TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRUPO 1 – ESCOLHA MÚLTIPLA

Por:   •  6/11/2019  •  Monografia  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5

GRUPO 1 – ESCOLHA MÚLTIPLA

(1 valor cada, com uma penalização de 0,25 val. no caso da resposta estar errada)

Para cada questão, escolha a alternativa (alínea) que, no seu entender, está correcta, colocando um círculo à volta da letra escolhida.

  1. Qual dos seguintes tende a diminuir o grau de rivalidade numa indústria?
  1. A ausência de um líder evidente na indústria.
  2. Uma estrutura de baixos custos fixos.
  3. Baixo crescimento da indústria.
  4. Produtos indiferenciados.

  1. O estudo sobre a influência da iluminação na produtividade, efectuado na fábrica Hawthorne Works da Western Electric Co., consistiu em reduzir a intensidade de iluminação para um grupo de trabalho sem alterar as condições no grupo de controlo. Invariavelmente, os resultados mostraram aumentos de produtividade em qualquer dos grupos. A interpretação que a produtividade aumentava sempre que a gestão prestava atenção aos empregados foi abordada em primeiro lugar pelas teorias:

a) Humanistas.

b) Contingência.

c) Gestão Científica.

d) Sistemas.

  1. Você foi contratado para conduzir um processo de mudança organizacional., numa empresa com forte resistência à mudança. Você precisa de apresentar um plano à administração, incluindo diferentes alternativas de intervenção, algumas menos adequadas que outras. Qual dos seguintes processos de intervenção provavelmente poderá prejudicar o desempenho da empresa a médio e longo prazo?
  1. Mudar os processos ao nível da administração procurando a maior integração do todo organizacional.
  2. Mudar os artefactos visíveis da empresa, incluindo o layout das salas e os uniformes.
  3. Envolver os trabalhadores na elaboração de um código de ética para a empresa.
  4. Criar um programa para incentivar a comunicação para todos os colaboradores sobre a missão, valores, objectivos estratégicos e valores da empresa.

  1. Os princípios fundamentais da Escola Clássica pela Gestão Científica do trabalho são:
  1. Salários estimulantes, selecção dos trabalhadores pela aptidão física e salários mensais.
  2. A preocupação com a eficácia, a atribuição de salário à jorna e selecção dos trabalhadores pelas suas capacidades.
  3. Definição de normas e padrões, motivação pelas condições de trabalho e salários estimulantes.
  4. Racionalização e eficiência no trabalho, a especificação de tarefas e do modo de execução e treino dos trabalhadores por tarefas.
  1. Em meados dos anos 90 a empresa NCR assinou um acordo permitindo a duas empresas Sul Coreanas- a Samsung e a Hyundai- construir computadores usando a tecnologia de “processamento paralelo” desenvolvida pela NCR. A Samsung e a Hyundai podem vender computadores novos em qualquer país com excepção dos EUA, Europa Ocidental, Japão e Austrália. Este acordo é típico de que modo de entrada?
  1. Joint-Venture.
  2. Licenciamento.
  3. Exportação.
  4. Aliança estratégica global.

GRUPO 2 – QUESTÕES DE DESENVOLVIMENTO

2.1.     Você não escolhe tornar-se global. O mercado escolhe por si; força-o a agir

Diga quais as razões do crescimento externo? Quais as vantagens e inconvenientes do crescimento externo? Justifique a sua resposta.

  1. “Um, verdadeiramente bom gestor é necessariamente um bom líder, mas um bom líder não é necessariamente um bom gestor”. Distinga com evidência e clareza as características dos papéis funcionais de chefiar e de liderar.

  1. “Nas grandes organizações, segundo a teoria Neoclássica, verifica-se a necessidade de departamentalizar as actividades”. Caracterize e defina os diferentes tipos mais significativos de departamentalização.
  1. “Ao falar-se de “Planeamento” numa Empresa reconhecemos diferentes níveis da sua prática”. Identifique esses diferentes níveis de planeamento e caracterize-os conceptualmente.

GRUPO 3 – CASO PRÁTICO

“Em Vila Nova de Famalicão, a Tribérica dedicava-se à captação de produtos de origem animal. Segundo Paulo Tomaz, sócio-gerente da empresa, “comercializamos tudo menos a carne animal”. Dos produtos que comercializavam podem destacar-se orelhas, mãos, pés, línguas, corações, fígados, intestinos, estômagos e de alguns destes faz a captação de um produto para fins farmacêuticos.

Sem grande concorrência no país e com uma facturação que ronda os dois milhões de euros anuais, apenas 20% da produção da Tribérica se destina ao mercado nacional. Segundo Paulo Tomaz, “o nosso país não consegue absorver as enormes quantidades diárias que se produzem” e, para além disso, “este tipo de produtos, para além de em Portugal ter um consumo sazonal [inverno] também alguns não fazem parte da nossa cultura”, conclui o jovem empresário. A Tribérica está aberta há quatro anos, teve um investimento de um milhão e meio de euros, emprega hoje cerca de 35 trabalhadores e, ao mesmo tempo que o preço do produto cai drasticamente, o crescimento da empresa tem sido notável. “Em 2011 e 2012 tivemos um crescimento exponencial e agora 2013 promete. Desde 2010, quando iniciamos o projecto, o preço e a procura do produto já caiu 80%”. E, “ao mesmo tempo que a procura e o preço do produto cai drasticamente em Portugal e em toda a Europa devido à crise, o valor da facturação tem subido sempre”, refere Paulo Tomaz. A chave para o crescimento tem sido, segundo o empresário, “os elevados índices de qualidade, o aumento da variedade de produtos comercializados, o excelente trabalho de todos os funcionários e a constante busca de novos mercados”. Para congratular a boa gestão e performance financeira, a empresa é distinguida, pelo segundo ano consecutivo, com o estatuto de PME líder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (131.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com