TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 8

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

 NOME

 RA

Atividade de Autodesenvolvimento

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.[pic 3]


1 Introdução

Sustentabilidade. Ouvimos muito falar sobre isso nos últimos anos. Esse assunto é pauta de muitas matérias de programas de TV e até bandeira de campanha de presidenciáveis. Mas para o cidadão comum, assim como eu, o que é a sustentabilidade? Como eu faço parte disso? O que eu tenho a ver com isso?

De acordo com o site www.atitudessustentaveis.com.br:

“Quando se fala em Sustentabilidade, as pessoas normalmente pensam, apenas, na preservação do meio ambiente e dos espécimes em extinção. Na verdade, a sustentabilidade vai muito, além disso, pois abrange um conceito mais ampliado, que insere também a figura do homem e, conseqüentemente, sua preservação. Para isso, surgiu o conceito de sustentabilidade social, que se preocupa em promover ações voltadas para o resgate da cidadania da pessoa humana, garantindo seus direitos universais: saúde, educação, moradia, trabalho, etc. Para um processo sustentável, o bem-estar do homem é objetivamente necessário, pois é ele o principal responsável por implementar as demais ações de sustentabilidade que garantirão o futuro para a sua e para as novas gerações”.

Eu tenho a impressão que a maioria das pessoas não entende o papel da sustentabilidade em suas vidas.

Parece uma palavra difícil de descrever e muito mais ainda de fazer-se entender. Mas com certeza muita gente pratica pequenas ações de sustentabilidades sem ao menos se dar conta.

Sustentabilidade, portanto, é um conjunto de fatores que ajuda a preservar não somente o meio ambiente, mas o ser humano, promovendo maior qualidade de vida.

O trabalho elaborado tem a função de descrever as ações de sustentabilidade praticadas por mim, ou ações futuras que tenho como metas, usando como referência a Agenda 21.

2 Desenvolvimento

2.1 A Agenda 21

Agenda 21 se trata de um conjunto de resoluções adotadas na conferência internacional Eco-92, realizada na cidade do Rio de Janeiro em junho de 1992. Foi organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e obteve a participação de 179 países. Teve como resultado medidas para conciliar crescimento econômico e social com a preservação do meio ambiente.

Segundo o site www.mma.gov.br:

A agenda 21 Local é um instrumento de planejamento de políticas públicas que envolve tanto a sociedade civil e o governo em um processo amplo e participativo de consulta sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos locais e o debate sobre soluções para esses problemas através da identificação e implementação de ações concretas que visem o desenvolvimento sustentável local.

A agenda 21 pode ser adotada por qualquer empresa ou cidadão que resolve por em prática ações sustentáveis no seu cotidiano.

Eu, como cidadã, elaborei uma lista de ações que coloco em prática diariamente, e outras que pretendo colocar em prática assim que possível.

- Economizar água e energia elétrica

Pequenas atitudes podem fazer grande diferença. Cada cidadão deve ter a consciência de que economizando água e energia elétrica, pode ajudar a salvar o planeta da escassez das riquezas naturais hoje já faltantes em muitas regiões do planeta.

Para fazer minha parte, posso ter como princípio pequenas atitudes no cotidiano como, tomar um banho mais rápido, deixar juntar bastante roupa para lavar uma vez na semana, não deixar torneiras abertas, não lavar pisos, calçadas e carro com água abundante, não deixar lâmpadas e aparelhos eletrônicos ligados sem necessidade.

Comprar produtos que consumem menos energia também é uma forma de economizar, para si e para o planeta.

- Separar o lixo reciclável

Minha cidade já tem um programa municipal chamado Coleta Legal, onde cada morador ganha uma bolsa para a separação semanal do lixo reciclável. Uma vez na semana um caminhão passa coletando o lixo separado e levando-o para a destinação correta. Posso notar que muitas famílias ainda não têm o hábito de separar o lixo orgânico do lixo reciclável, como se essa atitude fosse muito difícil ou muito dispendiosa. Por minha vez, tento conscientizar amigos e familiares a tomarem por hábito a separação do lixo, e com certeza na minha casa essa atitude é acatada com rigor.

- Andar a pé ou de bicicleta sempre que possível

Na correria do nosso dia a dia às vezes o mais prático é andar de automóvel, um meio mais rápido e tranqüilo para as práticas diárias como ir ao trabalho, ao supermercado entre outros.  Esquecemos que os automóveis emitem gases poluentes e que prejudicam o ar que respiramos, dentre muitos outros males. Sempre que possível ando a pé, ou de bicicleta. Essa é uma prática a qual estou tentando fazer uso aos poucos.

- Preferir produtos de empresas com responsabilidade social e ambiental

Muitas empresas já erguem em suas propagandas a bandeira da sustentabilidade, tendo como foco a responsabilidade social e ambiental. Todo cidadão como consumidor deve levar em conta essas atitudes corretas e dar preferência a esses produtos.

- Usar sacolas retornáveis para carregar as compras

De acordo com uma matéria no site www.jornaldabarra.com.br, o uso de sacolas plásticas pelos consumidores traz muitas desvantagens para o meio ambiente. Essas sacolas não têm a destinação correta e acabam em aterros sanitários, nas ruas tampando bueiros e muitas delas acabam em rios e mares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (191.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com