TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto

Por:   •  6/1/2021  •  Projeto de pesquisa  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

 Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto

 1º Ciclo em Psicologia Licenciatura

 História da Psicologia

Aula 4: Influências filosóficas na psicologia

 Exercício prático

Nome: Carla Margarida Coelho Matos

  1. Explique o conceito de mecanicismo e como é que foi aplicado ao ser humano.

R.: O mecanicismo foi o fundamento filosófico do século XVII e afirmava que os processos naturais são determinados mecanicamente e explicados pelas leis da física e da química. Se o universo é constituído de átomos em movimento, qualquer efeito físico resulta de uma causa direta. Como o efeito pode ser medido deveria ser previsível. O universo era organizado e preciso como uma boa máquina.

  1. Em que difere a visão de Descartes sobre a questão mente-corpo das  perspectivas anteriores?

R.: Na visão de Descartes da mente-corpo é que a mente influencia o corpo, mas a influência deste sobre a mente era major do que se acreditava. Nas visões anteriores eram trabalhados com  o pensamento humano para o funcionamento da máquina.

  1. Como é que Descartes distingue ideias inatas de ideias derivadas?

R.: As ideias inatas são produzidas pelos fatores genéticos determinadas para a aquisição de conhecimento; As ideias derivadas acreditam que a influência ambiental ou aprendizagem são determinantes.

 

  1. Defina positivismo, materialismo e empiricismo. Realizando uma reflexão crítica, quais considera ser as principais contribuições que cada uma destas visões deu à nova psicologia?

R.: O Positivismo é a perspetiva da filosofia que reconhece apenas os fenómenos ou os factos que são objetivamente observáveis; O Empiricismo é a perspetiva da filosofia relacionada com o desenvolvimento da mente e de como esta adquire conhecimento. Este é derivado da experiência sensorial e a mente cresce através da acumulação progressiva de experiências sensoriais; O Materialismo é a perspetiva da filosofia que considera que os factos do universo podem ser explicados em termos da física e da química (matéria e energia).

O positivismo, o empiricismo e o materialismo vieram a tornar-se as bases filosóficas da nova filosofia. Entre estas três perspetivas filosóficas, o empiricismo foi o mais importante, o que desempenhou o papel principal. Este estava relacionado com o desenvolvimento da mente, ou seja, a forma como ela adquiria o conhecimento.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com