TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC- PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DA PRÁTICA DE ENSINO

Por:   •  1/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  3.936 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

TRABALHO

Aluno:

Valdinéia L. W. Backes_ RA 1609145___________

____________________ RA__________________

____________________ RA__________________

____________________ RA__________________

____________________ RA__________________

____________________ RA__________________

POLO

MEDIANEIRA – PR

2016

1. PCC- PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
DA PRÁTICA DE ENSINO


        
O aluno deverá elaborar um texto único, dividido em tópicos, onde fará um breve relato sobre CADA DISCIPLINA. Estes relatos, porém, terão de dialogar com dois ou mais ARTIGOS CIENTÍFICOS, pesquisados e lidos pelo aluno a partir do site www.scielo.br sobre os diferentes temas abordados no semestre.

1.1. Comunicação e Expressão

        Formação metódica e sistemática nos termos e normas da língua portuguesa,  envolvendo as questões de língua e linguagem; os elementos da comunicação e, embasados neles, as funções da linguagem, noções de texto, estruturas textuais, (textualidade), coesão e coerência.

1.2. Ciências Sociais

        Analisar e conhecer o universo social é sempre intervir nele, ao contrário do que acontece com as ciências duras ou naturais, a participação ativa da população em decisões e debates, depende em muito do grau de conhecimento e capacidade de discernimento frente a situações conflituosas. Refletir sobre os pressupostos, as regras e as consequências da produção do conhecimento é o primeiro dos deveres da comunidade científica, o cidadão consciente dos seus deveres e cientes de seus direitos, enfrenta e supera situações difíceis com maior facilidade.

1.3. Prática De Ensino: Observação E Projetos

        É no decorrer de suas atividades que os estudos realizados podem ser relacionados e criticados a partir da observação e vivência de experiências significativas. Campo rico de possibilidades e contribuições para situar o professor e contribuindo para que ele se sinta sujeito nos processos em que está participando. A Prática de Ensino além de ser um treinamento é uma estratégia no contexto da formação e da socialização profissional dos professores.

.

1.4. Psicologia Do Desenvolvimento/Aprendizagem

        A Psicologia do desenvolvimento ocupa processos de mudanças que ocorrem ao longo da vida humana, ela se descreve mais exata quanto possível. As funções psicológicas das crianças são estudadas: suas reações motoras, emocionais, intelectuais e sociais. A Psicologia da Aprendizagem é um processo pessoal, gradual e integrativo. O desenvolvimento humano depende do aprendizado que a criança realiza num determinado grupo social, ele é sempre mediado pelos outros (ambiente social). Enfim, é o aprendizado que possibilita o processo de desenvolvimento.

1.5. Arte Visual Na História Antiga

        Procura estudar a arte através do tempo, classificando as diferentes formas de cultura procurando compreender e analisar a produção artística de todas as civilizações sob a perspectiva dos seus próprios valores culturais. No Renascimento a religião deu lugar a uma concepção científica do homem e do universo, na arquitetura destacou-se como o tipo basílica, enquanto que na escultura os sarcófagos assumiram papel destacado, bem como os mosaicos e as pinturas das catacumbas, já na arte bizantina, foi incorporado influências orientais e gregas e na arte românica seguiu-lhe paralelamente, recebendo a influência de povos bárbaros como os germânicos, celtas e godos.

1.6. Fotografia – Princípios E Técnicas

        A fotografia foi elementar para a propagação da arte visual, fotografar é por princípio, registrar a luz refletida pelo “assunto”. O único segredo da fotografia é saber combinar os elementos de uma câmera fotográfica: A Exposição é o valor que combina a sensibilidade do sensor com a abertura do diafragma e a velocidade do obturador; O Foco  torna a imagem visualizada nítida no ponto no qual os raios de luz convergem; A distância focal de uma lente determina o seu ângulo de visão e a profundidade de campo  é a gama de distâncias em torno do plano focal na qual há nitidez aceitável. Uma fotografia registrada nunca desaparecerá e exigem um lugar nos arquivos de nossa memória; será gratificada e aplaudida.

 

 1.7. Composição e Projeto Gráfico

        É importante que um projeto se inicie a partir de uma ideia clara e bem estruturada, para garantir que a criação do desenho parta de um conceito sólido e possa ser eficaz. No projeto gráfico editorial são utilizados alguns elementos que ajudam na distribuição da informação, na leitura do projeto e sua interpretação, já um projeto gráfico na criação de marcas e logotipos, tem por objetivo desenvolver um produto que represente e personifique a empresa.

2. REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (150.3 Kb)   docx (366.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com