TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fase Geométrica Grega e Figuras Negras e Terra Sonâmbula

Por:   •  14/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Fase geométrica Grega

Designa-se por período geométrico uma fase da arte grega (900 a.C e 750 a.C) ,uma fase que é caracterizada pela existência de motivos geométricos na cerâmica.

Após o começo das “Idades das Trevas”,Um período de empobrecimento cultural,Que evoluiu para a ornamentação cerâmica da fase geométrica e conseqüentemente ,Vasos começaram a possuir combinações de retas,triângulos e ziguezagues que sublinhavam as formas dos vasos,Do começo ao fim.

Por volta de 800 a.C surgem as primeiras figuras humanas e de animais dentro de uma concepção geométrica estilizadas e sem o domínio da proporção.

Figuras Negras:

Prefácio:

A cerâmica de figuras negras é um estilo que as figuras negras encontram-se desenhadas num fundo vermelho,A técnica floresceu até que foi substituída pela cerâmica de figuras vermelhas em 530 a.C.

Os artistas de Corinto decoravam seus vasos com figuras negras com animais e monstros até aproximadamente século VII,Mais ou menos nessa mesma época os coríntios começaram a copiar os atenienses,Criando vasos com figuras negras com cenas e narrativas que suplantaram os antigos temas de origem oriental.

Por volta de 540,os ceramistas atenienses ultrapassaram os coríntios em popularidade e a cerâmica ática de figuras negras tornou o tipo de vaso mais comercializado no mundo grego.

-Fatos

Terra sonâmbula é um romance escrito por Mia Couto e publicado em 1992.

Ganhou o Prêmio Nacional de Ficção da Associação dos Escritores Moçambicanos (1995) e foi considerado um dos doze melhores livros africanos do século XX por um júri criado pela Feira do Livro do Zimbábue. Foi reeditado no Brasil pela Companhia das Letras – é um romance em abismo, escrito numa prosa poética que remete a Guimarães Rosa. Couto se vale também de recursos do realismo animista e da arte narrativa tradicional africana para compor esta bela fábula.

A obra foi publicada em Portugal pela Editorial Caminho em 1993. A UNICAMP incluir esse romance em sua lista de leituras obrigatórias para os estudantes que vão prestar seus exames vestibulares. A UFU também incluiu o livro em sua leitura obrigatória para o vestibular de inverno da instituição.

-Enredo

Um ônibus in976 a 1992. O veículo está cheio de corpos carbonizados. Mas há também um outro corpo à beira da estrada, junto a uma mala que abriga os “cadernos de Kindzu”, o longo diário do morto em questão.

Nesta obra, Mia Couto explora o olhar de um negro de uma aldeia, Kindzu, que fala a língua portuguesa, reescrevendo o seu testemunho, de formar a reconstituir o seu passado ao valorizar os pontos de vista dos oprimidos que foram marginalizados pelo sistema de poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com