TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Sonho Impossível?

Por:   •  15/12/2018  •  Dissertação  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Um Sonho Impossível?

Com certeza a educação é a base para que uma criança possa se desenvolver segura e confiante. Feliz de quem nasce num lar onde recebe desde cedo conhecimentos que ajudam na sua formação moral e intelectual, isto já é uma alavanca que a impulsiona para ser bem sucedida na escola e, por fim, na vida.

Nos lares de classe média e alta, logo nos primeiros anos de sua vida a criança, em geral, tem contato com livros e, desde cedo é levada à escolinha. O ambiente familiar é carregado de informações que ajudam sua capacidade de ver e compreender o mundo de forma mais lógica, mesmo além de sua vivência em casa.

Ela tem muitas de suas perguntas respondidas e suas indagações são satisfeitas, equipando-a com os valores que os pais lhes passam. A escola torna-se algo importante e um segundo lar. Se interessam mais pela aquisição de conhecimentos, pois, sabemos que uma cabeça motivada vai querer alargar seus horizontes em busca de respostas às suas questões mais  profundas.

Mesmo assim, nem todas as famílias que têm condições se dedicam à Educação de seus filhos. Muitos não se empenham delegando à escola essa tarefa. Muitos pais, hoje, não animam seus filhos, não entendem seus problemas e não são estimuladores do conhecimento. Eles apenas delegam esse papel à escola, porque não lhes sobra tempo por causa de tantos compromissos assumidos com o trabalho. Ainda assim, levam vantagem porque entendem mais o papel do Educador, e cobram de seus filhos uma resposta, porque podem escolher a melhor escola.

Difícil situação que vivem as crianças com pais com nível de baixa escolaridade. Não tem como ajudar seus filhos nas tarefas diárias, nem auxiliá-los com as lições escolares. Apenas taxam a capacidade do filho pelas notas que recebem. O preguiçoso é o que tira notas baixas, porque não têm como medir o esforço de cada um a não ser pelo Histórico escolar.

O aluno que é entregue a si mesmo passa a considerar o Ensino como algo de pouco valor, mesmo porque hoje a sociedade valoriza mais o dom, o talento, e a criatividade em detrimento do esforce e do Ensino.

Os menos favorecidos já começam sua vida em desvantagem, mas isso não significa que não possam terminar em primeiro lugar se houver esforço, coragem e dedicação. Muitas vezes a vida nos prova que a determinação e esforço valem muito mais que a inteligência com a preguiça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (31.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com