apud Brasil, 1998, p. 45).

(...) o fazer musical não é o mesmo nos diversos momentos da história da humanidade ou nos diferentes povos, pois são diferenciados os princípios de organização dos sons. E esse aspecto dinâmico da música é essencial para que possamos compreendê-la em toda a sua riqueza e complexidade. (SEKEFF, p. 20, 2007).

        A música através de sua dinamicidade, tem um grande poder de agir positivamente sobre a vida dos seres humanos, sem distinção de religião, cultura ou idade, por exemplo, trabalhando várias características do que chamamos de inovação e ludicidade, dentro do contexto da sala de aula.

De acordo com Joly, p. 116, 2003:

A criança, por meio da brincadeira, relaciona-se com o mundo que descobre a cada dia e é dessa forma que faz música: brincando. Sempre receptiva e curiosa, ela pesquisa materiais sonoros, inventa melodias e ouve com prazer a música de diferentes povos e lugares.

        É notório dentro do contexto escolar quando as cantigas de roda ou até mesmo as músicas infantis religiosas são executadas a ação positiva que elas traduzem. Observa-se que a criança que vivencia esse momento em sala de aula está sempre disposta, alegre, animada e tem uma maior facilidade de aprendizagem. A sala de aula se torna um ambiente mais saudável com maior afetividade entre alunos e professores.

         A aprendizagem torna-se prazerosa, justamente pelo fato de a música está atrelada a todas as outras disciplinas, pois é possível aprender as demais disciplinas utilizando a música não só como componente curricular, mas como metodologia e instrumento de ensino, elevando significativamente o processo de ensino-aprendizagem, através de coreografias e gestos corporais e faciais, por exemplo.

O gesto e o movimento corporal estão ligados e conectados ao trabalho musical. Implica tanto em gesto como em movimento, porque o som é, também, gesto e movimento vibratório, e o corpo traduz em movimento os diferentes sons que percebe. Os movimentos de flexão, balanceio, torção, estiramento etc., e os de locomoção como andar, saltar, correr, saltitar, galopar etc., estabelecem relações diretas com os diferentes gestos sonoros. (BRASIL, 1998, p. 61).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (120 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com