TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso do desenho nas práticas de aprendizagem de crianças autistas: Na Escola Municipais de Chapecó

Por:   •  8/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Curso: Pedagogia

Componente curricular: GCH052 - Pesquisa em educação

Fase: 3ª Fase

Acadêmico –

Professor -

Tema

O uso do desenho nas práticas de aprendizagem de crianças autistas: Na Escola Municipais de Chapecó.                        

Objetivo geral

Perceber como o desenho pode ser um facilitador de práticas pedagógicas para desenvolvimento intelectual cognitivo e afetivo de crianças autistas.

Objetivos específicos

  • Estudar a fundo praticas tradicionais pedagógicas de aprendizagem e modificá-las para melhor absorção de conhecimentos em crianças autistas.
  • Avaliar se praticas pedagógicas estão colaborando para o desenvolvimento intelectual e cognitivo e afetivo de autistas.
  • Propor praticas pedagógicas em atividades normativas, para que alunos autistas tenham experiências de aprendizagem, melhoradas.

Problematização

O que me colocou na busca de fazer essa pesquisa foi a minha dificuldade de trabalhar com crianças autistas e a falta de estratégias pedagógicas para melhorar a experiência que tive no meu estagio, assim como dos colegas das crianças autistas com que eu trabalhei, sendo assim ,a tentativa de usar o desenho como uma ponte para as crianças autistas em diversas atividades tanto com seus colegas tanto com os demais professores e profissionais envolvidos com o espectro autista, para então tentar criar uma melhora no afeto, e no desenvolvimento intelectual, e cognitivo dessas crianças, foi um objetivo muito peculiar, devido à dificuldade enfrenta por estagiários, professores, e demais envolvidos na educação e na alfabetização dessas crianças.

Justificativa

O estudo se se justifica, pois, o tema é pouco abordado nas escolas municipais e na educação infantil vise, esse problema enfrentado por mim em um estágio remunerado não obrigatório na escola municipal Jardim das arvores do município de Chapecó, com uma criança de primeira série, onde a mesma se encontrava em uma situação de auto reclusão nas atividades propostas pelos professores do ambiente escolar, pois não conseguia capitar/absorver, os conteúdos, atividades, os objetivos das atividades normativas em que os professores dos demais alunos o proporcionavam, e aprendizados passados pelos professores.

Metodologia

O presente projeto de pesquisa tem como foco inicial em uma pesquisa qualitativa, para abordar, buscar, aperfeiçoar e adaptar as atividades educacionais normativas, em atividades mescladas com desenho, de todos envolvidos com a escolarização e alfabetização de crianças autistas. Com intuito de compreender como funciona essas atividades e aperfeiçoa-las. Como exemplo uma atividade de acentuação, a utilização de imagens dos acentos, para as crianças desenhar/pintar as mesmas, ao contrário de apenas escrever os acentos.

Será realizada pesquisas em livros, e nas próprias instituições municipais, para averiguar se há, atividades de adaptação, voltada aos desenhos para crianças autistas.

Atividades serão testadas e estudadas, para melhora-las e aperfeiçoá-las, com intuito de preservar a essência da atividade, mas desenvolver uma melhor objetividade voltada ao próprio desenho da criança.

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (192 Kb)   docx (695.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com