TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida de senhores feudais em castelos

Artigo: Vida de senhores feudais em castelos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Artigo  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Foi na Europa durante a idade media, mais precisamente, nos séculos V ao XV que surgiram os primeiros castelos. Nesta época da historia, as guerras eram constantes fazendo surgir à necessidade dos senhores feudais protegerem suas famílias, suas propriedades e seus bens. Os castelos assumiram também a função de organização militar, social, econômica, política e administrativa, sendo também principal residência de autoridades e nobreza. Eram usados para ostentação de luxo, riqueza e poder.

Idade Média, na época da Europa feudal, os castelos eram o auge da ostentação de poder e da arquitetura daquela época. Eles eram construídos para mostrar a superioridade do senhor feudais e seu poder, para intimidar os servos e os inimigos com seus desenhos luxuosos.

Nos castelos eram realizadas muitas festas e banquetes para que os nobres pudessem ostentar sua residência e poder, contudo eles serviam basicamente como residência para os senhores feudal e a sua família e membros da nobreza, que procuravam manterem-se ilesos das batalhas e possíveis invasões territoriais que geravam bastante conflito antigamente. Os castelos eram sempre a melhor opção devido à segurança que ofereciam por serem verdadeiras fortalezas.

Os primeiros castelos

No início de suas construções os castelos eram erguidos com madeira retirada das florestas locais e seus ambientes bastante rústicos não proporcionavam tanto conforto como as instalações posteriores feitas em pedra. Apenas a partir do século XI os castelos começaram a ser construídos com enormes blocos de pedra. Este novo modo de construção não só o tornava mais resistente, mas também tornava mais lento o processo que passou a durar de dois a sete anos para ser concluído.

Arquitetura

Estas incríveis construções eram projetadas para garantir a segurança de seus ocupantes e tudo começava pelo grande fosso alagado que corria pelos arredores da propriedade com o objetivo de dificultar a penetração de inimigos, o segundo obstáculo era a ponte levadiça e em seguida as gigantescas muralhas que protegiam os castelos. Eles possuíam torres de vigilância que em ocasiões de guerra eram ocupadas por arqueiros e atiradores e, em seu interior, o castelo dispunha de calabouços para aprisionar inimigos. A construção em locais elevados também dificultava a invasão e permitia uma melhor visualização da chegada dos inimigos.

Além das muralhas, do fosso e torres de vigilância, alguns castelos possuíam ainda passagens subterrâneas para facilitar a fuga da família em caso de invasão. O conforto é algo questionado entre os historiadores, pois nos filmes podemos ver castelos inteiramente mobiliados, com ambientes confortáveis e aconchegantes, contudo em plena Idade Média os ambientes eram úmidos e com pouca incidência de luz e não ofereciam tanto conforto como pensamos.

Apesar de toda a imponência dessas construções, o cotidiano não era muito agradável. Além de não contar com conveniências como água corrente ou aquecimento central, o dia-a-dia dos moradores era barulhento e desconfortável. Os primeiros castelos surgiram na Europa Ocidental ainda no século IX, construídos com terra, madeira e camadas de pedras para reforçar a estrutura contra ataques. O modelo mais conhecido, o das fortificações protegidas por muralhas e cercadas por fossos alagados, apareceu na França, no século 10. A arquitetura dos castelos era única: não havia dois iguais, mas a maioria deles partilhava características comuns, como a existência de um salão, de aposentos exclusivos para o senhor do castelo, de uma capela e de uma torre para os guardas.

Para a maioria dos moradores, um dia típico começava ao nascer do Sol. Algumas camareiras dormiam no chão do quarto do senhor e de sua dama, cuja privacidade era garantida apenas por uma armação de tecidos em volta da cama. Depois de se vestirem, o senhor e sua família iam ao salão para tomar um café da manhã regado a pão e queijo, e logo seguiam para a missa diária na capela. O almoço, servido entre as 10 da manhã e o meio-dia, incluía três ou quatro pratos principais e podia ser acompanhado por apresentações de malabaristas. Durante o dia, enquanto o senhor cuidava da administração, da justiça e da coleta de impostos do feudo, sua esposa tratava da educação dos filhos e supervisionava camareiras e cozinheiras. À noite, apenas uma leve refeição - em geral, uma sopa. Alimentados, os senhores voltavam ao quarto, enquanto os servos se espalhavam pelo chão do salão ou em câmaras no interior da torre.

1. ALMOÇO ANIMADO

Geralmente situado no andar superior, o salão era um ambiente escuro, enfumaçado e úmido, com pequenas janelas sem vidro. Durante o dia, o local virava sala de refeições, ocasionalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com